Páginas

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O GIGANTE É VENCIDO PELO MENINO

Texto I Sam 16.48-58
Introdução. Israel estava vivendo uma crise muito grande na época do reinado de Saul, e os filisteus querendo subjugá-lo de forma tremenda, ou melhor, a humilhação era sem volta. Mesmo assim, havia na batalha os irmãos de Davi, ou seja, eram mais experientes no que diz respeito a guerras frente às circunstâncias vividas por longos anos.

Ora, por alguns dias o “Gigante” junto ao seu exército desafiava, ou melhor, afrontava o povo de Israel. Ninguém de Israel se atreveu a ir contra ele, pois era experiente em guerras, trazia consigo o seu escudeiro tinha quase três de altura. E conseguintemente era inapropriado para qualquer guerreiro por mais experiência que tivesse.

Mas, diante das afrontas, ou pavor vivido por Israel, Davi aparece na cena da “Batalha”, ou seja, ainda menino tinha aproximadamente uns 16 anos de idade. Ah! Isto foi horrível para seus irmãos mais velhos, pois alguns questionaram a sua presença ali, mas o menino não se hesitou diante daquela cena humilhante. Diante do episódio vivido por Israel, e o que aprendemos com o menino Davi?

I- Que ele era corajoso – I Sam 1.26
Então, ao chegar ao campo de batalha, o Gigante reaparece afrontando o exército. Disse Davi: “Que farão àquele homem que ferir a este filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, este incircunciso filisteu para afrontar os exércitos do Deus vive?

Ora, como Israel, ainda há pessoas vivendo no mesmo estado, ou seja, sendo afrontadas por todas as sortes de forças deste mundo. E acham que não vão vencer tais lutas, mas diante de tudo isto, há uma promessa de Deus para o seu povo, ou melhor, disse Paulo: “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus, para destruição das fortalezas. Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus e levando cativo todo o endemtimento à obediência de Cristo” – I Co 10.4-5.

II- Davi tinha suas próprias armas – I Sam 16.38-39
“Saul vestiu a Davi dos seus vestidos...; Cingiu a sua espada sobre seus vestidos, e começou a andar...; Não disse Davi não posso andar com isto, pois nunca experimentei. Ora, vemos diante dessa cena, é que jamais as vestes de Saul iriam servir a Davi, pois o Rei era um homem alto, e Davi um menino. Também suas armas não serviriam para Davi, pois era inapropriada a sua pessoa.

Pois, mesmo diante disso, ele não achou dificuldade. Hoje em dia há pessoas que querem lutar com as roupas, armas, de outras pessoas, e isto não funciona, pois Deus pôs em nossas mãos as armas certas, e é o que usaremos para lutar contra o Gigante deste mundo. Não importa quem você seja, se sabe muito ou pouco, uma coisa sabemos é que Deus nos usará com as armas que Ele (Cristo) nos deu – I Co 10.4.

III-Davi dá uma palavra de esperança a Israel – I Sam 16.32-35
Não obstante os obstáculos causados por seus irmãos da presença de Davi naquela ocasião, mesmo assim, ele não abriu mãos de suas convicções e fé diante do Senhor, e disse: “Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo Irá, e pelejará contra este filisteu...”

Estamos vivendo dias difíceis, onde uma onda de medo tem tomado conta da vida de muitas pessoas, ou seja, é a violência, assaltos, roubos, criminalidades, insegurança por todos os lados. As autoridades e especialistas em segurança já não sabem o que fazer para conter a onda de violência que caem sobre a terra. Ou seja, são os gigantes que têm afrontados as pessoas, ou lares e famílias, mas diante de tudo o que estamos vendo, usaremos a “Arma mais Poderosa”, que é o Nome do Senhor Deus dos Exércitos – I Sam 16.45.

IV- Davi usa o nome do Senhor – I Sam 17.45
Por mais sabedoria que o homem possa ter, status, poder e qualquer coisa na vida, ou seja, sem a ajuda do Senhor ele não nada. Ora Jesus disse: “Sem mim nada podeis fazer...” (Jo 15.5).
Quantos que no impulso de suas forças agem sem olhar as conseqüências, e penso que podem fazer tudo sem a ajuda de Deus. Ora, vemos isto na arrogância di Golias, pois o mesmo desprezou a Davi quando viu um simples menino o desafiando, ou melhor, achando ele que iria matá-lo e ainda dá a sua carne as bestas e aves do campo. Mas, o tal filisteu tinha como o seu deus a Dagom, e Davi tinha como a sua proteção o Senhor Deus dos Exércitos, e talvez isto ele não conhecesse nada a respeito daquele que o menino serviu e tinha experiência com seu Verdadeiro Deus (I Sam 17.45-46).

Os orgulhosos de hoje ainda falam coisas que custam caro a eles, ou melhor, nos diz a história que os fabricantes do grande navio Titanic, eles disseram: “Nem Deus afunda este navio”... Mas, as conseqüências todos sabemos, pois o mesmo navio foi afundado e com ele milhares de pessoas. Somente Deus é Grande, e tem o controle de tudo na palma de sua mão, e bem disse Davi: “porém, caiamos nas mãos do Senhor, porque muitas são as suas misericórdias, mas nas mãos dos homens não caia eu”- II Sam 24.14.

Não existe outra arma senão o nome do Senhor para qualquer problema que possamos passar, ora, se usarmos ou pensarmos que os nossos conhecimentos são suficientes, com certeza seremos decepcionados. Mas, usando o Nome do Senhor Deus dos Exércitos, com certeza venceremos todas as lutas e problemas – Amém!

Meu caro leitor, não sei o que você estar passando, mas o Senhor Deus que ver tudo, ele te socorrerá, pois Bíblia diz que “os que confiam no Senhor serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece (Inabalável) para sempre (Sal 125.1).

É proibida a reprodução desses escritos sem a devida autorização do autor, salvo pequenos trechos, e com a citação da fonte – Direitos autorais Lei 9.610/98 (Art. 184 do Código Penal).