Páginas

sábado, 24 de abril de 2010

O VERDADEIRO CULTO A DEUS

Textos: Rom 12.1-3; Jo 4.24
Introdução
Nunca se prestou tantos tipos ou formas de cultos a uma divindade como atualmente. Ou seja, o homem por ser um ser que sempre estar em busca de Deus, acha pra si conceitos ou como se adorar a divindade. E pensando nisto, alguns espertos, tendem a fazer com que as pessoas prestem o seu culto de forma completamente divorciada do que realmente encontramos na Bíblia.
Em primeiro lugar, é preciso antes de tudo saber o que estamos adorando, pois muitos dizem que estão ou mesmo adoram a Deus. Mas, suas formas de como adorar estão completamente fora do que diz a Bíblia.

I- O QUE NÃO É ADORAÇÃO
Adoração é muito diferente de como alguns cristãos dizem que adoram, ou melhor, ir Igreja é uma forma de você ter o objetivo à adoração, mas em si não se caracteriza a adoração propriamente dita. Ter anos de cristão, andar com a Bíblia debaixo do braço, fazer visitas etc, são sinais de um verdadeiro adorador, mas ainda não é adoração. Então, dessa forma podemos dizer que, alguns estão dentro de seus templos enclausurados convencidos, e não conscientes do que significa a verdadeira adoração a Deus.
Em primeiro lugar, desde os primórdios, o homem que fora criado a imagem e semelhança de Deus, esse sempre teve o desejo de ir ao encontro do Divino. E não existia outra forma se não o desejo impetrado dentro de cada adorador, ou seja, o Salmista Davi expressou isto quando disse: “Como o Cervo brava (clama) pelas correntes de águas tranqüilas, assim, suspira a minha por Ti ó Deus” – Sal 42.1-2.
A primeira coisa que o adorador deve se desprender de qualquer fator que não converge com o sentido da adoração, ou do culto ao Divino, ou melhor, ninguém pode dizer que adora quando: fica pensando em casa, na família, nos problemas, e quanto deve ganhar, ou mesmo conversando. A adoração é algo sublime quando assim levamos a sério o seu sentido, pois hoje em dia muitos dizem que estão adorando, mas suas práticas não conduzem com a verdade. Adorar também não significa estar condicionado a um sistema religioso, ou mesmo a uma determinada religião, ou Igreja, pois se alguém pensa assim, desconhece por completo o que diz a Bíblia sobre o assunto.

II-NÃO EXISTE LUGAR DEFINITIVO PARA SE ADORAR
Neste tópico, quero dizer que todo o lugar é certo para se adorar a Deus, neste sentido universalmente falando o Senhor não tem privilegiados à adoração a Sua Pessoa. Com isto cai por terra a teoria de alguns que, sem conhecer o sentido do serviço cristão, bitolam aqueles que sem saber se sujeitam a seus caprichos religiosos. E Jesus Cristo quando se encontrou com a Mulher de Samaria, ou a Samaritana no poço de Jacó ensinou o verdadeiro sentido de como devemos adorar a Deus. Dessa forma, quebrando o paradigma religioso que havia naquela região, quando de forma precisa respondeu a mulher que “Nem nesse monte, e nem em Jerusalém, adorareis o Pai (Deus). Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas, a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito em verdade” – Jo 4.20-24.
Todos aqueles que fazem questão de falar mais de seus templos, de suas denominações, e da forma como se procedem, talvez se atentassem para a Bíblia errariam menos. Ou seja, não é de hoje que há uma tremenda disputa por membros nas Igrejas e denominações, ou seja, há um mercantilismo evangélico religioso, ou seja, vence quem faz a melhor promoção religiosa ou quem der o maior grito, ora é tudo, menos a verdadeira adoração.
É a questão desses que pensam pouco, pois eles falam alto dizendo que a sua Igreja é a certa, e que as demais não passam de primos, do caminho, mas ainda estão fora. Portanto, todos aqueles que tem consciência do que significa realmente o sentido do “Servir a Deus”, não compactua com tais coisas, pois Cristo já derrubou a barreira de separação que havia entre Deus e o homem.
Diante da resposta precisa de Cristo a mulher de Samaria, fica entendido que, o verdadeiro lugar aonde se deve adorar é quando alguém se dispõe se dobrar diante do Senhor e buscá-lo de todo o coração. Embora que, entendemos que, os templos são os lugares que foram consagrados ao Senhor onde os cristãos servem a Deus com a sua vida de devoção espiritual.

III-O VERDADEIRO CULTO A DEUS
“Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito em verdade” – Jo 4.20-24.
Sendo o homem o centro de toda a atenção de Deus, é dele e por ele que se procede a forma de adoração, ou seja, esteja onde estiver. Sendo Deus transcendente e imanente, em qualquer lugar neste mundo podemos prestar o nosso culto proveniente da adoração ao Senhor. Todavia, há conceitos dentro da Bíblia que não podemos deixar de crer, pois a adoração só pode partir da criatura ao Criador. E foi nesta intenção que Deus criou o homem, ou melhor, para que o mesmo pudesse ter a capacidade de lhe prestar culto e adoração.
Ressalto que, todos aqueles que fazem questão de dá mais importância a seu sistema religioso esquecendo-se de seu fundamento principal, perde por desconhecer o sentido de servir a Deus. Ou melhor, não são poucos que dizem que servem a Deus, mas quando descobre que o seu irmão próximo não é de sua religião logo o discrimina, pensando os tais que possuem poderes para manipular Deus a seu bel prazer. Digo que, Deus sendo Um Ser Suficientemente Perfeito, não está sujeito aos caprichos de homens, e não coaduna com sistema onde alguns acham que podem manipulá-LO.
Há na Bíblia um exemplo a ser seguido por aqueles que compreendem o que significa o “verdadeiro culto a Deus”, pois quando Salomão terminou o Templo que fez para a adoração ao Deus dos Céus logo expressou o seu sentimento de adoração, então, Deus aparece a Salomão diz. “E se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha Face e se converter dos seus maus caminhos, então Eu ouvirei dos Céus, perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar. Porque agora escolhi, e santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja nela perpetuamente, e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias” – II Cr. 7.14-16. Então, dessa forma podemos entender que, Deus pode estar onde há alguém com o coração puro para buscá-lO e adorá-LO em espírito e em verdade, e em qualquer lugar desde que seja propício a essa finalidade. E para aqueles que ainda estão como os judeus praticantes das leis rabínicas, o templo, ou Igreja, fora feito pra o homem prestar culto, pois é nele que o homem pode ter e sentir o seu encontro com o Senhor. Vejamos o que disse Paulo: “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens. E nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas” – At. 17.24-25.
Portanto, dessa forma, podemos ter a consciência que o Deus verdadeiro pode habitar e receber a adoração daqueles que o buscam com um coração perfeito, ou seja, em reverência a sua Pessoa. Pois o culto verdadeiro ao Senhor deve partir daquele adorador que o adora com raciocínio, ou seja, com inteligência e em verdadeiro sentimento de amor ao Deus dos Céus – Rom. 12.1-2.

É proibida a reprodução desses escritos sem a devida autorização do autor, salvo pequenos trechos, e com a citação da fonte – Direitos autorais Lei 9.610/98 (Art. 184 do Código Penal).