Páginas

domingo, 22 de agosto de 2010

UM OBREIRO INSTRUIDO POR DEUS

Introdução
Nesta vida tudo tem a sua primazia, e é neste sentido que encontramos na Bíblia a formula de como o homem de Deus deve fazer para se manter devidamente inteirado das verdades Bíblicas. Um obreiro instruído é importante à causa do Mestre, pois, a Igreja se mantém instruída e terá a sábia orientação de Deus para uma vida de vitória.
Mas, alguns estão andando na contramão, pois já não se dão com interesse de crescimento espiritual ou intelectual. Ou melhor, muitos estão conscientes de que a busca pelo conhecimento ainda é “Pecado”. Ou seja, onde eles tiraram tal conceito? É claro que foi da própria ignorância espiritual, ou foram instruídos de forma inadequada. Pois o erro é de como alguns instruídos ou estão instruindo a Igreja com tais conceitos, podemos dizer que são obreiros despreparados tanto na área secular, como na área teológica.

I-O CONHECIMENTO IMPEDE A IGNORÂNCIA
A visão de que a “Letra Mata”, alguns anos atrás quando comecei a dá os meus primeiros passos para me envolver no ministério da Palavra, ouvir de alguns obreiros conselhos que o muito estudar traria prejuízo à vida espiritual. Mas, nunca hesitei quanto a essa afirmação, ou seja, depois observei que aqueles obreiros que deram ou ainda dão tal conselho, foram pessoa que nunca se interessaram a instrução secular e Bíblica-Teológica.
Analisemos o texto citado por Paulo aos cristãos na Igreja de Corintios, o qual é a base para aqueles que o citam de forma equivocada.
“O qual nos fez também capazes de serem ministros dum novo testamento, não da letra (Lei), mas do Espírito; porque a letra (lei) mata, e o Espírito Vivifica”- II Co 3.6. Quando Paulo afirmou tal fato aos cristãos de Coríntios, era porque havia ainda uma confusão ou dúvida quanto ao espírito da lei de Moisés, ou seja, eles achavam que mesmo vivendo uma nova vida com Cristo, ainda deviam se submeter ao jugo da lei. Porém, Paulo lhes explica a Letra (lei é aquela que exigia dos praticantes que fizessem conforme os mandamentos, que trazia aos transgressores a condenação a quem deixassem de cumpri-la (Jr 31.33-35; Rom 3.31).
Portanto, a Letra aqui não se trata da busca do conhecimento, da cultura Bíblica ou até mesmo secular. Pelo contrário, quanto mais instrução o Obreiro, o Cristão tiver mais preparados estaremos para melhor servirmos ao Senhor nosso Deus. Ora, se em muitos lugares as pessoas tivessem outra visão, com certeza as coisas seriam muito diferente, ou seja, não haveria tantas aberrações como existem.
É inadmissível ouvirmos de obreiros quando esse diz pra Igreja que não estava preparado quando o pastor lhe chamou para pregar ou instruir a Igreja. Ou melhor, isso transparece como “ar de humildade”, e na verdade é um absurdo termo que convivermos com tais conceitos dentro da Igreja. Ou melhor, um obreiro que não ler a Bíblia, com certeza ele não ler mais nada, é preguiçoso e desrespeitoso com as coisas de Deus. E a Igreja o que ganha com isto, nada.

II- O CONHECIMENTO DÁ LUZ E PODER
“O temor do Senhor é o princípio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes a doutrina de tua mãe” – Pv 1.7-8.
Glorifico ao meu Deus, por mais uma vez lhes escrever tais linhas que, trarão a todos os que leem, ou seja, talvez devêssemos dizer que há muitos cristãos dentro de suas Igrejas como passa tempo, mas estão inseguros no que diz respeito a Deus, a Salvação de suas vidas. Pois faltam pessoas que as instruam na Graça e no conhecimento de Deus. Ora, um obreiro que recebeu de Deus o chamado, e se esquiva de suas responsabilidades, irá prestar uma conta ao Senhor por sua omissão. E sem contar com aqueles que só porque possuem um “Titulo de pastor”, nem instruem porque talvez não seja instruído e nem permite que alguém mais instruído o faça, pois o tal com ciúme não permite.

Há na Bíblia diversos exemplos crassos quanto à responsabilidade daqueles que receberam de Deus tal coisa. “A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria. Sim com tudo o que possues adquire o conhecimento”- Pv 4.7.
Um pastor que não se dedica ao estudo da Bíblia pelo menos, não é digno de sua função, pois é a própria Palavra de Deus que afirma tal conceito, pois Ele mesmo disse: “E vos darei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com ciência e com inteligência” – Jr 3.14.

Se existe tal coisa que é fator primordial na vida ministerial, é que o pastor seja instruído, não estamos dizendo que o mesmo tem que ser um perito em todos os assuntos, mas que seja pelo menos sábio no que diz respeito a alguns assuntos. Não esqueçamos o que disse Deus: “O meu povo errou porque faltou lhe o conhecimento”.
Portanto, o conhecimento é a base para aqueles que devem recebê-lo de quem o conhece, ou seja, um cristão bem doutrinado é firmado nos conceitos de Cristo, e nada o abalará diante das adversidades da vida. Vejamos que disse o Sábio filho de Davi, Salomão: “Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio, ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e a ciência do Santo a prudência” – Pv 9.9-10.
Infelizmente com tristeza escrevo que em alguns lugares dá vergonha quando agente chega para cooperar, ou melhor, nos deparamos com obreiros totalmente despreparados. Ou seja, sem instrução nenhuma, ou ignorantes no que fazem, pois muitos nem sabem receber um visitante, e fora daquelas garfes que cometem fazendo comentários inapropriados para a ocasião. E tais coisas só cooperam para os péssimos exemplos à Obra de Deus. Mas, diante de tudo que escrevemos, esperamos que você seja tocado pelo Senhor, e nunca se esqueças dessas verdades que o apóstolo Paulo escreveu aos cristãos de êfeso.
“Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos a unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, à varão perfeito, à medida da Estatura completa de Cristo” – Ef 4.12-13-14.

É proibida a reprodução desses escritos sem a devida autorização do autor, salvo pequenos trechos, e com a citação da fonte – Direitos autorais Lei 9.610/98 (Art. 184 do Código Penal).