Páginas

domingo, 29 de janeiro de 2012

POR QUE O PERDÃO É NECESSÁRIO

 Textos: Marcos 11.25-26; Col 3.13.
“Mas, se vós não perdoardes, também Vosso Pai que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas".
    São muitos que pensam que o perdão só cabe aquém sofre os prejuízos, ou melhor, daqueles que de vítimas passam a ser réus. No decurso da história vemos que sempre houve letígios entre os seres humanos, e Deus sabendo de tudo por meio de Cristo nos ensinou que para vivermos bem com Ele (Deus) temos que estarmos de bem com as pessoas que nos cercam.

    Mas, por que existem pessoas que acham que não podem perdoar, ou melhor, são irredutíveis no que diz respeito ao perdão. Ora, no contexto cristão onde não deveria haver tais coisas, mesmo assim, vemos que tal fato estar longe de não acontecer. Pois as pessoas que vivem dentro de suas Igrejas recebendo as orientações Bíblicas, mesmo assim não são amadurecidas no que tange ao perdão. E tudo isto começando por aqueles que são líderes espirituais.

    Ora, parece que não, mas há pastores que são irredutíveis quanto ao perdão, ou melhor, vivem só de aparência dentro de suas Igrejas. Ou seja, não conseguem liberar o perdão quando são ofendidos por quem quer que seja. Destarte, a última coisa que eles sabem fazer é ficarem na defensiva e até mesmo se passando por vítimas, e o povo totalmente alheio aos abusos eclesiásticos, o que é lamentável.

    Penso que a Bíblia que fala e nos exorte é a mesma que serve para o pastor, membros e congregados, pois Deus não nos trata por Status ou privilegiados. Portanto, exige de seus filhos que sejamos iguais com os desiguais, ou melhor, quando pensamos que somos melhores do que os demais. Há pastores que em cima de seus púlpitos se acham que são superiores a todo mundo, quando falam ou pregam demonstram ar de superioridade e se mostram como se fossem um semideus. E que não erram, não ofendem as pessoas, e, portanto não precisam pedir “Perdão” a ninguém. E com tal postura passam a Igreja que o perdão é coisa do passado, enquanto que Deus exige do seu povo e de qualquer ser humano que perdoemos uns aos outros, e se assim não for jamais seremos perdoados. A situação é tão grave no contexto da Igreja que muitos já não vivem mais o que a Bíblia nos afirma, ou melhor, tem pastores que pregam perdão, mas não pede perdão, falam de santidade e não vivem santidade, ensinam que as pessoas devem ser justas, enquanto ele é injusto com os justos. Pregam sobre o amor, mas não consegue praticar o amor com o próximo.

    Destarte, infelizmente estamos vivendo os piores dias, ou melhor, onde tudo o que Jesus falou estar se cumprindo na integra. Ou seja, um evangelho onde o que imperializa são os interesses pessoais e não os cuidados que deveríamos ter com o próximo, é tudo menos evangelho de Cristo.
    O melhor exemplo de perdão está em Cristo, pois Ele foi o que nos ensinou que se não nos perdoarmos jamais obteremos o perdão. Certa feita um determinado irmão me perguntou: “irmão Roberto porque não vemos pastores pedindo perdão”? E comecei a pensar naquela pergunta, e realmente fiquei surpreso com o ponto de vista daquele irmão. Ou seja, ele tem toda razão, pois na Igreja todos somos ensinados e exortados a perdoarmos, mas quando a situação é relativamente proporcional aos líderes das Igrejas e ministérios, quase não se vêem eles pedindo perdão quando ofendem ou tratam mal as pessoas. E a grande questão é, por que será de tal postura? A resposta é simples e objetiva, ou seja, eles não fazem como os demais porque são arrogantes, e não querem demonstrar fraquezas perante a Igreja. Ou melhor, sempre passam à Igreja que eles não erram, e, portanto, não podem pedir perdão, algo que é sumamente inconcebível perante Deus.

    Digo que, se Deus liberou o perdão a todo homem, porque não haveria de fazermos o mesmo. Mas, o homem é mal desde a sua criação e é corrompido pelo pecado e a Ignorância, ou seja, o seu coração está cheio de iniqüidade e tudo isto os afastam de Deus – Is 59.1-2. Quando não liberamos perdão estamos numa situação precária perante Deus, pois Ele ver e sabe de tudo e logo estamos em falta diante do Senhor. E outra coisa, o perdão faz bem ao coração, a consciência, a alma e o espírito humano, ou seja, imagine um coração cheio de mágoas e que não consegue liberar o perdão, como estar diante de Deus. É preciso refletir a situação diante de Deus, pois se Ele conseguiu liberar o perdão a todos nós, ou melhor, quando enviou o Seu Amado Filho (Cristo) para morrer numa horrenda Cruz para nos salvar da maldição do pecado, porque agora não somos capazes de perdoarmos uns aos outros.

    Portanto, liberemos o perdão, assim como Jesus disse: “Assim como quereis que os homens vos façam, fazeis vós também a eles outros”. Diante dessa palavra de Cristo, quem será capaz de ser irredutível, pois coisa melhor é seguirmos o conselho do Mestre da Galiléia e vivermos uma vida sem culpa perante Aquele que é O Justo e Perfeito Juiz de toda a Terra – Vivamos o Perdão, e assim, cumpriremos a lei de Cristo.

É proibida a reprodução desses escritos sem a devida autorização do autor, salvo pequenos trechos, e com a citação da fonte – Direitos autorais Lei 9.610/98 (Art. 184 do Código Penal).