Páginas

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O PECADO DE QUEM JULGA

Texto: Mat. 7.1-2; Rom 14.10-12
Durante o ministério terreno de Cristo, Ele pode contestar com a hipocrisia daqueles fariseus de sua época. Ou seja, que sempre viviam apontando os pecados alheios como se eles não fossem falhos, ou melhor, como se não cometessem pecados.

Pois bem, hoje no contexto da Igreja não é diferente, pois alguns se escondendo por trás da capa da hipocrisia andam fazendo coisas que até o Diabo duvida. Ou melhor, se vestem, andam, falam, como cristãos, mas suas condutas são desprovidas das verdades de Cristo Jesus.

Não estamos falando nada do que não aconteça, porém, Jesus naquela época já apontava para aqueles que aparentemente se mostravam uma coisa, mas na prática tudo era diferente. Digo que o espírito farisaico ainda perdura nos dias de hoje, pois alguns se aproveitando da ocasião julgam e condenam pessoas sem que tenham o direito de defesa, ou melhor, com calunias e difamações. Vejamos pela Bíblia as conseqüências que acontecem quando se julgam as pessoas sem que elas tenham o direito de se defender.

I-JESUS SENDO JULGADO
Quando olhamos para a história do filho de Deus, vemos e logo pensamos que Ele passaria por tudo aquilo. Mas, quando olhamos numa outra óptica, ao analisarmos os fatos, veremos que pelas leis romanas e judaicas, ninguém jamais poderia ser julgado e condenado sem que tivesse o direito de defesa. Bem, sobre o resultado todos sabemos o que ocorreu com Jesus, ou seja, tanto que “Pilatos” que tinha sobre suas mãos o poder, disse a Jesus: “Sabes tu que tenho poder para te soltar e ti condenar?
Ora, diante disso vemos que o julgamento e condenação de Cristo não foi de acordo com as leis romana, ou seja, que usaram de sabotagem para condenaram o Justo à crucificação. Mas, o que queremos deixar claro é que hoje em dia não é diferente, ou melhor, se condena primeiro para depois rever a questão, ou seja, se fazem prejulgamentos de pessoas e as condenam sem que elas tenham o direito de defesa. Quanto as conseqüências não olham o que podem acontecer, ou melhor, até que a vitima prove o contrário, sua moral, seu caráter, sua vida, e sua família são destruídas sem nenhuma respeito. Todavia, infelizmente se comete o ministério da injustiça, por práticas ilegais e com a falsa moralidade que existe dentro da Igreja de Cristo.

II-POSIÇÃO DE CRISTO SOBRE SEUS INIMIGOS
Não obstante Cristo viver ensinando a sua doutrina aos homens, mesmo assim eles não ouviram bem, ou se ouviam não quiseram obedecer aos conselhos éticos e morais do Mestre da Galiléia, quando disse: “Assim como vós quereis e que os homens vos façam, fazeis vós também a eles”.

Ora, o que Cristo quis nos dizer com tal afirmação? Que assim como a gente gostaríamos de ser tratados que procedêssemos da mesma forma, ou melhor, sem que haja um padrão de ética em nossa vida jamais podemos nos adequar aos padrões de Cristo. Por que há pessoas que sem olhar ou ver tais posições se colocam no lugar de juízes, o que não o são, e fazem pré-julgamentos alheios como se fossem infalíveis em suas condutas de vida. Talvez se os tais olhassem para si jamais fariam o que fazem com pessoas que são execradas sem que tenham o direito de se defenderem.

“Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com tiverdes medido vos hão de medir a vós” – Mt 7.2.

Lamentavelmente é triste dizermos, mas há muitas pessoas desviadas da Igreja por causa de muitos que sem nenhum pudor levantaram falso testemunhos, difamaram pessoas sem que elas merecessem tais coisas. E o mais terrível é que seus líderes são os primeiros a acreditarem nas mentiras de falsos irmãos, e, quando tudo acontece, ou seja, quando não há como ajuntar as penas já é tarde.

III- AQUELE QUE FOI INJUSTIÇADO SERÁ O JUIZ DE TODOS
Jesus foi julgado, recebeu acusações, e por incrível que pareça, por seus irmãos, por aqueles que o conheciam, ou seja, pela multidão que o acompanhava no seu ministério. Foi os mesmos que pediram a sua condenação, crucificação, ou melhor, foram os primeiros que gritaram crucifica-o, crucifica-o!

Como Jesus também às vezes sofremos injustiças, ou melhor, daqueles que finge que são nossos irmãos, amigos, são os primeiros a se levantarem contra nós num momento de nossas fraquezas. Ou seja, ao invés de ajudar são usados pelo Diabo para apontar e nos julgar como se fossem juízes da situação. Pois, os tais se esquecem que tudo na vida é passageiro, e que Deus não tem ninguém por inocente e que tudo o que o homem semear há de colher por suas ações.
Jesus passou por tudo nesta vida, o que não somos diferentes e nem melhor do que Ele, mas devemos ter consciência é que um dia como Ele já Está a Mão Direito do Pai (Deus), há de nos julgar com o séquito de sua Justiça – Fip 2.10-11. Ora, diante Dele todos os injustos juízes prestarão contas de seus pré-julgamentos e condenações daqueles que sofreram sem terem a culpabilidade, e que muitas vezes execraram suas vidas e famílias.

Portanto, é lamentável a gente falar, mas nada é contra a verdade se não pela verdade da palavra do Senhor. Certa feita ouvir uma pregação de um pastor que já dorme no Senhor, pois o mesmo pregava sobre os dez leprosos, e na sua conclusão ele foi muito feliz quando disse: “Somente um voltou para agradecer a Jesus a cura, ou seja, na terra de Adão semeia-se o bem e colhem-se ingratidões”. Infelizmente, nestes últimos dias temos vistos a atitudes de obreiros e crentes que se dizendo servos de Deus praticam a injustiça com o seu próximo. São como os cretenses que Paulo os chamou de bestas ruins, que se finge de santos e praticam a iniqüidade com o próximo. Meus caros leitores são pelas mínimas coisas que Deus punirá muitas pessoas se as tais não se arrependeram, ou seja, Jesus Está Voltando, e como O Justo Juiz há de nos julgar, mas como estão as nossas obras diante de Deus?

É proibida a reprodução desses escritos sem a devida autorização do autor, salvo pequenos trechos, e com a citação da fonte – Direitos autorais Lei 9.610/98 (Art. 184 do Código Penal).