Páginas

segunda-feira, 30 de abril de 2012

A INTERPRETAÇÃO BÍBLICA

I-Introdução

     A Bíblia tem um valor inestimável porque é nela que o cristão, o obreiro, os jovens, e qualquer pessoa de boa intenção têm sede de aprender e descobrir o que está por trás das sagradas letras. E isto não acontece aleatoriamente, porém, com força de vontade. Ou seja, não se compreende a Bíblia como qualquer livro, ou melhor, você compra um livro e por mais importante que seja só conseguirá lê-lo por uma ou duas vezes, depois só folheia-o. 
    E pensando neste aspecto me vieram alguns pensamentos que julgo serem de suma importância para você que quer compreender a Bíblia e de como Deus revelou a cada ser humano. Uns por falta de conhecimento pegam-a de forma que acham que estão lidando com qualquer livro, e, quando descobrem as vias das dificuldades de compreensão logo dizem que é muito difícil entendê-la.

II-A Bíblia não é um livro de particular Interpretação
    Em épocas passadas e principalmente na Idade média, ou a chamada idade das trevas, as pessoas não tinham o acesso a Bíblia. Pois os cristãos daquela época foram educados a não ler a Bíblia, ou seja, era algo determinado pelo poder eclesiástico da Igreja Católica Romana para que o povo não descobrisse as verdades que estão inseridas no livro de Deus. E tudo isto acontecia sem que alguém se levantasse para questionar o poder do Clero, e por muitos anos o povo ficou sem o devido conhecimento da Palavra de Deus. E com isto, até hoje há um ranso entre alguns que propositadamente ainda dizem que a Bíblia é um livro de difícil compreensão. Mas, de acordo com o que as coisas mudaram, logo nos vieram as informações, e principalmente com o renascimento, onde houve as descobertas do saber. Livros foram impressos, e logo depois a Bíblia foi trazida ou tirada das masmorras e raiou a luz da revelação de Deus a todos aqueles que estavam com sede de ler, ouvir, e aprender as sagradas letras - II Pe 1.20-21.

III-Princípios de Interpretação

     A primeira coisa que se deve ter em mente é que a Bíblia tem autoridade, ou seja, que nela há algo que devemos confiar. Ou melhor, por ser a Palavra de Deus, se pressupõe não existem inverdades nela, ou porque devemos duvidar de sua autenticidade. Mas, seguindo uma linha lógica, como alguém irá acreditar se é que pode o fazer num livro que outros já declararam que não acreditam que seja a Palavra de Deus? Ai é onde entra o fator "Fé" - Heb 11.1-6. É claro que para milhões de pessoas a Bíblia é a Infalível Palavra de Deus, enquanto para outros não passa de um livro qualquer. Porém, para os céticos sempre haverá uma pedra no caminho, ou seja, o ceticismo é a grande pedra no caminho de muitas pessoas. Enquanto para o cristão, ou seja, para àqueles tudo é real, pois a sua fé está fundamentada naquilo que ele acredita e tem fé suficiente e estará convencido disso.
    Alguém bem disse que: "O cristão fiel considera a Bíblia como o seu supremo tribunal de recursos. A Crença na concepção virginal de Jesus é abraçada porque a Bíblia a ensina. O que a Igreja crê acerca da virgem Maria deve ser interpretado pelas Escrituras, e não vice-versa"- Pg. 11 - Mundo Cristão.

1-A Bíblia Explica as Escrituras: 
   Certa feita estava ministrando aula de Teologia, e foi levantado uma questão pelos alunos, os quais começaram a debater algo que não havia concordância entre si. Foi quando entramos na questão, e, alguns me perguntaram se estava certo determinada coisa, posição teológica. O que logo respondi que não, pois pelas vias da Interpretadão Teológica era uma posição insustentável. Um aluno se dirigiu a mim e disse que cada um interpreta como quiser, ou que lhe respondi que a sua posição estava equivocada. E mostramos quais os caminhos que devemos trilhar para chegarmos naquilo que desejamos, e nunca pela vias particulares - Texto como base II Pe 1.20-21.
    O grande problema é que muitas pessoas porque frequentam determinada denominação, ou porque são pastores titulares, se auto-determinam como conhecedores da Bíblia. Ou seja, sem nenhum conhecimento ou base teológica pensam e se julgam sabedor daquilo que ainda lhes falta como complemento. Por essas razões há cristãos que não possuem sustentação espiritual porque seus líderes são os primeiros que não os possuem. Então daí, se comete erros crassos teológicos do ponto de vista cristão, porque se exime de conhecer e aplicar aquilo que é sumamente verdadeiro, porém, quando não existem fundamento se comete a:

1-Omissão - "Citar só a parte que lhe convém e deixar de lado o restante. Há dois tipos de morte na Bíblia, a física e Espiritual. Morte física é a separação da alma do corpo. Morte espiritual é a separação da alma definitivamente de Deus, ou melhor, o que se configura a condenação eterna. Ora, quando Deus disse a Adão e Eva certamente morrerás, estava se referindo tanto a morte física como a morte espiritual (Gen 2.17). Enquanto que a serpente disse a Eva: É certo que não morrereis - estava omitindo de proposito o fato sentenciado por Deus ao homem pela desobediência (Gen 3.4).

2-Acréscimo - Se configura dizer mais o que a Bíblia não diz. Em sua conversa com satanás, Eva cita o que Deus falou a seu marido. Mas à Palavra de Deus acrescenta a frase: "Nem tocareis nele" (Gen 3.3). Você pode torcer a Escritura fazendo-a dizer mais do que de fato diz. Geralmente o motivo é o desejo de tornar irracional a ordem de Deus e assim indigna de obedecida". Parece que não, todavia,  o povo que mais omite e acrescente a Bíblia são os cristãos. E por que será? É claro que por falta de amor e tempo de leitura, pois alguns as vezes só pegam na Bíblia quando vão à Igreja, e alguns nem abrem-na na hora da leitura devocional, então, como irá entender e interpretá-la corretamente? Imagine um pastor se apossando da Bíblia e dizendo que irá pregar ou ensinar uma passagem sem antes tê-la lido e estudado-a?

3-Não nos façamos vaidosos pelo fato de conhecermos a Bíblia - Há no contexto atual muitos cristãos e obreiros vaidosos porque conhecem ou conseguem guardar uns versículos da Bíblia. Então, se julgam donos do saber Teológico, ou melhor, não tem pra ninguém, quando sobem em cima de seus púlpitos expressam o ar de grandeza, ou melhor, são vaidosos e arrogantes quanto a tais posições. Enquanto que a Bíblia nos foi revelada para nos tornarmos sábios, e instruídos por Deus e para levá-la como oráculo Divino a todos aqueles que não conhecem a Jesus Cristo como Salvador - II Tim 3.16-17.

4-Faça anotações daquilo que julgue importante
    Os grandes mestres dizem que tudo o que se visualiza é relevante a mente, mas nunca é igual se ver e anotar aquilo que visualizamos. Conheço alguns colegas de Universidades que passaram os cinco anos vindo as aulas, mas não traziam cadernos ou qualquer outra forma de papel para fazer as anotações. Porém, são aguçados para ouvir e aprender tudo o que os professores falam em sala de aula, bem cada um tem seu método de aprendizagem. Anotar tudo o que é preciso é importante porque o cérebro falha, porém, quando recorremos as anotações tudo se torna mais fáceis. Não é diferente com a Bíblia, ou seja, ao ler determinada passagens e não conseguir entender, logo anote, pois talvez numa outra ocasião você entenderá tudo o que anotou. Nos diz os fatos históricos que determinado pregador no século XIV anotava nos papeis, e quando não tinha fazia-o na manga de suas roupas, ou melhor, no paletó, e com isto quando se esquecia recorria as anotações. Todavia, ensino aos meus alunos que não é errado a gente fazermos anotações no rodapé da Bíblia, ou melhor, porque será que temos as Bíblias de Estudos hoje em dia? É claro que alguém teve a ideia de editar seus estudos e logo é o que vemos Estudos maravilhosos. Há pelo menos seis coisas que você precisa saber quando estará estudando a Bíblia, ou melhor, são verdades que fazem com que compreenda determinados fatos, histórias, parábolas, símiles,etc. vejamos- as:
1-Quem? > Todas pessoas envolvidas.
2-O que? Que sucedeu? que ideias estão expressas? quais os resultados? 
3-Onde? Onde teve lugar? qual é a localização geográfica?
4-Quando? Quando se deu? Qual o fundo histórico? etc.
5-Por quê? Porque aconteceu isto? Qual o proposito, ou qual a razão expressa?.
6-Como? Como se realizam as coisas? com que eficiência? Com que rapidez? Por meio de qual método?
    O sentido primário das escrituras é você saber e compreender que nela há uma mensagem, e que para isto a tal mensagem precisa de ser pregada e compreendida. E não existe compreensão se não houver um estudo metódico quanto as verdades das sagradas escrituras. Ora, que sentido teríamos em ler a Bíblia se ficássemos como cegos, surdos e mudos, e não compreendêssemos a sua mensagem, ou melhor, aquilo que Deus nos revelou por Jesus Cristo o seu Eterno Filho.

É proibida a reprodução desses escritos sem a devida autorização do autor, salvo pequenos trechos, e com a citação da fonte – Direitos autorais Lei 9.610/98 (Art. 184 do Código Penal