Páginas

sexta-feira, 9 de março de 2012

A VIDA OU A MORTE – QUAL A ESCOLHA?


   Entre os homens sempre há alguns que se acham, e outros os fazem de importantes. Mas, simplesmente são seres mortais que um dia nasceu e que também morrerão. Certa ocasião me veio uma curiosidade para pesquisar algo semelhante, ou melhor, de pessoas que eram famosas, mas a morte os sucumbiu.
   Talvez você esteja querendo compreender o cerne desse ponto de vista que ora, lhe escrevo. E na verdade quero expressar uma verdade que muitos ainda não sabem, ou talvez estejam esquecidos. Sim, esquecidos que todos somos seres humanos e que um dia também deixaremos este mundo.

   Mas, para muitos como eles deixarão, ou melhor, como muitos já se foram, e alguns sem esperança. Ora, diante do exposto aqui, não quero que você fique decepcionado com a vida, pois talvez essa seja uma decepção para muitos. Ou seja, não importa apenas possuirmos fama, dinheiro, sermos vistos pelos holofotes, mídia, sairmos nas melhores e primeiras capas dos jornais e revistas. E termos tudo o que o dinheiro pode comprar, sejam bens materiais como casas de campo, praia, etc.
  Mas, será que podemos parar e refletirmos o que a vida nos reserva? Ou pensa o homem que ele é simplesmente o semi-deuse ou que não morrerá? Sim, alguns vivem nesta situação, pois possuem tudo e algo a mais que o dinheiro pode comprar. Outros são tão arrogantes que pensam que nada disso passa, mas estão redondamente enganados com a situação que a vida nos reserva. É bem verdade que tudo o que o mundo nos oferece são preciosos aos olhos de qualquer mortal, mas seria conveniente que cada um reflita o que será depois que partirmos desse mundo para o além-túmulo. 

  Não estamos aqui fazendo apologia a morte, mas a mesma é uma realidade na vida de qualquer ser humano. É tão grave a situação do homem que se ele pudesse afastaria a realidade da morte de sua consciência. Destarte, bom seria que pudéssemos ajudar neste negócio, ou melhor, algo ontologicamente impossível a qualquer mortal. E por incrível que pareça, a morte é a única que não decepciona ninguém, ou melhor, ela não comete injustiça, pois como trata o pobre, o miserável,  o mendigo, também trata os poderosos, ou seja, os ricos, e milionários. Os famosos, aqueles que se julgam melhores que os outros porque possuem riquezas e fama.

    Ah! Que triste situação dos mortais, ou seja, desde o inicio de tudo que muitos e milhares e milhões já se foram, e não voltarão mais. E por que alguns se julgam dessa situação se achando que nunca encararão a realidade da morte, hein? Ora, ela um dia chegará a nossa porta, de dia ou noite, chovendo ou fazendo sol, na cama ou trabalhando, ou viajando, gozando do bom ou do melhor, rindo ou chorando, comprando ou vendendo, dirigindo ou não, a morte é uma realidade impossível de se afastar de nossa vida. Mas talvez você queira compreender melhor este texto que ora, escreve lhe. Pois é, a situação é extremamente difícil aos olhos e consciência humana, pois a vida é maravilhosa e ninguém quer deixá-la por nada. É tão real isto que se luta pela sobrevivência, ou melhor, até os animais por mais simples e humildes que sejam, querem viver. Assim também acontece com o homem, ou melhor, lutamos para sobrevivermos neste mundo aponto de pensarmos que somos imortais.
  Mas, diante de tudo isto, não precisa ficar estarrecido, e achando que escrevi lhe cena de terror. Não, simplesmente queremos dizer que aonde o Pecado abundou, a morte surgiu como sentença de condenação. Ou seja, “Paulo disse: Por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, por isto que todos pecaram e estão destituídos da Glória de Deus”- Rom 3.23.
   E a sua pergunta é: Ainda há esperança para mim, ou seja, em tal situação? É verdade, parece que não, mas a Bíblia nos apresenta a melhor e mais contundente esperança para todo aquele que crer na obra da salvação que há em Cristo Jesus – Jo 3.16. Certa feita o apóstolo Paulo disse: “Se esperarmos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis”. Então, diante disso podemos ter fé e esperança que há uma saída no final do túnel, ou melhor, que iremos deixar este tabernáculo (Corpo motal) sim, mas o mais importante termos a esperança que partiremos com Cristo e com Ele reinaremos. Essa promessa é tão importante para cada cristão que a Bíblia nos afirma que é “Bem-aventurados aqueles que desde agora dormem no Senhor”, ou melhor, morreram em Cristo Jesus. 

  Ora, mesmo sendo a morte uma realidade inegável a todos os seres humanos, ou melhor, sem qualquer acepção, mesmo assim, o verdadeiro filho de Deus tem a sua esperança fundamentada nos conceitos de Cristo. Todavia, há uma incisiva luz no fundo do túnel, ou melhor, Ele mesmo disse: “Eu sou a ressurreição e a vida, quem crer em mim, ainda que esteja morto viverá”. Ou melhor, para aqueles que guardam por esperança bendita a “Ressurreição de Cristo”, terá como sustentáculo da fé a primeira ressurreição no dia em que Deus os chamar (I Tess. 4.1-15). O problema neste mundo é que, as pessoas acreditam em tudo, e principalmente em conceitos religiosos, menos nas verdades de Cristo, porém, ficam confusas em certos assuntos e principalmente no que diz respeito ao misticismo.

  Destarte, é preciso que saibamos diferenciar a verdade da mentira, ou melhor, é da santa vontade de Deus que o homem viva, ou seja, nesta vida sim, pois para isto é que estamos aqui. Mas, devemos ter a consciência de que desta vida partiremos para uma melhor com Deus, ou sem Deus (Jo 14.6). Ou melhor, não é do interesse de Deus que o homem se perca, ou que morra em sua ignorância, e sim, que tão somente viva uma vida excelente aqui e depois a vida na eternidade com Deus. Todavia, é tanto isto que, Jesus veio a este mundo para concretizar o plano salvívico, ou melhor, o plano da salvação (Gal 4.4-5; Jo 3.16; Rom 5.1-2).

  Nesta vida temos a consciência de que a morte é uma realidade a qualquer ser humano, mas ela não é o fim. Portanto, ainda há esperança para você e todos aqueles que acreditam na obra da salvação de Deus, ou melhor, nada estar perdido, pois Jesus disse com muita propriedade, “Que ele veio buscar e salvar os que se haviam perdidos” – Lc 19.9-10.

  Concluindo tais pensamentos, dizemos que é próprio do homem ficar com medo da morte, mas isto não o fim de tudo, pois para aqueles que confiam nas promessas de Cristo jamais se curvará diante da morte. Ou seja, Cristo é a Verdadeira Esperança e a Vida, seja aqui ou além daqui. O Importante é o homem tão somente confiar nas eternas promessas que não podem murchar – I Pe 1.4.
 
É proibida a reprodução desses escritos sem a devida autorização do autor, salvo pequenos trechos, e com a citação da fonte – Direitos autorais Lei 9.610/98 (Art. 184 do Código Penal).