Páginas

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

A FALÁCIA DAQUELES QUE USURPAM O PODER

                                     “Não toqueis nos meus ungidos”
   Ultimamente temos ouvido a tal frase por parte daqueles que estão na eminência do poder eclesiástico, e que estão se vendo coagidos por aqueles que não concordam com suas administrações.
   E quanto a tudo isto, o que é benéfico e ou maléfico e o que causa dentro da Igreja e ministério tais fatos que são irrelevantes a vida espiritual da comunidade cristã. Pois bem, há muitos irmãos e obreiros que se sentem coagidos quando ver que seus líderes praticam todo sorte de desordem no contexto ministerial e não podem fazer e nem dizer nada. Ou melhor, simplesmente porque se lembram da “Expressão não toqueis nos meus ungidos”.
   Mas, no que concerne a tal frase, será que podemos concordar com aqueles que andam se beneficiando da mesma para se manter na ilegalidade eclesiástica? Ou podemos parar e analisar para ver o verdadeiro conteúdo e aplicá-lo a luz da palavra de Deus. Ou vamos aceitar que aqueles que andam fazendo o errado continuem, ou simplesmente por sabermos que são supostamente ungidos e que ninguém pode ir contra eles.

I-Uma Exegese do texto
    Um dos pontos que devemos ter em mente, ou melhor, ao fazermos uma análise teológica é aplicá-lo conforme as regras e não a exceção. Ou seja, a Bíblia fora escrita de forma que não há privilegiados, ou melhor, o que Deus disse fora para que tão somente cumpramos com suas ordenanças, e nunca há textos que beneficiam classes de pessoas ou pastores. Portanto é falsa aquela posição ministerial de alguns, ou melhor, em dizer que a pessoa é ungida, ou que Deus irá cobrar dela por seus atos, e com isto se isenta a mesma de tudo aquilo que é repugnante do ponto de vista ético e cristão.
   Lembramos muito bem do episódio de Davi, ou melhor, quando Saul andava a caça de Davi para matá-lo. Ou seja, o mesmo Davi teve a oportunidade de tirar a vida de Saul, dentro da caverna, e não o fez. Ou melhor, devido à integridade de seu coração diante do Senhor, é tanto que, respeitou a posição de Saul. E pelo fato de temer a Deus disse que jamais iria tocar no ungido do Senhor, ou melhor, há uma exceção e não regra. Uma exceção porque os fatos foram favoráveis a Davi, e como ele era um guerreiro seria de sua parte uma covardia matar o rei Saul no momento em que estava dormindo. Ou melhor, podemos dizer que houve um temor de Davi diante do Senhor, ou seja, neste aspecto não podemos nunca pegar um exemplo desse e aplicarmos em certas situações como desculpas para acobertarmos atos ilícitos cometidos por muitos líderes nas Igrejas e ministérios.

    Como professor, vejo que há uma deficiência muito grande entre muitos cristãos e obreiros, ou melhor, os mesmos não lêem a Bíblia. Portanto são deficientes em não compreender seus textos, e com isto são ávidos para entender mal o que alguns ensinam. Ora, uma das regras da “Hermenêutica cristã” é: O que? Para que? Onde? Quando? A quem? Ou seja, são regras impostas como condições para se fazer uma análise teológica e aplicarmos de acordo com suas verdades. É por isto que a Bíblia louva a atitude dos crentes de Bereia como os mais nobres, ou melhor, especiais porque eles eram críticos, ávidos pelo saber e conhecer as verdades de Cristo. Pois conferiam com todo cuidado aquilo que ouviam dos apóstolos, ou melhor, jamais se deixavam levar por falsas impressões emotivas religiosas.

II-Saul era ungido do Senhor – mas estava desviado (I Sam 16.1)
   Em primeiro lugar devemos respeitar a soberania de Deus na vida de qualquer pessoa, mas quando é Deus quem afirma tal coisa, tudo muda de figura. Ou seja, mesmo ungido rei de Israel, Saul estava desviado, é tanto que há muito tempo que já tinha sofrido a “Rejeição do Senhor”. Destarte, fica claro que, uma coisa é se respeitar a unção de rei, ou melhor, o que Saul tinha, e outra coisa é a unção de ministério. Ou seja, o grande problema é que alguns se apegam a textos da Bíblia para manipular os incautos na fé, e com isto aderem para si grupos de pessoas totalmente desenformados quanto aos absurdos que se comentem dentro das Igrejas e ministérios.

  Afirmamos que, ter, ou ser “Ungidos a Pastor, Evangelista, Presbíteros, etc”, não são prerrogativas para que os tais não sofram censuras por parte da Igreja. Ou melhor, em nenhum lugar na Bíblia existem proibições quando alguém que queira pedir ou ordenar explicações daqueles que usando o poder se colocam acima do bem e do mal. E com isto não querem dá explicações de suas práticas ilegais, ou melhor, é tanto que, o povo simples está refém desses despóticos nos ministérios e Igrejas porque ficam coagidos a levantar a “Voz contra os tais”.

  Quanto a tudo isto, ficamos envergonhados de notícias que nos deixam estarrecidos, ou melhor, de líderes que estão envolvidos com coisas que ferem os princípios éticos e cristãos. Ou melhor, pastores envolvidos com adultério, se enriquecendo à custa da Igreja, ou melhor, possuem mansões, chácaras, fazendas, carros de últimas gerações e pela conivência de alguns se mantém no poder da Igreja.

  Destarte, não estamos aqui julgando, e sim, sendo transparente com aquilo que há no meio do povo do Senhor. Sabemos de pastores que são beberrão, tomadores de cachaça, vão à suas Igrejas com a cara cheia de manguaça e os tais ainda dizem que são homens de Deus. Ora, podemos dizer que os tais são os denominados “Ungidos do Senhor”, que supostamente são intocáveis, mas até quando Deus exigirá desses a prestação de contas de seus atos ilegais e infames.

  Vejamos a censura por parte do Senhor ao pastor da Igreja de Sardo: “E ao anjo da Igreja que está em Sardo escreve: Isto diz o que tem os sete Espíritos de Deus, e as sete estrelas: Eu sei as tuas obras, que tens nome de que vives, mas estai morto” – Ap 3.1-2.  A Igreja estar cheia de Ungidos do Senhor, mas são picaretas, desonestos, mentirosos, falsos, ingratos, profanos, adúlteros, roubadores, injustos, aproveitadores daqueles que são fracos na fé. Ora, diante de tudo isto, escrevo lhes porque vejo que por trás desse sistema, existe um povo santo, e justo que serve a Cristo, e tão somente precisa ser esclarecido das verdades da Bíblia.

  Consoante a tudo o que escrevemos, existem muitos e santos homens de Deus, que são ungidos do Senhor. E que vivem o que pregam e ensinam, pois são verdadeiros líderes que dão suas vidas pelo rebanho do Senhor Jesus Cristo. Ou melhor, estão em cima do palco da exaltação de Deus, pois são verdadeiros no que falam e fazem, e não enganam as pessoas e repartem com os necessitados as boas e honestas intenções cristã.
  Portanto, ser ungidos e não ser corretos, honestos com as coisas de Deus, é prática de quem é hipócrita. Ou seja, entra nesta questão uma frase dita entre aqueles que não temem a Deus: “Faça o que mando, mas não faça o que faço”. Pois, quem se porta assim, é pior do que ímpios. E naquele grande dia saberemos quem é quem em toda a história.

É proibida a reprodução desses escritos sem a devida autorização do autor, salvo pequenos trechos, e com a citação da fonte – Direitos autorais Lei 9.610/98 (Art. 184 do Código Penal).