Páginas

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

A GRAÇA SALVADORA A TODOS OS HOMENS...

“Porque a Graça de Deus se há manifestado trazendo a salvação a todos os homens”
Tit 2.11
No decurso dos tempos há uma tendência onde alguns não se dão conta de conhecer o que Deus determinou a eles. Ou seja, são muitos os que se fizeram de pregadores e ensinadores do evangelho, mas por que será que quase não se ver alguém falando do que significa o sentido da salvação.

Em matéria de salvação, estudando a "Soteriologia", ou melhor, nesta matéria descobrimos o que significa a salvação do ponto de vista Bíblico. Não essas falácias que vemos nos meios de comunicação, onde alguns se aproveitando da ingenuidade de seus membros e seguidores falam coisas que não existem na Bíblia. Destarte, mostraremos à luz da "Teologia Bíblica" o significado da "Graça de Deus".

I-A Salvação Revelada - Gen 3.15
Ora, quem nunca leu e nem estudou a Bíblia não conhece os marcos mais profundos da salvação, ou melhor, onde Deus se revelou aos homens de forma imensurável. E a Relevação de Deus foi em poder salvar o homem de seus meseráveis pecados (Rom 3.23; Luc 19.10).

A salvação não é algo ou merito do homem, ou que ele possa fazer para então alcançá-la. Infelizmente alguns se portam de forma que suas práticas anulam o plano redentivo de Deus, ou seja, com artifícios humanos. Ora, ninguém é salvo porque merece, ou porque é bom, não, e sim pela infinita Graça de Deus.

II-Fatores para se alcançar a salvação
1-A Fé, (Rom 10.17), é inadmissível alguém chegar -se perte de Deus se não tiver fé, ou seja, ela é o combustível para que os homens sejam capazes de entender o tamanho do favor que o Senhor fez à eles. Ou seja, o homem só pode se tornar salvável se fizer-se salvável, ou melhor, deixar com que Deus opere em sua vida o poder da fé (Ef 2.8-9).

Portanto, a salvação não é algo que só dependa de Deus, mas na maior parte depende daquilo que o homem decidir pelo livre consentimento de sua consciencia mediante a fé salvadora. Ou melhor, ninguém salva ninguém, e tão somente Cristo mediante a escolha que o homem faz sem hesitar a Graça revelada por Deus.

2-O Arrependimento, (At 3.19), Talvez haja alguém dizendo que tudo isto não é preciso. Mas, como alguém poderá se aproximar de Deus do jeito que estar, ou seja, sem demonstrar publicamente o "Arrepedimento"- Paulo disse: "Se com a tua boca confessares e com o teu coração crerdes serás salvo"- I Jo 1.7. Ora, o que significa arrepedimento, significa mudança de direção, ou seja, meia volta, ou melhor, quando o homem deixa o pecado e abraça a salvação ele alcança a Graça salvadora que é Cristo Jesus - Jo 3.16; Rom 5.8.

3-A Conversão a Cristo, (At 17.30-31), quantas pessoas que nada sabem a respeito da salvação, e ainda assim andam convencidas de que não precisam se converter a Deus de seus maléficos pecados. Ou seja, são ignorantes quanto a posição delas diante do Senhor, mas a luz da Bíblia as "As nossas iniquidades fazem divisão entre nós e o nosso Deus" disse o profeta Isaias. Portanto não existe um outro meio pelo qual devamos ser salvo se não por meio da Graça de Deus que fora derramada sem medida.

III-A Graça de Deus (Tit 2.11)
A Bíblia diz: "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não tem fim" - Lm 3.21. Podemos dizer que a "Graça e Misericórdia" andam juntas, ou seja, são atributos divinos a favor dos pobres pecadores. Ou seja, ninguém mereçe tais fatos imensuráveis à suas vidas, pois só praticamos algo que não agrada ao Senhor, e já nascemos condenados a morrermos sem Deus - Sal 51.10; Rom 3.23. Mas, somente pelo Infinito amor de Deus é que alcançamos a sua "Graça", ou seja, Ele (Cristo) se manifestou com poder para destuir a força do pecado que habitava dentro de nós. Ou seja, pelo poder do seu Sangue é que nos tornamo-nos aptos a bebermos dessa fonte que salta à vida eterna por Cristo - Rom 5.8; I Jo 1.7.

Portanto, A graça é um favor imerecido que Deus por meio de Cristo nos revelou, ou melhor, ainda que não praticavamos atos de justiça, mesmo assim, eles se tornaram justos pelo poder da reconciliação infinita que Cristo conseguiu fazer entre Ele e Deus por todos os homens - II Co 5.17-21.

Destarte, enquanto pelo pecado reinou a morte nos homens, pela força da Graça reinou Cristo dizendo que é o Caminho, e a Verdade, e a Vida - Jo 14.6. Ou seja, só não é participantes da bênção da salvação como promesso de Deus ao homens quem não quiser - Gen 12.1-4. A Graça de Deus se há Manifestado trazendo a Salvação a todos os homens -Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus sete selos; porque fostes morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, línguas e povo, e nação. E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra. Digno é o Cordeiro (Cristo), que foi morto, e de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força e honra, e glória, e ações de graças"- Ap 5.910, e 12.

É proibida a reprodução desses escritos sem a devida autorização do autor, salvo pequenos trechos, e com a citação da fonte – Direitos autorais Lei 9.610/98 (Art. 184 do Código Penal).