Páginas

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A BÍBLIA DAKE E A INÉRCIA ESPIRITUAL

A Inércia Espiritual é mesmo de quem não tem mente para pensar. Infelizmente, fico estarrecido com a posição de alguns aplaudindo quem apóia "Heresias". Ou melhor, de pessoas que ora, eram defensoras das "Doutrinas Ortodoxas", e hoje para não admitir a inconveniência da CPAD e pelo fato de trabalhar lá ou não são os primeiros a apoiar as heresias de tais argumentos infundados de Dake. Ou seja, são pessoas alienadas de um sistema religioso, ou até mesmo autoritário como assim acontece nas Assembléias de Deus.

Onde a um simples mortal se coloca a supremacia do saber Teológico, sem, contudo analisar os fatos propostos por outras fontes fidedignas. A grande questão é, do porquê a CPAD publicou uma obra onde contém venenos, ou seja, ensinamos e pregamos em nossas Igrejas aos membros e congregados a sã doutrina Bíblica, mas somos capazes de adquirir uma Bíblia cheia de Heresias, e ainda vemos alguém dizendo que se come peixe, e separando-se as espinhas.

É um absurdo tais argumentos desproporcionais de uma verdadeira "Exegese Teológica". Penso que, se algum autor Brasileiro, tivesse uma Obra dessa magnitude a publicar, com certeza jamais a sua obra sairia das Gavetas, mas como somos acostumados a aceitar tudo, ou melhor, a valorizar tudo o que é de fora. Ora, na verdade, tais obras na minha Estante não param, pois como conhecedor da Bíblia e Professor, não posso admitir obras que contenham posições heréticas.

E na verdade, há por trás disso os interesses financeiros que falaram mais alto sem olhar as conseqüências que tal Obra causou no meio dos evangélicos. Senhores, não somos donos da verdade, pois toda a verdade está em Deus, mas podemos encontrá-la quando assim deixemo-nos que a Luz do Espírito de Cristo nos esclareça e enxerguemos as coisas como devem ser. Estudei, e me preparei ao longo desses quase 30 anos que sirvo a Deus, e sempre passo aos meus alunos que estudar não é simplesmente ouvir o professor, mas buscar e encontrar nas fontes fidedignas o que o nosso coração quer saber.

Portanto, ressalto aqui as palavras de um sábio que disse: “Uma mentira dita diversas vezes, tornar-se-á numa verdade”. Podemos considerar a Bíblia como a Inerrante Palavra de Deus, mas comentários de pessoas humanas subestimando a inteligências dos mais esclarecidos é uma afronta. Digo que, jamais compraria uma Bíblia se soubesse de tais informações. Ou melhor, com consciência e análises teológicas jamais adquiraria obras com posições heréticas. A verdade é que, o povo de Deus continua como Israel no Deserto, ou seja, quando o Próprio Deus disse: “O meu povo errou porque lhe faltou o Conhecimento” – e o conhecimento vem por aquilo que buscamos, ou seja, disse Jesus: “E conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará – Jo 8.30-32. Portanto, o Conhecimento trás ou nos proporciona a verdadeira libertação.

Não podemos como servos de Cristo, sermos presas fáceis desse sistema religioso que nos últimos dias tem rondado a seara do povo de Deus. Ou seja, quando têm aparecido inovações, supostos pseudos-pastores ensinando o que nunca foram autorizado por Deus, e é a questão da Bíblia Dake, onde o seu autor joga veneno na Panela, e, alguns já estão envenenados com o tal. E outros ainda se acham defensores dessa Bíblia que são motivos de controversas e contendas no meio evangélico entre “Convenções” e pastores que não admitem ou aceitaram a sua publicação.
Infelizmente, neste blog sei que muitos não concordarão comigo, mas não estou preocupado quanto a isto, mas prefiro fazer como disse o Senhor Nosso Deus: “Aquele em que está a minha Palavra, fale a Palavra com a verdade” – Jr. 23.24. Ou seja, não podemos nos omitir por causa de pessoas que pensam que são os únicos que conhecem a Bíblia e suas formas de interpretações. É óbvio que, tudo isto ocorre devido à inércia espiritual que há entre o povo de Deus, ou melhor, onde os cristãos e Obreiros já não têm a intenção de procurar discernir o que lhes cabe.

E logo são presas fáceis de sistemas religiosos impostos como se ninguém tivesse o direito escolher o que pode ler ou ouvir, ou melhor, de decidir o que deve dentro de um estado democrático de Direito. Ora, onde já se viu que conhecendo os marcos da Palavra de Deus, vamos aderir conceitos que são verdadeiras contravenções teológicas dentro das Igrejas. Isto é no mínimo um desrespeito aos cristãos e Obreiros, mas como nem todo mundo consegue examinar o que ler, então, logo se tornam refém desse tipo de situação que acontece.

Portanto, a minha posição é que jamais aprovei e nem comprei a tal “Bíblia Dake”, ressalto que, o conteúdo Bíblia é Inerrante Palavra de Deus, mas seus comentários de rodapés são inapropriados para a Igreja num todo. E quem a tem ainda não descobriu suas “Heresias” que pelo menos chegam a mais de trintas encontradas por grandes “Apologistas da Fé cristã nos dias atuais”. E não venham com a posição de que ela é boa, é óbvio que sim, porque é a Palavra de Deus, mas a grande questão é aquilo que seu comentarista descabido de uma falsa ideologia adicionou como sendo verdades teológicas. E se você não acredita nisto pelo menos lá estão escrito sobre:
1-A Teoria da Gap. 2-Os Gigantes eram crianças filhos de anjos com mulheres. 3-As raças não devem se misturar. 4-Raça de pessoas na era pré-adâmica na terra. 5-Os demônios não são anjos caídos. 6-Deus Pai, o Filho e o Espírito Santo, todos têm os seus próprios corpos, almas, e espíritos. 7-Que os céus e os planetas são habitados. 8-Que não só Jesus tem uma primeira e segunda vinda. Mas o Pai (Deus) também tem uma primeira e segunda vinda. 9-Que quando Jesus retornar ao Pai estará vindo com Jesus... (?). 10-O rei Davi será ressuscitado para a regra do Milênio. Jesus não vai ser o Rei de Israel... 11-A Grande Tribulação não será para todo mundo. 12-A Igreja não é a noiva de Cristo. 13-Há uma diferença entre reino dos céus e o reino de Deus... 14-Saul não foi o primeiro rei de Israel, Moisés é que foi... 15-Satanás não entre em corpo de qualquer um... (o que aconteceu com Judas?). 16-Há outros reinos em outros planetas. 17-Esta terra será renovada.

A nova terra é uma terra renovada. 18-Não há nenhuma filiação eterna de Jesus Cristo. Jesus já era eterno como a palavra. A filiação não era nada mais do que a humanidade de Jesus. 19-Satanás e seus anjos vão morar visivelmente com os homens durante o período da Grande tribulação. 20-O varão em Apocalipse não é Jesus, os 144.000 são judeus ressuscitados para ir morar no céu. 21-Houve um dilúvio de Noé pior do que era antes de Adão. Foi o dilúvio de Lúcifer, que destruiu a primeira criação. Assim, Deus em Gêneses 1.2 teve de recriar a terra... Então, como professor e conhecedor da Bíblia, fico indignado do por que a CPAD, sabendo disso publica essa Bíblia com tais comentários dos mais absurdos.
E para sustentar o que escrevi quero reescrever no meu blog uma entrevista do Pr. Jeremias do Couto – o qual tive o prazer de receber estudos Bíblicos e para conferir a você o que escrevemos, vejamos uma posição de que merece respeito.
Numa entrevista no Blog Encontro com a Bíblia, o Pr. Geremias do Couto disse: "Em relação à Bíblia, é ela que nos tem de conduzir, mas também, aqui, precisamos usar as ferramentas de interpretação e exegese, com a preciosa e indispensável ajuda do Espírito Santo, para que não venhamos a ser porta-vozes daquilo que a Palavra de Deus jamais disse". Imagine quando um aluno pegar a DAKE e usar suas preciosas ferramentas de interpretação e exegese, recomendada e indicada como a "mais completa já publicada no Brasil em termos de notas de estudos e homiléticas, comentários, artigos, referências etc" e "Revisada com todo rigor teológico e doutrinário", além de ter o apoio dos nossos excelentes teólogos e expoentes da apologética atual. Meu Deus, pra onde estamos indo?

Outra citação interessantíssima do nobre Pr. Geremias do Couto na mesma entrevista é: "Acredito que a informação é necessária, mas precisamos também discernir que tipo de informação nos é util e aprender a usá-la apenas para referenciar o nosso aprendizado. Por outro lado, é crucial sermos seletivos naquilo que lemos, já que não teremos jamais a capacidade de ler tudo o que se escreve, por mais que desejemos. Já houve época em que eu adquiria todos os livros que pudesse comprar. Hoje, só adquiro aqueles que, de fato, são prioridade para o meu conhecimento".

É proibida a reprodução desses escritos sem a devida autorização do autor, salvo pequenos trechos, e com a citação da fonte – Direitos autorais Lei 9.610/98 (Art. 184 do Código Penal).