Páginas

quinta-feira, 1 de julho de 2010

QUE TIPO DE CRISTÃO É VOCÊ?

TEXTO: ROM. 12.1-3

Introdução. O texto que Paulo escreveu aos cristãos de Roma, ou melhor, à Igreja de Roma são fatos que ocorriam e hoje em dia no contexto atual não é diferente. Ora, como podemos saber pela Bíblia o que Deus exige de como devemos andar e nos comportarmos diante do Dele e do mundo?

I-A BÍBLIA, O MANUAL DE DEUS À CONDUTA CRISTÃ
Se alguém pensa que ser cristão ou aparentar que é, são prerrogativas para se viver sem que tome conhecimento de como deve andar, estar redondamente equivocado neste aspecto de vida. Pois, Deus é de ordem e decência, do contrário, como seria ou será que Ele exige de seus seguidores, ou melhor, diferente?
Podemos nos lembrar que, há alguns anos atrás ser crente, ou ter o nome de evangélico, e éramos tratados como carolas, quadrados, pobres etc. E hoje em dia virou moda se dizer que é crente ou cristão. Olhando neste aspecto até positivo, mas por outro lado há muitos que se dizem que são, mas estão longe de como a Bíblia diz o que é ser verdadeiramente um cristão que prime pelos conceitos de Cristo.
É óbvio que, há muitos cristãos que procuram andar conforme as ordenanças de Deus, ou seja, primam pelos conceitos éticos da Palavra de Cristo. Ora, dizer que é cristão, e até andarmos com a Bíblia na mão é uma coisa. Não estamos aqui julgando, e sim, dizendo haverá uma grande surpresa no dia do Arrebatamento da Igreja de Cristo. Pois, muitos dos que dizem que são cristãos, nem pensam sobre o fato da “Volta de Jesus”, ou seja, eles vão as Igrejas como uma espécie de bater ponto, ou melhor, para se conformar que está indo à Igreja, mas estão fora dos conceitos de Cristo. Jesus disse que, pelo fruto se conhece a árvore, ou melhor, se ela dá bons frutos, ou frutos ruins. Dizer que é cristão, mas se não houver provas disse, é muito diferente do ser, ou seja, não pelos conceitos humanos que iremos chegar no céu, e sim, pela obediência a Palavra de Deus. Ou seja, devemos ter a consciência que cada um deve se adequar ao que há na Bíblia, e não achar que é a Bíblia deva se adequar ao que pensa tais pessoas.

II- EXISTEM TRÊS TIPOS DE CRISTÃOS:
Diz Paulo: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento...” – Rom 12.1-2.
Ressaltamos que, o “Termo Cristão”, teve a sua origem com a ascensão do cristianismo, ou seja, algo que marcou épocas de grandes trevas na terra. Onde pessoas que se diziam que eram cristãs seriam mortas por aqueles que não aceitavam tal confissão. Mas, o que fez com que essa palavra tivesse um significado de peso, e que, por sua vez mudaria a história do cristianismo, foi cada um carregar consigo o estigma do Cristo Vivo, ou seja, daqueles que diziam que eram cristãos porque seguiam a “Doutrina de Cristo”.
Então, dessa forma, como haverá cristão sem que haja tal coisa, ou seja, algo semelhante? Penso que, ser cristão, é ser igual a Cristo, ou pelo menos seguidor de sua doutrina, e não seguir conceitos humanistas que estão fora dos padrões dos vernáculos de Deus. Não podemos aceitar que hoje se usem a Bíblia mais para manipular as pessoas do que para conduzi-las aos pés de Cristo, ou seja, estamos criando ou formando pessoas sem o verdadeiro sentido da palavra cristão. Também, não estamos dizendo que devemos andar como beatos, ou enclausurados como se estivéssemos dentro de quatro paredes e desligados de tudo e de todos, não, não é isto o que a Bíblia diz, mas que sejamos como luz que brilhe no meio das trevas. Dessa forma, vejamos os três tipos de Cristãos que encontramos na Bíblia conforma a incisiva palavra que Paulo escreveu aos cristãos de Roma:

a-O Cristão conformado;
É o tipo daquele cristão que em sua vida não há transformação de nada, ou seja, ele coaduna, concorda com tudo, não sabe separar o joio do trigo. Ou melhor, ser conformado, é aceitar tudo sem discernir os fatos, ora, se aceita o pecado com maior facilidade, e se torna um cristão padrão onde fica igual ao mundo – Leia Ml 3.18.
b-O Cristão Inconformado;
Esse tipo de cristão é pior ainda do que o primeiro, pois nem é uma coisa e nem outra, está mais para baixo do que pra cima, pois aceita tudo, ou seja, não faz separação do que é o mundo e seus prazeres, ou seja, é insensível as coisas de Deus. Podemos dizer que esse tipo de cristão é aquele que nem é água e nem vinho, tudo pra ele tá bem, ou melhor, é igual a Ló que o pecado batia na sua porta, mas nada fazia para se desvirtuar, é o tipo de cristão de Laudicéia, pois nem era frio e nem quente, e recebeu a censura por parte de Cristo. Ou seja, seria vomitado de sua boca por suas condutas diante de Deus – Ap 3.16.
c-E o Cristão Transformado.
É o tipo do cristão que, leva até o nome de quadrado, carola, mas carrega consigo o estigma de Cristo, ou seja, não obstante viver no mundo, mas pelo menos procura se comportar como uma luz que brilha no meio das trevas. Uma coisa sabemos que, fomos chamados por Deus a fazer a diferença, ou melhor, não há como misturarmos a água com o óleo, ambos não podem se misturar. Não estou dizendo que devemos viver como beatos, mas temos que ter as marcas de Cristo e glorificarmos o seu nome com o nosso comportamento. Já recebemos de Deus a direção a qual devemos tomar, ou seja, do que há em sua Palavra, pois não podemos pensar que enganamos ao Senhor, todavia, de lá Ele ver tudo. Fomos transformados para sermos e vivermos como a Bíblia diz, e não como queremos ou pensamos viver – II Co 5.17; Mt 5.13,14,16.

Conclusão. Estamos as vésperas da Volta de Jesus Cristo, haverá grandes surpresas, ou seja, naquele dia Jesus não levará consigo alguém por engano, pois alguns estão brincando com coisa séria. Pois uma das promessas de Cristo a Igreja de Filadélfia foi: “Ser fiel até a morte, dar-te-ei a Coroa da Vida...”. Que tipo de cristão é você, ou melhor, que vive só de aparência, acha bonito ser chamado de cristão, ou carrega a Bíblia simplesmente por que vai à Igreja no domingo, mas ainda te falta alguma coisa. Meu caro leitor, Deus me inspirou escrever este artigo no sentido de que, você e outros pensem na questão, pois o verdadeiro cristão está esperando o seu Amado chegar, e isto poderá acontecer a qualquer momento em nossa vida, ou no arrebatamento da Igreja. E você estar apto a esse acontecimento, se não, então ainda há tempo, pois Ele (Cristo) voltará e só levará aqueles que lavaram as suas vestiduras no Sangue do Cordeiro, então, prepara-te para te encontrares com o teu Deus (Am 4.12).

É proibida a reprodução desses escritos sem a devida autorização do autor, salvo pequenos trechos, e com a citação da fonte – Direitos autorais Lei 9.610/98 (Art. 184 do Código Penal).