Páginas

domingo, 9 de maio de 2010

A VIRTUDE DOS CRISTÃOS BEREANOS

Texto Jo 5.24 – At. 17.11
“Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha Palavra, e crê Naquele (Deus) me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida”.

INTRODUÇÃO
Ao analisarmos este texto citado e sacramentado por Jesus Cristo, é de ficarmos firmes em suas benévolas promessas. Pois como fundamento na vida daqueles que esperam em Deus, é um fator primordial termos a certeza de que a sua Palavra é quem nos sustenta à vida eterna. Dessa forma, vemos que os cristãos de Bereia foram considerados ou reconhecidos como os mais nobres, pois sempre deram a devida importância a Palavra do Senhor. Ou seja, não era como muitos que, param de ouvir e guardar no coração os conselhos divinos. E com isto, são presas fáceis daqueles que andam enganado com suas palavras mentirosas os que em parte não possuem experiência espiritual.

I-A PALAVRA QUE DÁ O CRESCIMENTO
Em todas as áreas da vida há fatos que nos comprovam de como devemos fazer para que haja o crescimento, ou seja, é como se colocássemos água na planta. Ela só sobrevive se cuidarmos bem, dando lhe todas as formas do que precisa para o seu crescimento. No âmbito espiritual não é diferente, pois a nossa vida só tem sentido a partir do momento em que reconhecemos que dependemos de Deus, e de sua Infalível Palavra – Jr. 17.7-8.
Não crescemos simplesmente por crescer, mas porque Deus permitiu e permite que Dele e por Ele cresçamos em tudo pela força de sua Palavra. Um cristão que há algum tempo estar na Igreja e nada muda em sua vida, ou permanece como chegou, falta lhe a essência da Palavra de Cristo em sua vida. Ter convicção é algo verossímil na vida de quem olha pra Cristo, e que pretende crescer em sua virtude espiritual.

II-COMO IMITARMOS OS BEREANOS
No contexto atual há como analisarmos os fatos e até tirarmos alguns dos exemplos dos bereanos, ou seja, quando cada um nos conscientizarmos daquilo que Deus exige. Ou seja, os nossos valores cristãos não estão sacramentados pelo o que dizemos, e sim, pelo o que somos capazes de fazermos a diferença entre os demais. Ora, os cristãos de Bereia tinham algo incomum dos demais cristãos convertidos ao cristianismo, pois bem, eles tanto ouviam como analisavam os fatos explícitos da Palavra de Deus pregada pelos apóstolos. E isto foi o que fez com que eles fossem citados pela permissão do Espírito Santo de que não é tão importante se ter o nome de cristão, mas se não faz jus, não há consistência espiritual. E sim, daquilo que cremos e somos capazes de fazer com que haja a diferença de nossas convicções de fé em Deus.
E isto, todavia, se preserva pelos conceitos de nossas convicções de fé, e que a mesma vem pelo “Ouvi, e o ouvir pela Palavra da Pregação” – Rom 10.17. Ou seja, quando não se dão a devida importância dessa virtude que nos transporta ao reino espiritual, ou seja, a comunhão, ao encontro com o Divino, jamais teremos sustentação na vida, se não recorrermos a virtude de sua Eterna Palavra – Heb 4.12. Ao contrário disso, perderemos a nossa identidade espiritual, ou seremos como os demais que dizem que são, mas não provam o que tem e nem no que crêem, portanto, não há consistência em suas vidas.

Todo cristão que busca a virtude da Palavra de Deus busca um tesouro de inestimável valor, pois dessa forma será comparado pelo Senhor como o “Homem que edificou a sua casa na Rocha...”, ou seja, vieram os ventos e as chuvas, mas por estar firme na Rocha não caiu a casa. Possuir a virtude dos crentes de Bereia é ser exemplo de fé, pois não existe firmeza espiritual se não houver a plena obediência à Palavra de Deus. Ou melhor, o cristão firme é aquele que por mais que as adversidades da vida batem em sua porta, mesmo assim, ele confia nas promessas do seu Senhor – Sal 125.1-2.

É proibida a reprodução desses escritos sem a devida autorização do autor, salvo pequenos trechos, e com a citação da fonte – Direitos autorais Lei 9.610/98 (Art. 184 do Código Penal).