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sábado, 5 de novembro de 2011

O ENSINO TEOLÓGICO INTERDENOMINACIONAL

  Visando uma melhora no contexto cristão, é importante que saibamos diferenciar na contextualização o crescimento de Deus na vida de sua Igreja. E, querendo conscientizar os obreiros e cristãos de que algumas “Faculdades e Seminários de Teologia”, ou melhor, têm se mobilizado no que tange esta premissa. Ou melhor, oferecendo a cada cristão e de diversas denominações uma visão cristocentrica.
   Não se pode aferir uma Faculdade ou Seminário como de boa qualidade, se não há uma conscientização universica no contexto da pedagogia cristã. Ou melhor, uma Igreja ou comunidade que se insere no contexto do ensino, mas tem uma visão “Denominacional” ou preconceituosa as demais Igrejas e denominações não perdura no que tange a contextualização do ensino cristão.
   E visando neste aspecto afirmamos que o ensino cristão e teológico devem ser inseridos de forma interdeminacional, ou melhor, nunca voltado a um sistema religioso, ou a tal denominação. Como Educador Cristão, tenho visto que há uma deficiência muito grande nas Igrejas e denominações quando se deixa de dá o devido valor ao esse mister. Ora, aqueles que usam de tais atributos para inserir no contexto do ensino da Palavra de Deus a sua denominação ao invés de universalizar o ensino, com certeza precisam aprender muito. Até porque, não encontramos na Bíblia nenhum nome de tal denominação, ou comunidade, ou seja, parece que agindo assim, as pessoas têm uma ideia preconceituosa de que há para cada Igreja um tipo de “Teologia”.

  Pensando nisto, comecei a analisar alguns fatores preponderantes no que tange ao ensino “Teológico nas Igrejas e denominações”. Ou melhor, o que tem causado tais comportamentos, destarte, é a forma de como as pessoas aprenderam de seus líderes do passado. Ou seja, os cidadãos se converteram e logo foram instruídos em parte de forma preconceituosa, o que podemos dizer arreda, e com isto trazem até hoje um ranço preconceituoso e cheio de vaidade teológica de suas Igrejas e denominações. Tanto isto é verdade que, há uma “Vaidade” e preconceitos entre alguns pastores e obreiros em suas denominações, ou melhor, quando eles pensam que só há salvação em suas Igrejas.

  Ora, Jesus enfrentou coisa semelhante, ou melhor, quando diante da Mulher samaritana, ela começou a se explicar com relação a sua conduta preconceituosa aos judeus e os judeus a eles também – Jo 4.1-24. Digo que jamais podemos agir dessa forma, pois Deus não faz acepção de pessoas, e isto numa visão universal. Mas, será que podemos nos adequar a Palavra de Deus? Ou é a Palavra de Deus que deve se adequar ao que pensamos?
  Pelo Contrário, somos nós educadores, líderes, e pastores que devemos nos adequar à Infalível Palavra de Deus. Um professor, um pastor, ou líder que procuram ensinar somente os atributos de suas Igrejas e sistemas religiosos nada sabem a respeito do sentido da educação cristã. E é neste aspecto que gostaríamos de lhe conscientizar para que você tenha uma visão melhor da importância da “Teologia no contexto da Igreja cristã”.
   É bem verdade que na qualidade de educadores temos a Bíblia como a base fundamental para uma “Teologia Ortodoxa”. Ou seja, nela e por ela o professor poderá tirar e nunca se eximir de suas responsabilidades diante de Deus. Destarte, não podemos pensar que numa sala de aula o professor é uma figura diferente do que na Igreja onde congrega, não, isto jamais deve passar pela nossa mente. E que, tenhamos sempre a consciência de que aquilo que ensinamos ou pregamos nas Igrejas e denominações, devem sempre ser pautados de acordo com os fundamentos de uma “Teologia Ortodoxa”.

   Dentro deste contexto, pode haver alguns questionamentos “Denominacionais”, ou melhor, quando alguns apresentam os “Dogmas e Costumes de suas denominações”. Ou que não nos exime de que respondamos a altura de tais questionamentos. Desde que os conscientizemos de que a importância do “Ensino na vida do cristão” está acima de qualquer tipo de discriminação religiosa ou denominacional.

  Há alguns anos quando iniciamos o nosso ministério que Deus nos outorgou por Cristo, e não sabendo de tais fatos, logo fui me aprimorando e buscando aquilo que mais precisava no meu ministério. Ou seja, procurei a me aproximar daqueles pastores que nos ensinavam bem e com fundamentos a Palavra de Deus, e é um privilégio para um aluno se prostrar diante de quem pode ensinar o que sabe. Ora, disse o sábio Salomão: “Ensina ao Sábio, e ele se fará mais Sábio ainda”. E em convergência com aquilo que Deus falou um sábio filósofo por nome Sócrates disse: “Uma coisa sei que nada sei”...
   Há àqueles que exercem a “Pedagogia Cristã”, o meu conselho é, sejamos sensíveis a necessidade do povo. Ou melhor, nunca desprezemos aqueles que estão sob a nossa responsabilidade como “Educadores” – não sejamos egoístas porque pertencemos a tal Igreja ou denominação, mas cumpramos de forma cabal e sem preconceito a Palavra de Deus, pois os homens não mudam porque somos os melhores, e sim, porque é através da Palavra de Cristo que eles serão libertos – Jo 8.30-32. “O saber trás o conhecimento, e o conhecimento a liberdade”.

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