Páginas

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

ESCREVENDO UMA BOA REDAÇÃO


 A redação tem sido a dor de cabeça de muitos estudantes, ou seja, quando prestam vestibulares para entrar numa faculdade. E são muitos que por falta de leituras caem na grande armadilha que os tornam reprovados com notas baixas e inadequadas para a seleção.

Não obstante, haver por parte de muitos alunos uma vida corriqueira de estudos, mesmo assim, eles têm certas dificuldades em desenvolver uma redação satisfatória. E dessa forma, já vão escrevendo com aquele temor de errar, e, com isto se dão mal porque não possuem a prática de redigir um texto, ou melhor, seja ele simples ou difícil.

 Ora, para que haja um desenvolvimento preciso de uma redação, é preciso se tomar alguns cuidados, ou seja, ter pelo menos a capacidade lógica de redigir um texto dentro daquilo que se pede. Destarte, o estudante nunca deve perder de vista o foco lógico do tema proposto para a redação, ou melhor, parece que não, mas a maior parte dos que não vão bem é porque não tomam certos cuidados como regras nos concursos e vestibulares.
 Vejamos alguns conselhos precisos que você deve tomar para que desenvolva uma boa redação, e são regras inegáveis em todos os vestibulares e concursos Públicos ou mesmo numa seleção de um emprego.
 1-Leia tudo o que deve, ou melhor, um estudante que só se preocupa com a leitura próximo ao vestibular terá problemas na redação.

 2-A leitura tem que ser diversificada, ou melhor, jornais, revistas, notícias na internet, gibis, etc.

 3-Livros, ou melhor, podem ser livros como literaturas brasileiras, romances, ou até mesmo os escolares.

 4-Procure formar em você uma capacidade de desenvolver uma linguagem formal, e numa redação é exigido que usemos tais métodos.

 5-Lembrando que, numa redação o estudante irá desenvolver de forma lógica três coisas, ou melhor, (Começo, “Introdução”, Meio “Corpo da redação”, e “Fim” a Conclusão). Ou melhor, é preciso muita calma na hora, pois nos vestibulares nunca se sabe qual o tema, ou melhor, se vão pedir sobre: “A Globalização, a Educação no Brasil, o problema da crise mundial, a política Brasileira no século XXI etc”.
           
 6-Procure estudar “Verbos, Advérbios, Substantivos, Adjetivos, pronomes pessoais, e de preferências as novas regras da gramática, concordâncias, ou melhor, temos até o dia 30 de dezembro de 2012 (novo ano) para nos adequarmos quanto às mudanças. Por exemplo: Se escreve assembléia com acento “´´”, mas já se escreve sem o acento, como também, “Idéia”.
           
 7-Não use a pessoa do “Singular”, e sempre a terceira pessoa. Pois numa redação você deve apenas desenvolver a sua tese e dá a ela a conclusão de acordo com o tema proposto. Ou melhor, uma redação onde os alunos se perdem escrevendo suas posições, ou enchendo lingüiça com termos inadequados com certeza serão reprovados. Por exemplo: “Eu acho que o governo deve pagar aos professores, ou o meu colega disse que a política é uma sujeira...”.

 8-Respeite a ordem dos parágrafos, ou melhor, seguindo uma lógica de organização. E nunca se deve perder uma linha de raciocínio no mesmo parágrafo, ou melhor, se você construir uma frase adequada ao que parece lógico tudo bem, mas se na mesma linha você mudar a lógica do seu raciocínio fica inadequado o texto. Penso que, numa redação ela deve girar em torno do tema, ou seja, dentro daquele assunto que se pede.

 9-Nunca use gírias, a redação tem que ser escrita numa linguagem formal, ou melhor, se adequando a “Linguagem Culta”. Conheço alguns alunos na faculdade de Direito, que não sabem escrever, ou melhor, temos observados que seus textos são inadequados devido a certos domínios de gírias.

 10-E por fim, nunca se escreve como se fala. Podemos dizer que os professores e mestres em língua Portuguesa são unânimes em dizer que nunca escrevemos como nos expressamos. Ou seja, até mesmo quando nos expressamos externamos palavras sem verbalizá-las, ou melhor, através dos sinais e mímicas. Enquanto que, quando escrevemos expressamos de forma concreta aquilo que pensamos, ou melhor, colocamos no papel de forma lógica nossos pensamentos.

  Espero que, de forma simples tenha contribuído para que você melhore a sua forma de escrever, ou melhor, se dando bem nas redações que virão pela frente. Boa sorte.