Páginas

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Evangelistas e Pastores – Ministérios Diferentes

Texto Ef. 4.11-12
INTRODUÇÃO. Não são poucos que sem saber interpretam a Bíblia aos olhos da cara, ou melhor, achando que estão acima das verdades de uma interpretação ortodoxa. É o caso do “Evangelista e Pastor”, pois ambos possuem ministério e exercem de forma diferente. Ora, pela Bíblia é o que devem, ou melhor, que cada função seja de acordo com o cargo exercido no ministério. O grande questionamento é o seguinte, a “Função do Evangelista é igual ao do Pastor?” Claro que não, esta é a posição mais sensata do ponto de vista Bíblico.
    Ora, antes de nos determos neste tema que julgo ser de suma importância no contexto evangélico, quero tecer alguns comentários que vejo que são relevantes ao tema supracitado. Pois já fui questionado por alunos e obreiros com relação ao ministério de Evangelistas e pastores.

I- O evangelista é pastor?
    Alguns sem saber e outros sabem muito bem que são funções diferentes, é tanto que, o apóstolo Paulo quando escreve aos Efésios nos faz saber que são funções diferentes. Ou seja, Disse ele: E Ele mesmo (Cristo) deu “Uns para apóstolos, outros para Profetas, outros para Evangelistas... Por que não podemos entender que tudo não é a mesma coisa? Porque são “Dons Diferentes”, ou melhor, Evangelista é dom, e não função no sentido lato da palavra.

    O evangelista não foi designado por Cristo para ser “Estrela” de púlpito”, pelo contrário, hoje se consagram pessoas para evangelistas e elas pensam que agora a sua função é ficar ao lado do pastor como jarro de enfeite. Destarte, pela Bíblia a função de um evangelista é “Ser um arauto do reino dos céus”, ou melhor, pregar nas praças, nos becos e valados, é abrir novos trabalhos, para então, o pastor exercer o ministério pastoral. O que também podemos entender que a função de um evangelista se configura como um ajudador do pastor. Destarte, é por meio do trabalho do evangelista que as almas (pessoas) se entregam a Cristo e assim tudo flui para o crescimento da obra de Cristo.

    Na verdade alguns usando de suas atribuições hierárquicas no ministério, se acham no direito de consagrar pessoas ao ministério de evangelistas como se isto fosse prerrogativa de Status ministerial. E na verdade tal posição foge da realidade Bíblica, ou melhor, o que temos visto hoje é justamente o contrário do que nos diz a Infalível Palavra de Deus. Vejo que mesmo que o cidadão preencha todos os quesitos para o ministério, mesmo assim, ainda precisa passar por diversos processos para então ser apto a função de “Evangelista”.

1-A chamada é a principal coisa na vida – Ef 4.11
    Ora, ainda há pastores que são cuidadosos neste aspecto, ou seja, procura preparar e treinar cada obreiro para cada função, ou seja, para não serem algo e fazerem diferente. Todavia, é o contrário do que vemos hoje em dia, pois uns são consagrados ao ministério sem saber o que e pra que foram consagrados, ou melhor, são os obreiros pré-fabricados.
    Embora que, são muitos que são consagrados por causas políticas, ou melhor, porque servem como números para votarem em suas eleições. Mas, deixemos isto para trás, pois nosso foco é outro.
    Um evangelista chamado por Deus ele não se torna evangelista por causa da consagração, mas faz jus a função porque Deus o chamou. Ou melhor, ele carrega consigo o estigma da chamada de Deus em sua vida, mesmo que alguém finja em não ver, todavia é mais importante porque foi Cristo quem o chamou. Tenho o prazer de nos meus escritos citar algumas referências de quem pude aprender coisa semelhante, ou melhor, do nosso saudoso Pastor Valdir Nunes Bícego (In-memorian). Pois em seus ensinamentos, o mesmo dizia que “Não se consagra um obreiro para ele ser, e sim, porque já é, e dizia que, a Igreja apenas reconhece a chamada e vocação de Deus na vida daqueles que são chamados” – Heb 5.4.

    Não desmerecendo alguns companheiros, mas existem muitos consagrados evangelistas mais não o são. Ou seja, não carregam consigo a marca do ministério, destarte, não têm a chamada como uma marca em sua vida. Pois um ponto fundamental na vida de um obreiro chamado por Deus são os atributos de seu ministério, ou seja, isto vemos no ministério de Filipe em Antioquia da Síria (At 8.1-26). E dentro desses aspectos ministeriais, vejamos de acordo com a Bíblia quais são os pontos fundamentais de um Evangelista, abaixo:
    1-Ele tem visão do campo...
    2-Ele é um exímio ganhador de almas;
    3-Ele abre trabalho, ou seja, ganhando almas a Cristo;
    4-Ele não se acomoda quanto aos cuidados de pregar;
    5-Ele sempre busca a quem falar de Jesus, ou seja, sente no coração;
    6-Ele não hesita em não pregar, ou melhor, onde esteja sempre quer pregar;
    7-Ele carrega consigo o peso da responsabilidade imposta sobre os ombros;
    8-Ele ora sempre para pregar a Cristo, ou seja, seu negócio é almas;
    9-Ele não se envolve com coisas dessa vida, antes quer ganhar almas;
    10-Ele tem como fundamento principal de seu trabalho, a palavra de Deus.

2-O que o evangelista não é:
    São muitos que usando de suas atribuições se acham ou se intitulam de pastores, mas a meu ver tais coisas acontecem quando não se conhecem bem a Bíblia. Ora, o apóstolo Paulo deixou bem claro isto na sua carta aos cristãos de Êfeso, ou seja, Evangelista é função totalmente diferente da do pastor.  Enquanto o evangelista prega e abre trabalho, o pastor é aquele que tem o dom de pastorear, ou melhor, são funções distintas. E isto tem ocasionado até mal-estar em algumas Igrejas e ministérios, pois já conseguiram fazer o que a Bíblia não nos autoriza, ou seja, que cada um exerça a sua função de acordo o ministério recebido pelo Senhor Jesus Cristo – Ef 4.11.

    Dizemos assim, porque há coisa fora de seu lugar, ou seja, existem excelentes evangelistas, quando pregam arrastam multidões. Mas, quando são colocados na função que Deus não lhes chamou se ver o desastre, ou melhor, se o pastor não tiver o cuidado ele entrega a chave da Igreja. E com relação ao pastor acontece a mesma coisa, ou seja, o pastor não pode ser ou exercer a função de evangelista se não foi chamado para a tal. É o que disse Paulo, “Cada um fique na vocação que foi chamado por Deus”.  Embora que, alguns em especial são e exercem as duas funções, pois conhecemos pessoas com tais prerrogativas.
    Portanto, jamais podemos confundir as coisas, ou melhor, lembrando que evangelista é uma “Função distinta” da do “Pastor”.

3- Como deve ser o comportamento de um evangelista
    Dentro dessa visão ministerial, há pessoas que ainda não aprenderam que cada coisa deve estar no seu devido lugar. Ora, um evangelista que não sabe o que deve fazer dentro de sua atribuição ministerial, na verdade nunca recebeu treinamento por parte do ministério. É tão grave a situação que dá até desgosto quando chegamos em alguns lugares, pois são obreiros despreparados em tudo, ou seja, que não sabem nem apresentar uma criança, ou receber um visitante.

    Então, dessa forma, sabendo de suas atribuições ministeriais, deve o evangelista deixar tais coisas para que o pastor o faça. Ou melhor, e se o pastor não estiver pedir lhe a devida orientação. Pois deixar que a Igreja passe por constrangimento a culpa é do ministério que não cuida bem de seus obreiros. Mas, existem algumas atenuantes neste aspecto, todavia, alguns ao serem consagrados ao ministério de evangelista, se acham “Igual ao Pastor”, ou melhor, já não querem ser submissos as ordens ministeriais. E quem disse que querem ser sujeitos a orientação do pastor, pois os tais se acham que são iguais e, portanto não podem se rebaixar hierarquicamente é um absurdo tal postura.

    Eis as razões porque discordo que o evangelista não pode ser chamado de pastor, pois são funções diferentes. É verdade que são rotulados de ministros, todavia participam de uma convenção Estadual e Nacional. Mas, jamais podem se achar que são hierarquicamente iguais em funções, ou melhor, o evangelista deve sempre se submeter a ordem pastoral, ou seja, isto varia de ministério de acordo com a administração Eclesiástica e Estatutária.

4-O Evangelista convencionado
    Existem neste Brasil muitos evangelistas que são convencionados, ou melhor, fazem parte de alguma convenção, seja Estadual ou Nacional. Mas, parecem que não, alguns desses evangelistas não são orientados a se manterem aptos a suas convenções. São totalmente leigos no que diz respeito a administração do ministério, é tanto que, alguns chegam em suas convenções e não sabem o que fazer e nem porque estão lá.
     Vou registrar um fato que ocorreu em São Paulo na convenção no Anhembi em 2007, quando me deparei com um evangelista que não sabia de nada e ainda me confidenciou que não sabia o que fazer na hora de votar. Ou seja, são o que disse um nobre pastor que a consagração de evangelistas é para contar números para servir de apoio a chapas concorrentes as eleições. Mas, que a maioria são pessoas simples que nem sequer sabem ler, outros não são preparados culturalmente e nem teologicamente. Outro fator preponderante na questão convencional é necessário que o ministério local exerça uma orientação aos evangelistas, ou melhor, orientando seus ministros a se comportarem com respeito e dignidade no ambiente convencional. Infelizmente já presenciei pastor chamando o seu companheiro com palavras que não vejo justo escrever aqui.
    Portanto, o bom comportamento faz parte de uma nação digna de respeito e que seus representantes o façam o mesmo. Pois um evangelista ou pastor que não têm compostura, e nem são éticos em seus comportamentos, são indignos de carregar em seus corpos a marca de Cristo. Destarte, infelizmente vejo com isto uma crise de valores, e a culpabilidade é do próprio ministério que não preparara bem seus obreiros para exercerem com dignidade a função ministerial. Ou seja, investir na carreira ministerial é coisa de quem pensa grande, ou melhor, alguns estão acomodados e acham porque são evangelistas ou pastores já podem deitar em berços esplendidos. Não, meus nobres companheiros, é preciso que haja uma reciclagem por nossa parte, ou melhor, há na Bíblia diversos exemplos crassos que devemos tomar à nossa vida, e assim, cumpriremos de forma cabal o ministério que recebemos do Senhor Jesus Cristo – II Tim 2.15.
   
É proibida a reprodução desses escritos sem a devida autorização do autor, salvo pequenos trechos, e com a citação da fonte – Direitos autorais Lei 9.610/98 (Art. 184 do Código Penal).


68 comentários:

  1. Parabéns, Boa Colocação, Também sou Pastor e Vejo Dessa Forma...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima palavra meu pastor,pela sinceridade,pois eu sou Evangelista,esse ponto que Sr,colocou e muito importante pra colocarmos em pratica,e agro que vi essa escruta vou procurar me aperfeiçoar mais,pois no ministério que faço parte vejo isto em alguns companheiros,que vivem alheios a esta informação,louvo a pela sua vida por deixa este ensinamento,obrigado.

      Excluir
    2. Deus abencoe meu amigo ,tanto Pastor ,quanto evangelista devem.ir atrás das almas ,,aquela uma alma que se perdeu das 99 foi o pastor que Deus mandou buscar ,evangelista tem autorização abaixo do Pastor sim de fazer tudo que vir nas mãos

      Excluir
  2. Grato pastor. É sou jovem e eu sei o chamado de Deus na minha vida, mas sou cooperador, e na minha igreja existe dois "EVANGELISTA", e em uma reunião dos obreiros eu disse exatamente o que o senhor disse nesse post, todos os abreiros incluindo o pastor presidente, arregalaram os olhos e é claro, foram contra a minha palavra, eu disse, vamos viver como a Bíblia nos ensina, sem falsidades e mentiras, mas hoje, graças a Deus que o pastor presidente começou a entender o que Deus que com nós. Boa palavra. Meu nome é Maykon Varzen Fernandes, sou da igreja evangélica assembleia de Deus ministério Barra do Riacho, sou cooperador, jovem solteiro, coordenador da mocidade, meu fane é 027-99801-8705 OBRIGADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. não se pode colocar pessoas solteiras como coordenador de jovens ,muito menos ser consagrado.pois o Apóstolo Paulo nos emcina que o obreiro seja imrepreensivel e marido de uma só mulher . amém que Deus abençoe.

      Excluir
    3. A bíblia nunca fez referência a condição civil do obreiro e quando fala sobre ser marido de uma só mulher, faz referência a costumes da época onde o homem poderia ter mais de uma esposa o que na graça de Cristo não é mais permitido levando em consideração que Timóteo não era casado e nem Paulo. Mas como medida de preocaução bom é que os obreiros sejam casados mas isso não é uma regra. Deus abençoe!!!

      Excluir
    4. Paz do Senhor, Quanto a ser Coordenador da mocidade e ser solteiro, também não acho coerente, pois você sendo Homem chega uma nova convertida na igreja com alguns costumes ou antigos vícios, seria melhor ela ser acolhida e adiantada por uma Mulher, pois você pode está fazendo somente o seu papel de orientar e ela ver você como um "porto seguro" não como um líder, e isso pode ser arriscado.

      Excluir
  3. O importante é ganhar as almas para Jesus..Muitas vezes acontecem que o evangelista conquista as almas com tanto sacrifício e o pastor não dá o devido tratamento e as põe para fora. O que tem de pastores despreparados por ai, que o evangelista dá banho de Bíblia.

    ResponderExcluir
  4. oi boa tarde meu nome é eliana congrego em uma igreja aqui na bahia e meu dirigente é um evangelista mas ele quer que à consideremos um pastor só porque ele ja dirige há igreja há um bom tempo.Eu e minha irmã não concordamos em considera-lo pastor afinal ele foi ungido a evangelista e a biblia diz que obreiro fique na função em que foi chamado. eu estou errada nisto, ou estou em pecado por não repeita-lo como pastor mas só como um dirigente evangelista?desde já agradeço a compreensão se puder me responder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor, eu sou o Pr. Gleidson Araujo, se o evangelista estive com ação pastoral ele tem que ser respeitado e chamado como pastor porque está cuidando das ovelhas, agora se ele estivesse na função de evangelista no campo ai sim seria chamado de evangelista, o pastor presidente está testando ele para depois consagra ele a pastor local, se por a caso ele não for consagrado e foi retirado da ação pastoral aí ele volta a ser chamado a evangelista porque não está mas na função.

      Excluir
    2. A Paz do Senhor minha irmão. Aqui é o pastor José Roberto, autor do tema... Bem, entendi o seu ponto de vista, veja bem a "Função pastoral" da do Evangelista realmente são diferentes, pois a primeira é local. Enquanto a segunda, é aquela que visa alcançar as pessoas. Então, se o evangelista é colocado pelo ministério na função pastoral, ele é o pastor local ali... Porém, não pode se igualar na mesma função direta do ministério pastoral, ou melhor, ele não pode ser chamado de pastor no sentido ministerial, mas local pode porque estar exercendo a função... E a irmã não está cometendo nenhum pecado, se puder considerá-lo assim tudo estar de acordo a vontade de Deus.

      Excluir
    3. paz do senhor meu irmao meu nome erivan fui concagrado ha evangelista meu pastor disse diante da igreja q estava mim consagrando por nessecidade isto estar certo meu irmao

      Excluir
    4. Se fosse pensar dessa forma,então evangelista e maior q pastor,pois ele sai pelo mundo para juntar velhas RO rebanho de Cristo,equante enquanto o pastor fica sentadiinho esperando as ovelhas q o evangelista juntou,façam me. Rir com tanta hipocrisia ,não existe maior nem menor ,e sim responsabilidades maiores e q serão cobrados no final,ate mesmo porq e de obrigação de todos evangelizar ,lembrem q foi ordem do próprio Senhor Jesus,IDE por todo o mundo e pregai o evangélico,Ele não definiu função hierárquica e sim uma vontade Dele

      Excluir
    5. GOSTEI MUITO DA EXPLANAÇÃO SOU PRESBÍTERO EVANGELISTA AMO EVANGELIZAR GANHAR ALMAS EM TODO TEMPO.

      Excluir
    6. Pela misericórdia de Deus,sou Evagelista...Mas pra chegar a essa função,fui 20 anos Diácono e qd fui ungido à presbítero foi mais 20 anos cm presbítero;Só depois pela misericórdia de Deus q/fui consagrado à Evangelista e já faz alguns tempos.Sou felíz fazendo a órfã de Deus.CADA UM NA SUA FUNÇÃO...

      Excluir
    7. O cargo de Evagelista e de pastor a diferença está no ofício que é exercido , mais n existe cargo maior do que outro , isso é da cabeça do homem , o óleo derramado na cabeça é símbolo,o importante é a unção que Deus te dá , então deixando claro a única diferença dos cargos citados são que cada um exerce função diferente , o papel de Evagelista é Evagelizar ,pastor é pastoriar , e Bispo é ensinar,nenhum desses cargos são maiores do que os outros , são só funções diferentes

      Excluir
  5. davilaoliveira06@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Muito top esse trabalho! Bom saber que ainda existem pessoas que se preocupam com o verdadeiro evangelho do Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele continua a ser um evangelista, como ele esta a frente da igreja ele tem a unção pastoral e pode ser chamado de pastor. ate um presgitero ou diaquino ou um auxilia que estiver a frente ele pode ser chamado pastor da igreja. enbora ele fora da igreja continue com o cargo que foi ungido.

      Excluir
  7. Eu sendo ungido a Evangelista posso exercer o cargo de pastor ao abrir uma igreja.Mesmo sem pastor presidente ou qualquer outra direção e dizer para todos que sou pastor. Sem nem um esquisito que mostre isso.

    ResponderExcluir
  8. só digo que a luz da bíblia pastor e evangelista sao dons espirituais, e presbíteros (ofício de ministro do evangelho) sao para supervisionar os pastores em suas igrejas, o apostolo Joao era chamado de evangelista e presbítero aliás era assim que gostava de ser chamado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola pode me enviar qual o livro e versículo que diz que o apóstolo João gostava se ser chamado de Presbítero?

      Excluir
  9. Parabens pelo texto, sou secretario da COMADEMI e sempre oriento aos obreiros que sejam submissos aos seus superiores e que ccada um exerca sua funcao como foi chamado.

    ResponderExcluir
  10. Me fala em primeiro lugar onde na bíblia diz que o evangelista é submisso ao pastor?
    E nada de achismo!
    Outra coisa conheço diversos evangelistas que são bem mais intelectuais que muitos pastores, como por exemplo engenheiros, médicos físicos.
    Então essa historinha acima é balela, pois foram cinco os ministérios para um bom fundamento da igreja como esta em Ef.4.11, onde por ocasião determinaram que a figura pastoral é a mais importante e centralizando todos esses num só ministro, onde hoje o pastor de forma errônea é o mestre, o profeta, o evangelista e ainda não existem mais apóstolos.
    Dons!
    Não sabia que existia dons maiores e que Deus extinguiu ou até mesmo unificou numa mesma pessoa???
    Menos né...!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo sou consagrado a evangelista ordenado amo meu ministério quem deu o ministério e a autoridade foi Jesus Cristo.
      A gora o evangelista na tendo sua proppró congregação eziexi a submissão sim

      Excluir
    2. Por que esse preconceito contra os Evangelistas?
      Qual a base Bíblica para afirmar o quesito hierarquia entre os Dons dispensados por Deus?
      Evangelistas, Pastores e Diáconos não possuem linha hierarquica entre si, são funções distintas e de igual importância na Obra de Deus.

      Esse comentário segundo a luz da bíblia é o mais coerente!!!

      Responder

      Excluir
    3. Concordo meu irmão, vc diz só a verdade , não existe cargo de maior importância, e sim cada um com ofício diferente

      Excluir
  11. Em algumas cartas da biblia, Pedro é chamado de apóstolo, ancião e presbítero.
    Presbítero, pastor e evangelista é uma coisa so com dona diferentes.
    Apóstolos: fundadores de igreja
    Bispo: pastor de pastores
    Ancião= presbiteriano
    Evangelista: aquele que sai e prega o evangelho de Cristo.
    Pastor evangelista = exerce a função de pastor e evangeliza ao mesmo tempo.
    Diácono: o que serve na igreja, ajuda na hora do culto e fora.

    ResponderExcluir
  12. Graça e paz,sou PR Roberto estou usando a página da filha para este comentário, concordo com o Sr PR e concordo com a biblia muitos estão na função mas não sabe oque fazer muitos por consideração ocupando a função,pastor é pr evangelista e evangelista sem confusão graça e paz.

    ResponderExcluir
  13. Pura hipocrisia ,pois se fosse assim o próprio Senhor Jesus não faria os dois papeis tanto como evangelista ,como também como pastor e se devemos ser seu imitador eu creio ,por fé ,q não há separação entre pastor e evangelista,pois os dois títulos se referem a pessoas que utiliza do chamado para guiar as ovelhas para o caminho q leva à Deus,lembrem do q Jesus fez e falou isso sim temos q ter como exemplo, lembrem também q a letra mal interpretada ela mata

    ResponderExcluir
  14. Posso exercer a função de evangelista ainda sendo solteiro?

    ResponderExcluir
  15. A paz do Senhor Jesus! Boa noite
    Sou a pastora Mônica esposa de pastor
    Gostaria de saber se o evangelista pode pregar nas igrejas ou somente nas ruas e praças e campanhas dos lares?
    Qual o correto por favor nacdua opinião?
    Obg Deus abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para começar onde tem pastora na bíblia?
      Segundo,sua pergunta é no mínimo capciosa.
      Querem bem desprezar o evangelista da igreja?
      O Evangelista é sim a segunda pessoa do pastor.
      Na sua ausência, ele faz a mesma função com dignidade e amora obra de Deus.
      Tem muita gente leiga e ignorante no que se diz ao ministério.
      O Evangelista é um pastor interno ou pode ser comissionado sim.
      O Evangelista está a um passo do pastorado.
      Eu acho que o alto do texto, tem alguma coisa contra os evangelistas.
      Parece até ódio.
      Cuidado, você pode até matar alguém com esses comentários.

      Excluir
    2. Olá boa noite mim.chamo Isabel e quero tirar a dúvida de uma irmãzinha q mim perguntou e ainda não tive a resposta p ela..Depois de Evanjelista vai ser ungida a que mesmo...obrigada a paz d senhor

      Excluir
  16. Boa noite de paz.
    Quem a tribuiu os ministérios foi jesJe não foi o homem...jesus Cristo
    Chamou uns para apóstolo,profetas, evangelista,pastores e mestres e deu a cada um desses poder e autoridade...onde cada um vai cumprir seu ministério independente do outro isso nao faz um maior que o outro nem responsável um pelo outro quantas vezes e dotado no novo testamento a palavra pastor...o que muitos não estão entendendo que foi Jesus Cristo quem chamou primeiro e deulhe os atributos a cada um evangelista é um atributo declarado por Jesus Cristo não por homem... assim como os outros chamado pelo senhor jesus Cristo isto não Vaz nem um maior que o outro...tá faltando respeito...sinto uma pequena descriminacoa e preconceito contra uma vontade de Deus isso não faz ninguém nem maior nem melhor diante de Deus.

    ResponderExcluir
  17. Sou evangelista e é muito dificil encontrar meu lugar, pois querem me obrigar partorear e é insuportavel o peso só em pensar, já sinto necessidade de pregar nas ruas, esquinas e isso pra mim é facil e me faz se sentir util.

    ResponderExcluir
  18. Gloria a Deus amei e aprendi muito,fiz uma reciclagem a pouco tempo,mas aprendi muito mais aqui,Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  19. gloria meu amigo e irmão em cristo gostei muito

    ResponderExcluir
  20. Todo trabalho na obra feito com amor Deus se agrada ,eu e meu esposo tomamos conta de igreja e cuidamos do povo ,desde de que fomos separados a diáconos e hoje evangelista continuamos com o mesmo trabalho ganhando almas pra Jesus e cuidando ,aliás a seara é grande poucos são os seifeiros,estamos neste chamado até Jesus voltar estamos para obedecer a voz do mestre.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite um evangelista local pode ser solteiro?? O tem que ser casado

    ResponderExcluir
  22. Boa noite um evangelista local pode ser solteiro?? O tem que ser casado

    ResponderExcluir
  23. jesus cristo o maior evangelista e pastor de todos, si pr,e evang,não si enquadrasem no mesmo ministério jesus era sou pastor.

    ResponderExcluir
  24. Pastor , Paz do Senhor Jesus Cristo, fui consagrada a evangelista em uma igreja , agora estou em outra .O pastor da atual igreja quer me separar para o diaconato .Pode isso ?

    ResponderExcluir
  25. Sinto que tenho um chamado, para Evangelista! Aprendi muito com os esclarecimentos aqui descritos e cheguei a conclusão de que tanto Pastor quanto Evangelista, tem o mesmo propósito ou seja ganhar almas para Jesus. Logo ambos estão imbuídos do mesmo objetivo e nenhum é melhor que o outro! Entendo tbm, depois deste aprendizado, que ambos podem pregar, tanto dentro como fora da Igreja! Obrigado, pelos ensinamentos! Deus os abençõem!

    ResponderExcluir
  26. Por que esse preconceito contra os Evangelistas?
    Qual a base Bíblica para afirmar o quesito hierarquia entre os Dons dispensados por Deus?
    Evangelistas, Pastores e Diáconos não possuem linha hierarquica entre si, são funções distintas e de igual importância na Obra de Deus.

    ResponderExcluir
  27. verdade gostei fazer distinção é coisa de improquitas e leigos de bíblia pois o próprio Jesus como o bom pastor fez grande obra Evangelística mais hoje os que se dizem obreiros e pastores a maioria só quer istatus .pois sou pastor e faço todas as funções na igreja e fora do comperador ao pastorado,pois quem quer fazer a obra não fica procurando qualidades trabalha na obra e pronto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belas palavras pastor concordo plenamente com o senhor , eu sou cooperador , tenho chamado para Evangelista , no tempo de Deus serei consagrado , e penso como o senhor , não tem cargo mais importante do que o outro , são só funções diferentes

      Excluir
  28. A paz do Sr Jesus , a consagração de evangelista poe óleo na cabeça ou e só com imposição de maos como na de diácono? E pode ungir solteiro como evangelista?

    ResponderExcluir
  29. A paz do senhor meus pastores gostaria de saber se um pastor se ele pode consagrar um obreiro ou seja ele já e diácono e foi a evagelista sem ser casado, essa é a minha dúvida fiquem na paz

    ResponderExcluir
  30. O problema é que hoje a nomenclatura dos cargos eclesiasticos ganhou uma nova conotação, a exemplo disso nós vemos não somente ao evangelista como tambem a outros cargos, a saber; diáconos que cuidavam dos assuntos sociais, no caso das viuvas para não ficarem desamparadas. Hoje no entanto exercem funções de porteiro, de coletores de ofertas, e de servidores da ceia. Os presbiteros na epoca da igreja primitiva era o cargo de maior responsabilidade, era como um superintendente administrativo, um ancião, uma pessoa altamente capacitada para gerir a obra de Deus. Ao meu ver os pastores tinham a responsabilidade de cuidar das almas com muita destreza no sentido espiritual, tinham que ser exímios alimentadores da palavra ao povo de Deus. Hoje, no entanto, os cargos não correspondem com as devidas funções , hoje na maioria dos casos, apenas
    servem como status. Contudo o que importa é que exerçamos o maior ministério de Deus que é o amor e a caridade, e isto é dever de todos sem distinção de
    cargos que se ocupam na igreja.

    ResponderExcluir
  31. O problema é que hoje a nomenclatura dos cargos eclesiasticos ganhou uma nova conotação, a exemplo disso nós vemos não somente aos evangelistas como tambem a outros cargos, a saber; diáconos que cuidavam de assuntos sociais, como cuidar das viuvas para não ficarem desamparadas, hoje no entanto exercem funções de porteiro, de coletores de ofertas, e de servidores da ceia na maioria dad vezes. No caso dos presbiteros, na epoca da igreja primitiva era o cargo de maior responsabilidade, era como um superintendente administrativo, um ancião, uma pessoa altamente experiente e capacitada para gerir a obra de Deus, e hoje no entanto, quanto muito, dirigem algum trabalho na seara do Senhor. Ao meu ver,quanto aos pastores, eles tinham a responsabilidade de cuidar das almas com muita destreza no sentido espiritual, tinham que ser exímios alimentadores do povo de Deus através do conhecimento da palavra. Hoje,literalmente falando, os cargos não correspondem com as devidas funções, na maioria das vezes, apenas
    servem como status. Contudo o que importa é que exerçamos o maior ministério de Deus que é o amor e a caridade, e isto é dever de todos sem distinção de
    cargos ou funções que se ocupam dentro da igreja.

    ResponderExcluir

    ResponderExcluir
  32. Me dsclp meu nobre AUTOR,, mais lêndo o seu texto, me dar uma grande impressão, de que vc teve uma decpção muuuito grande na sua vida vindo de algun evangelista,,,em toda a sua escrita conseguir ver vc com ódio muiito irado com o EVANGELISTA,,,,,não sei se por acaso sua mulher ti traiu com um EVANGELISTA, ou se o msm ti desmacarou, mais ficou nítido o seu ódio e rancor com o EVANGELISTA.....dsclp mais foi o meu ponto de vista..

    ResponderExcluir
  33. Muito bom o estudo tambem penso dessa forma sou presbitero e o pastor quer me consagrar a evangelista mas acho que não tenho vocação porque o evangelista prega nas praças ruas e etc...acho que vou ficar como presbitero mesmo.ou esperar em deus

    ResponderExcluir
  34. eu era diácono da casa do senhor e fui levantado a evangelista tomo conta de uma igreja e os irmão que congrega com migo na igreja que eu tomo conta com a minha esposa eles mim chama de pastor e normal eles mim chama de pastor

    ResponderExcluir
  35. Lamento por alguns comentários,porém,vejo que muitos não cumprem as suas responsabilidades seja como pastores ou evangelistas.Querem somente aparecer como i.portantes diante da igreja.qualquer um quase porta com altivez, pra mim são obreiros reprovados.

    ResponderExcluir
  36. Parabéns pelo santo ensino eclesiástico eu sou Bispo presidente e penso e mantenho esta conduta em meu ministério. Bispo.Amaurilio

    ResponderExcluir
  37. Pelo que entende evangelista da um suporte externo evangelizando em campo aberto contribuído assim para o crescimento da obra local mas ele devi ser alguém preparado para uma eventual necessidade de ter que pastorear

    ResponderExcluir
  38. Caso aja uma ausência pastoral ele estando apito pode exercer função pastoral mas acredito que o evangelista vocacionado não consegui ficar muito tempo na função de pastorear porque a diferença que vejo é que o pastor tem uma função mas local tipo fica sempre ali a disposição da igreja para tudo que precisa mas o preparo ao conhecimento não muda quando os dois estão presentes o pastor toma a frente na ausência o evangelista podecyomar a frente como tal isso não torna um maior ou menor o amor razão humildade vai fazer a União entre eles é toda igreja o pastor pode passar a palavra para o evangelista ou o momento da benção. Isso não diminuem o evangelista é so uma questão de respeito.

    ResponderExcluir
  39. ...E aos convertidos e batizados nas aguas do arrependimento em Cristo nunca se esqueçam, do chamado que Jesus nos deixou depois de sua Ressurreição. E Ele disse *ÍDE POR TODO MUNDO, PREGAI O EVANGELHO A TODA A CRIATURA. QUEM *CRER* E for BATIZADO SERÁ SALVO. (...) "E ESTES SINAIS SEGUIRÃO AOS QUE CREREM: EM Meu NOME EXPULSARÃO DEMÔNIOS; FALARÃO NOVAS LÍNGUAS: PEGARÃO NAS SERPENTES; E SE BEBEREM ALGUMA COISA MORTÍFERA, NÃO LHES FARÁ DANO ALGUM: e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão. " Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e " ASSENTOU-SE À DIREITA DE DEUS"... As igrejas de hoje estão se preocupando com divisões de cargos quando na realidade o chamado é único intransferível a todo aquele que creer e for batizado nas aguas do arrependimento...
    POIS SER CRISTÃO É TESTEMUNHAR O O SEU AMOR AO MUNDO ATRAVÉS DA TRANSFORMAÇÃO QUE SOMENTE O ESPÍRITO SANTO FAZ QUANDO DEIXAMOS ELE ATUAR. O EVANGELHO é ÚNICO e somos convertidos pelo seu Amor naquela cruz. E que as funções dentro de uma organização cristã nunca impeça vc de seguir o seu ÍDE!... FALE DE Jesus, conte seus milagres diários e busque a intimidade com Deus, através da oração e leitura da palavra. Pois Jesus quando subiu aos céus não nos deixou órfãos (como Deus fez no velho testamento) Ele nos deixou o consolador O Espírito Santo de Deus( a terceira pessoa de Deus.) e que está conosco. Ele é o nosso conselho. ****Marcos 16

    ResponderExcluir