Páginas

sexta-feira, 23 de julho de 2010

MINISTÉRIO E OS CHAMADOS POR DEUS

Texto: Jr.3.15
Introdução. Durante esses quase trinta anos que servimos ao Senhor, somos felizes por saber que, neste período de tempo Cristo tem nos concedido dias felizes. E também, tem nos feito saber que a sua Obra não para, mas mesmo assim ainda há muitas coisas a serem feitas antes que Ele venha buscar a sua noiva (Igreja).
Ainda escrevendo sobre o tema supracitado por mim, quero aqui expressar algo sobre o ministério “Constituído por Deus aos homens que ele escolheu de forma particular”. Nestes anos de ministério, o Senhor me fez saber que somente Ele é quem Chama e Vocaciona aqueles que Ele quis...

I- O QUE É O MINISTÉRIO?
Olhando na óptica humana é fácil se compreender o seu significado, ou seja, é um grupo de homens que de forma sociável se comunicam e trocam informações em prol de algum objetivo. Mas, o ministério cristão, é além daquilo que pensamos, pois dessa forma a sua instituição fora criada por Deus. Daí por que a sua existência não terá fim, ou melhor, nada destruirá a sua força, seus objetivos, pois tem em si os fundamentos de Cristo – Mt 16.18-19.
Dessa forma, também podemos explicar-lhes o que não é ministério, pois desde os primórdios vemos que somente Deus é quem escolhe e estabelece homens com dons e habilidades para estarem à frente de seu povo – Êx. 3.1-15. Ou melhor, antes mesmo que o ministério se exteriorize há dentro de cada homem chamado “O ministério de Deus”, ou melhor, independentemente que alguém o reconheça, pois isto é uma peculiaridade do Senhor – Ef 4.11-13. E sendo de Deus ao homem, dessa forma, é algo que jamais alguém poderá conter, ou seja, as verdades estão explicitas a aqueles que sentem em seus corações a chama ardendo dentro de cada um.

II-O QUE NÃO É MINISTÉRIO?
“E subindo ao monte, e chamou para Si os que Ele quis; e vieram a Ele (Cristo) – E Ele mesmo (Cristo) deu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e doutores” – Mc. 3.13; Ef 4.11.
Digo que, quando o Senhor Jesus Instituiu a sua Igreja, sabia Ele que sem o ministério ela não teria seus ideais concretizados. Portanto, chamou homens, ou seja, numa particularidade sem qualquer questionamento. E daí escolheu aqueles que dariam prosseguimento a sua Obra na terra, ou melhor, cuidando de sua Igreja. Sendo assim, Ele (Cristo) escolhe homens somente aptos a receberem toda instrução de sua parte para então ser o que realmente a Bíblia nos afirma.
Dentro de uma contextualização, hoje é muito diferente daqueles dias quando o Senhor Jesus chamou os seus discípulos a serem vocacionados e ordenados apóstolos. O ministério de Deus dado aos homens, não se resume num sistema humano, ou melhor, onde quem pode fazer parte dele é um grupo de privilegiados. Infelizmente, hoje em dia virou modo todo mundo ser “chamados de pastores”, mas será que realmente o são? Em minha vida tive o privilégio ainda sendo cooperador na Obra de Cristo no setor da Lapa, ter o saudoso Pastor Valdir Nunes Bícego como um dos mestres que já ouvir e aprendi muito sobre o ministério. Dizia ele: “que há obreiros chamados, ou seja, aqueles que Cristo chamou-os, e os que são chamados obreiros, ou seja, se intitulam, ou são apadrinhados...” Neste aspecto, pude compreender durante esses longos anos que realmente o pastor Valdir de saudosa memória tinha a razão.
Os chamados por Deus, eles não se deterioram com os problemas que os cercam, mas procuram ser fiéis ao chamado do Senhor em sua vida, ou seja, fazem o que Paulo Disse: “irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim. Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” – Fip. 3.13-14.
Na verdade, hoje em dia as coisas estão mudando, pois estão separando pessoas ao ministério sem que elas tenham em sua vida a vocação e o chamado de Deus. Ou seja, o homem separa, mas Deus não aprova, todavia, somente os que Ele (Cristo) escolhe e vocaciona é que estão aptos a exercerem o ministério cristão – Mc. 3.13.
Certa feita um determinado obreiro me falou que outro obreiro lhe falou que nunca sentiu a chamada ou mesmo a vocação, pois fora separado para o ministério pela amizade. É lamentável a gente saber de tal informação, pois somente os que Deus chama e vocaciona é que estão aptos a compreenderem suas devidas responsabilidades. Digo que, o ministério é pra todos, mas nem todos são para o ministério de Deus, pois é Ele (Deus) quem escolhe e separa os que são chamados a exercerem o ministério constituído pelo Senhor da seara.

É proibida a reprodução desses escritos sem a devida autorização do autor, salvo pequenos trechos, e com a citação da fonte – Direitos autorais Lei 9.610/98 (Art. 184 do Código Penal).

A PALAVRA DE DEUS NÃO ESTÁ PRESA

Texto: II Tim 2.1-13
Introdução. Há alguns anos quando aceitei a Jesus como meu Salvador, na minha inocência ministerial e no desejo de pregar as verdades de Cristo, tudo a meu ver parecia fácil. Mas, no decurso dos tempos, vi que não era como pensava, ou seja, descobri que nos conceitos de alguns falar de Jesus ou pregar as verdade de Cristo é coisa de poucos, e não de quem quer obedecer ao chamado de Deus.
Mas, de acordo com o que a Bíblia nos afirma o apóstolo Paulo já vivia crises dessa magnitude com a ascensão do Cristianismo. E mais tarde outros também viveriam a mesma coisa, ou seja, onde alguns se achando grande se auto titulam de guardiões da Igreja e do evangelho de Deus. Ou melhor, assim também expressou um grande homem de Deus, quem sabe, vivendo as mesmas coisas dessa natureza, disse ele:
“Se todas as portas de templos me fossem fechadas, se todos os púlpitos me fossem negados, ainda assim me sobrariam as ruas e as praças para proclamar e ensinar a Palavra de Deus”.
John Wesley
Dessa forma, quero escrever lhes alguns pontos importantes que você
Deve saber sobre o tema, ou melhor, talvez como outros as vezes somos impedidos em parte de fazer o que por direito e obrigação foi-nos imposto por Jesus aquilo que nos fora determinado. Ou melhor, a disseminação, e o ensino do Evangelho, que o seu alvo é alcançar aqueles que não conhecem a Jesus Cristo como Salvador – Is 6.6-8.

I-O QUE DEVEMOS FAZER PARA CUMPRIRMOS O QUE CRISTO NOS ORDENOU
Não existe outra escolha se não obedecermos ao “Ide Imperativo” que nos fora ordenado pelo Senhor Jesus Cristo (Mar. 16.15-17). Ficamos tristes quando ainda no pleno século XXI, encontramos barreira ministerial para que a Igreja de Cristo avance na anunciação do Evangelho aos perdidos. Ou seja, na época de Cristo e dos apóstolos, mesmo diante das adversidades, eles não se hesitaram, mas avançaram porque não tinham como preciosas suas vidas, e tão somente cumprir o que receberam da parte de Deus, ou seja, o chamado (Heb. 11.1-34).
Talvez devêssemos pensar, por que ainda há tantas barreiras no que tange a anunciação do evangelho, porque existam tantas burocracias quando se quer fazer a Obra do Cristo Vivo? Ora, é fácil a gente descobrir por que tudo isto que acontece na seara dos cristãos, na verdade alguns se intitulam donos da situação, ou seja, é aquela velha história, nem fazem e nem deixam alguém fazer. E com isto, sofre a Obra de Deus, e as pessoas que precisam ser alcançadas pelo Evangelho. Durante a minha vida graças a Deus sempre fui assíduo na Obra de Cristo, e já vi muitas coisas acontecerem, porém, se fazem menos do que deveríamos fazer, ou seja, principalmente na Obra missionária. No inicio da Igreja, e com o crescimento do Cristianismo, as perseguições vinham daqueles que se declaravam inimigos de Cristo, ou seja, onde cristãos foram mortos, outros queimados em fogueiras sem piedade. E hoje, não temos fogueiras, mas existem aqueles que se acham que podem manipular a Igreja, e em parte fazem-no sem nenhum receio, e com isto atrapalham a Obra de Cristo na terra.

II- FAZENDO PARA ALCANÇAR AS PESSOAS
Paulo, mesmo preso, sabia que suas faculdades mentais, sua boca, e sua consciência falavam mais alto, dessa forma não se acomodou, mas tão somente afirmou que mesmo preso, a Palavra não estava presa. O que é muito diferente nos dias de hoje, ou seja, os pregadores estão soltos, e a palavra parece que estar presa pelos conceitos de alguns.
Meu caro leitor escrevi este artigo porque diante de muitas conseqüências que ora, existem, são muitos os pregadores que estão soltos, mas não conseguem pregar e nem ensinar como deveriam. Tudo porque há por trás disso um sistema humano onde quem tem valor, ou pra eles só servem quem eles acham que deve pregar ou ensinar a Palavra de Deus aos perdidos. Principalmente quando às vezes fazemos parte de um sistema elitizado, ou melhor, onde quem só prega são aqueles que aos olhos de alguns foram os escolhidos.
Digo que, não existe coisa melhor do que termos a liberdade que recebemos de Cristo, (Jo 8.30-36). Lembro-me bem que, quando comecei a pregar o evangelho de Cristo, nem tínhamos som, nem microfone, ou seja, pregávamos nas praças e nas ruas daquela cidade. E as pessoas ouviam com atenção as verdades de Deus, e hoje posso glorificar a Cristo que muitas aceitaram-no depois que ouviram a Palavra do Evangelho de Deus.
Portanto, enquanto houver empecilhos por parte de alguns que nem fazem e nem deixam alguém fazer, as almas estão perecendo, e é preciso que alguém faça alguma coisa. E esse alguém é você, somos todos nós que recebemos de Deus a obrigação imposta, e determinável por aqueles que estão destinados à matança.

III-NÃO IMPORTA-NOS AS CIRCUNSTANCIAS, TÃO SOMENTE PREGUEMOS A PALAVRA
Enquanto alguns estão em busca de poder, e que sejam alvos da mídia ou qualquer coisa, não podemos ser igual a eles, mas que sejamos cônscios da chamada que recebemos do Senhor nosso Deus. Ou seja, o nosso compromisso deve ser com Deus, e a sua Infalível Palavra (Heb 4.12). Pois se não for assim, apenas seremos cristãos de fachadas, e que não temos nenhum compromisso com as verdades do Evangelho de Cristo.
Penso que, mais do que nunca, a Igreja de Cristo deve se mobilizar para que a mensagem do Evangelho chegue aos corações dos perdidos, ou melhor, que as marcas de Cristo sejam impetradas nas vidas daqueles que tanto precisam de salvação (Lc 19.10). A mensagem do Evangelho é a ponte de escape para aqueles que estão perdidos se não forem alcançados a tempo, e Deus não vai usar outros se não você e todos aqueles que creram em sua Obra vicária (Cruz). Creio que, se deixássemos de criar tantas barreiras, ou seja, burocracias religiosas, e outras coisas semelhantes, a Igreja hoje estaria muito maior, mas devido as imposições humanas e politicagem ela sofre as conseqüências.
Ora, quem já se viu que para se pregar o evangelho de Jesus, temos que perguntar aos pastores se devemos ou não, ou melhor, parece que não dependemos de Deus, ou não cremos na Obra de Cristo. É claro que, como membros do corpo de Cristo, somos sujeitos as autoridades (Rom 12.1-3). Mas, para falarmos e irmos à busca dos perdidos não podemos perder tempo e nem ficarmos atrelados a sistemas, ou organizações humanas, pois essas as vezes só atrapalham.

IV-É MELHOR OBEDECER A DEUS DO QUE A HOMENS
Como John Wesley, assim somos nós, ou seja, que tenhamos compromisso com as verdades de Cristo. Mas, até quando devemos obedecer aos homens? Desde que analisemos os fatos e não encontremos algo de errado em seus comportamentos, pois dessa forma nos convém a obedecermos a Deus, ou seja, ao “IDE IMPERATIVO” de Cristo Jesus.
Todavia, um dos pontos primordial na vida de qualquer cristão, é a sua obediência aos desígnios de Deus, sendo assim, também faz jus a obediência aos homens de Deus. Desde que esses não atrapalhem os conceitos de Cristo, e nem façam com que a Palavra do Evangelho fique estagnada, ou que dependemos de suas burocracias ministeriais.
Portanto, ainda que o inferno e os demônios queiram impedir a pregação do Evangelho jamais isso acontecerá, pois Maior é Aquele que nos ordenou que pregássemos e com urgência as virtudes de Deus, ou seja, a Palavra da graça Salvadora não está presa (Tit. 2.11).
Então, se você é um pregador (a), não se esquive, pois tão somente creia que a Palavra de Deus não está presa, use a ousadia que recebestes do Senhor e cumpra cabalmente o teu ministério porque há uma coroa de Glória que nos espera o qual o Justo Juiz (Deus) nos dará naquele dia. Glória a Deus!! (II Tim 4.6-8).

É proibida a reprodução desses escritos sem a devida autorização do autor, salvo pequenos trechos, e com a citação da fonte – Direitos autorais Lei 9.610/98 (Art. 184 do Código Penal).