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domingo, 10 de julho de 2011

O HOMEM – OBRA PRIMA DA CRIAÇÃO DE DEUS

Texto áureo: I Ts 5.23
Introdução: Há na Bíblia uma incisiva confirmação da criação do homem, e de acordo com os princípios divinos, Deus o criou com tríplice características; que são as seguintes: Corpo, Alma e Espírito.

I- A DESCRIÇÃO BÍBLICA DA CRIAÇÃO DO HOMEM – Gen 1.2-28;2.7
Segundo os preceitos Bíblicos, Deus criou o homem da terra conforme o relato de Gênesis 2.7; em que o nome Adão (pessoa) é derivado do termo hebraico adamah (pó, terra vermelha). E seguindo as fontes de informações, é de esperar o que algumas ciências diz a respeito do homem;
a)- A antropologia diz: O homem é um ser vertebrado bípede, e membro de uma ordem especial de mamíferos, cuja raça se evoluiu de pequenos primatas.
b)- A Psicologia diz: O homem é dotado de emoções, sentimentos, afetos e capacidade para raciocinar.
c)- O Materialismo diz: O homem é uma forma de energia física sujeita à dissolução final; ou seja, morrendo logo tudo se acaba.
d)- A Filosofia diz: O homem é um ser pensante, capaz de desvendar os mistérios metafísicos que pode até levá-lo à sua origem.
e)- E Teologia diz: O homem é uma criatura dotada de parte material e parte imaterial. Ele é dotado de livre-arbítrio; tem poder para dizer sim ou não a tentação e conseqüentemente ao pecado (Gen 4.7).

I- HOMEM = O Vocabulo alemão é: “Mensch” que está relacionado com “Man” (Varão) que quer dizer ser pensante.
Não se conhece também com exatidão o sentido originário do termo grego que é interpretado hoje como “Rosto varonil”, mas que anteriormente foi interpretado como o que “Olha para cima ou para frente”. Ou seja, o coração do homem sempre estar em busca de Deus, um Deus que ele julga está à cima de si (At 17.27). E o termo latim “Homo” (Húmus) significa nascido da terra.

II- HOMEM FORMADO = e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida...
Primeiro Deus formou o uma estátua inerte, imóvel, depois lhe infundiu a vida. O que não podemos confundir esse fôlego de vida com o Espírito de Deus. O que o homem recebeu de Deus foi o implante da própria vida. Duas palavra gregas nos explicam esse pormenores as quais são:
a)- Pneuma que significa ar, vento, ou seja, nesse termo está relacionado ao espírito humano.
b)- E Ruach que está relacionado ao Espírito de Deus.
III- PARTE MATERIAL DO SER HUMANO - Corpo= Como já dissemos que, o homem é composto por duas partes, as quais são: a material (corpo que no grego quer dizer “Soma” e a parte imaterial que quer dizer alma, e espírito “Psyche” Alma, e “Pneuma” espírito).
Vejamos alguns pontos importantes do corpo humano:
a)- O corpo material criado do pó da terra tem uma dimensão física que possui 208 ossos, e 500 músculos.
b)- O peso do sangue de um adulto é de 15 quilos. O coração ordinariamente tem o diâmetro de 15 centímetros.
c)- Bate 70 vezes por minutos, 4200 por hora, 100,000 mais ou menos em cada vinte e quatro horas e 40.000.000. por ano, sem interrupção; cada pulsação desloca 44 gramas de sangue, ou seja, esse deslocamento, em 24 horas, é de 5.850 quilos diários; e faz circular o equivalente a dois mil galões de sangue pelo espaço de 19.200 quilômetros de veias todos os dias; e em doze horas cria energia necessária para levantar o peso de sessenta e cinco toneladas a uma altura de trinta centímetros.

IV- PARTE IMATERIAL DO HOMEM – Alma e Espírito
Há uma base teológica por parte de alguns comentaristas no que diz respeito ao homem, ou melhor, são os defensores da “Dicotomia”.
a)- O termo Dicotomia, significa uma divisão em duas partes (Grego dicha, em dois; temnein, cortar). Ou seja diz essa teria que no homem não há outras substancias: Todas são alma e espírito. Eles consideram a parte imaterial de duas maneiras, tendo dois nomes: Alma, vida individual e consciência, que possui e anima o corpo; espirito, agente moral e racional que pode ser influenciado por Deus.
Em que se baseiam:
a)- Na criação, quando o corpo tornou-se possuído e vitalizado com a inspiração do sopro: corpo e alma, e nada mais.
b)- No testemunho da consciência, que segundo eles é favorável ao dicotomista.
c)- No uso intercambiável dos termos al e espírito, no Antigo e Novo Testamento: Gen 41.8; Sal 42.6; Jô 12.27; 13.2; Mat 20.28; At 7.59; Lc 8.55
d)- Na morte, descrita como entrega do espirito ou alma a Deus: Sal 31.5; Lc 23.46;At 7.59;Ap 6.9.
O que não podemos aceitar de acordo com o ponto de vista bíblico porque assim estaríamos abrindo uma porta para a aceitação de teoria da evolução, ou seja, tudo terá fim sem volta. Se isso fosse verdade a Bíblia não estaria certa; porque o homem só poderia ter uma percepção de Deus em sua forma terrena, e a parte imaterial? Ou seja, só adoraríamos a Deus, oraríamos, e serviríamos sós aqui.

V- A TRICOTOMIA BÍBLICA – I Ts 5.23
Sem fugir da lógica Bíblica, aceitamos sem fazermos quaisquer comentários que vão além de nossa imaginação, pois, sabemos muito bem que, há no homem (corpo, alma, e espírto). E dentro dessa triu-nidade falaremos da Tricotomia:
a)- O termo Tricotomia, significa “uma divisão em três partes” (Grego, tricha= em três partes “+ temnein=“cortar”).
A terioa da tricotomia afirma que o homem é composto de três elementos a saber: Corpo, alma, e espírito.
a)- O que é Corpo?
Corpo é a parte material, instrumento, agente ou tabernáculo por meio do qual a alma e o espírito operam.
b)- O que é a alma?
A Alma vem do (grego psyche), principio vital e sede da personalidade, afetos, apetites, sentimentos e memória.
c)- E o que é o espírito?
O espírito vem do (grego pneuma) que entendemos que é o princípio de vida racional e moral, sede da razão, da vontade e da consciência moral.
Embora o espírito e a alma freqüentemente sejam usados intercabiavelmente, são algumas vezes usados em contraste ou de maneira a não poder um termo substituir o outro.
O autor aos hebreus foi mais profundo quando disse que “A palavra dividem alma e espírito”, isto significa que ambos são distintos entre si – Heb 4.12 . Enquanto que o espírito é a faculdade intima da relação do homem com Deus,e a alma é em suma parte que expressão a personalidade externa do homem como: Alegria, ódio, afetos, amor, etc.
Obs: Nota Teológica – A diferença não está na formação orgânica do homem, mas na sua constituição interior. Os animais são seres vivos, mas não possuem espírito. Eles não têm consciência de Deus, e nem de si, e a sua vida estar no sangue no sentido animalesco Deut 12.23;Lv 17.14, que logo que morre deixam de existir (Ec 3.19-22). O espírito do homem que nele habita tem consciência de Deus.
Não podemos aceitar a teoria da dicotomia, porque assim estaríamos contrariando os princípios da Palavra de Deus, pois a Bíblia é clara em dizer que o homem é composto de: Corpo, alma, e Espírito (I Ts 5.23).

Texto: I Co 6.12-20
I- A NATUREZA MATERIAL DO CORPO
De tudo que há na terra existem no corpo humano, e isso nos prova de qual matéria foi formado o corpo (Gr Soma). Todo elemento químico encontrado no homem pode ser encontrado na terra.
- A formação do corpo humano segundo a ciência:
O Corpo bioplamastico, como se vê, independe do corpo material. É anterior a ele, e permanece posterior ao corpo físico.O corpo Bioplasmático (Bio= vida) gera o corpo hiloplasmático (Hylé)= matéria.
A vida (Do gr. Bios) pode ser considerada, como energia pura, descongelada, ao passo que a matéria (do gr. hylé) é energia congelada, segundo as conhecidas palavras de Einstein.
O corpo de Jesus era bioplasmático, isto é, um corpo gerado pela vida, enquanto o corpo do grosso da humanidade é hiloplasmático, isto é, um corpo gerado pela matéria.
Sendo que Jesus é o homem gerado de um modo 100% humano e 0%¨animal, ele se intitula a Si mesmo de O Filho do Homem, ao passo que o resto da humanidade é filha de Mulher. Jesus não diz que ele é filho de homem, mas, do Homem (Deus), isto é, Filho de uma fecundação 100% humana e 0% animal.
O termo Filho do homem para Jesus, significa ser produto de uma fecundação Bioplasmático, isto é, uma fecundação 100% humana e 0% animal.

Sendo o corpo uma material, é vulnerável a qualquer coisa, ou seja, não está livre de passar por situações difíceis, pois é pó. Já é de se entender que, sendo do pó (Hylé) matéria isso significa que na natureza humana não existe algo superior que não se possa deteriorar, há fraquezas no corpo, que vem pelos instintos da “Alma e espírito”. E o objetivo que o cristão deve ter é, controlar “ESSE” corpo (Hylé= matéria) para que de uma maneira gloriosa possa glorificar a Deus. Usando tudo que há de relevantes, pois, “Somos templos de Deus”.


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A FAMÍLIA E A CRIANÇA NA IGREJA

Texto Bíblico
Deut. 11.18-21
Introdução
A criança deve ser educada dentro dos moldes da palavra de Deus, e para isto, é preciso que tenhamos uma visão que abrange todas áreas para o bom andamento educativo.
Uma criança para ser educada precisa de sérios cuidados, todavia, são necessários certos princípios que venham trazer um bom desenvolvimento à criança. Inúmeros fatores são importantes, mas tudo isto se faz pelas diretrizes educacional, e para tanto, os pais devem primar por tudo o que seus filhos devam aprender. De princípios os pais são os primeiros educadores, pois é dentro do lar que a visão educacional chega como fator concreto na vida da criança.

I- QUANDO DEVEMOS ENSINAR A CRIANÇA
A tarefa de educar não fácil, mas para isto é que fomos chamado por Deus para ensinarmos aos nossos filhos tudo aquilo que eles precisam aprender para a vida. Na verdade a idade certa de passarmos as devidas informações a eles é desde a tenra idade, embora que, há diversos fatores que contribuem para o bom desenvolvimento da criança. Também não podemos achar que devamos ensinar tudo, só porque há conceitos errados que a criança deve desde sedo aprender para saber mais. O que devemos fazer é que eles aprendam desde logo a “amar a Deus”, trazer-lhes na consciência que eles são tanto quanto importante para Deus como nós também.

a)- Os Filhos aprendem:
1)- Motivados. É por meio da motivação que a criança se sente valorizada, uma criança que não tenha consciência disso jamais se interessará para aprender.
2)- Respeitados. Qual o animal irracional que sendo mal tratado fique no lugar, assim também é a criança, onde existem amor, carinhos, ternura, e compreensão ai é onde a criança sente segura e feliz para desenvolver o aprendizado.
3)- Quando falamos. Falar é um fator de grande relevância à educação da criança, um lar onde os pais não trocam o fator “Comunicação”, raramente existirá um vinculo conversa para a criança. E isto tem afetado o fator psicológico de certos meninos e meninas, embora que alguns já trás consigo em sua personalidade. Às vezes queremos mandar que eles parem de falar, porque estão atrapalhando, mas quando compreendemos que isto é importante para a desenvoltura da criança é que mudamos de opinião.
4)- Quando ensinamos pela ótica da visão. Hoje em dia as coisas estão um tanto quanto mais fáceis do que antigamente. As crianças amanhecem o dia vendo televisão, computador, e todos tipos de coisas que muitas vezes trazem sérios prejuízos a elas. Segundo os estudiosos, eles dizem que, se aprendem mais quando observamos, ou seja, é vendo que assimilamos. Mas, o fator visão era implementado de maneira arcaica do ponto de vista de hoje, ou melhor, era nos “portões da cidade” como um marco histórico. As leis de Deus era ensinadas em casa, e como regra e prática que devia estar em pontos estratégicos para os estrangeiros.
5)- Quando os pais sempre ensinam. O ensino nunca deve ser dado de vezes em quando, e sim todos os dias, meses e anos, pois para o saber não existe um espaço. O Lar é o lugar mais apropriado para que haja a educação, ou melhor, quando houver uma oportunidade dentro daquilo que devemos passar para nossos filhos,e que façamos com toda a dedicação.
Eu me lembro de coisas que meus pais nos ensinaram quando éramos pequenos, e que até hoje não me esqueci, todavia, foi muito bom pra que eu tivesse uma boa educação no que eles puderam nos dar.

II- PROMESSAS DE DEUS AOS PAIS
Se negligenciarmos aquilo que foi dito pelo Senhor nosso Deus no que tange a educação de nossos filhos, pagaremos muito caro diante do Senhor. E para tanto, são necessários que haja:
1)- A condição da doutrina. Ninguém vive sem a doutrina, pois ela é muito importante para o aprendizado da criança.
2)- A vida longa para todos da família. A benção de Deus não estar somente impetrada a família atual, não, e sim, a sua descendência. V 21ª , há promessa de Deus de termos vida longa, se cumprirmos com o nosso dever diante dos santos mandamentos da palavra de Cristo Jesus.
3)- A benção dos céus pela palavra – V 21b. Existem muitas bênçãos de Deus para o povo do Senhor, ou seja, não somente bênçãos terrenas, mas materiais também.

III- ENSINADO NO LAR PELA DISCIPLINA
A disciplina é algo que muitos ainda não sabem de sua importância, ou seja, pra alguns pais, a disciplina é tratar a criança com rigor, falando e impondo o que eles ainda não entendem. A disciplina deve ser dada à criança desde a sua tenra idade, ou seja, é de criança que o disciplinado é moldado para crescer sabendo entre o certo e o errado. Mas também, a disciplina só pode ter sentido na vida das crianças, se os pais for exemplos de disciplinas. Parece que não, mas os filhos se espelham muito nos pais, por exemplo: Quando os pais não permitem que peçam algo sem suas permissões; seja, presente, coisa de comer, etc.
Ensinar bem a disciplina é de suma importância aos filhos, pois fazendo assim é que estamos plantando para que eles venham colher amanhã. Ninguém pode deixar de fazer algo guando sabe que deve fazer; ou ninguém poderá fazer sem nunca ter aprendido. A disciplina não é somente tratarmos a criança como se fosse uma ditadura militar, e sim tratá-las com amor, carinho e muito respeito.

IV- O EFEITO DO ENSINO DA PALAVRA DE DEUS
A criança não tem senso de saber o que deve fazer ou deixar de fazer, ou seja, não tem poder de decisão em sua vida. Os pais devem saber que lhes cabe total controle nesse sentido, pois nas escolas seculares não sabemos na verdade o que eles estão aprendendo no sentido geral. Até porque a maior parte de nossos professores não são evangélicos, e com a ideologia cética tendem incutir nas mentes das crianças ensinos perniciosos.
Exemplos: Festas pagãs: Como festas juninas; danças de capoeira, etc.
Por esta razão, se não ensinarmos as crianças o bom desenvolvimento da palavra de Deus, elas não terão consistência para saber escolher no futuro entre o certo e o errado.
1)- V 12 = Ensinar a palavra de Deus
2)- V 12 = Ensinando pelos meios visuais
3)- V V 12,13 = Ensinado com oração e a graça de Deus
4)- V V 12,13 = Ensinando no temor e obediência a palavra de Deus

V. A CRIANÇA NO ENFOQUE GERAL
Nunca podemos perder de vista esta realidade, todavia, a criança é quem deve ter a prioridade no que tange nossos cuidados, e jamais ficar a mercê da sorte.
Exemplos: Devemos formá-las na vida:
a)- Cristã (Ef 6.4).
b)- Socialmente, ou seja, mostrar para a criança que ela é um ser social.
c)- Moralmente, ou seja, mostrar que a sua vida faz parte da ética da moral.
d)- E Intelectualmente, ou seja, que ela pode vir aprender e ter uma vida intelectual como qualquer outra criança.
1-Dentro destes enfoques. É preciso que tenhamos uma visão tão quanto importante no que diz respeito ao papel da mãe, parece que não, mas as mães devem a priori valorizar os seus filhos. Dando a princípio todo carinho, amor e ternura, pois a maior parte do tempo são as mães que cuidam delas, e é preciso que aprendam bem e se sintam amparados pela proteção materna.
2- Jesus e a criança. Quem pôde dizer que Jesus nunca deu valor tanto moral e espiritual a criança, e que sempre as tratou com muito amor e carinho, pois Ele bem sabia do que precisava a criança. Valorizar a criança é respeitar a si próprio, todavia, quem maltrata uma criança, mata, é porque não tem Deus na vida, será punido duas vezes, nas leis dos homens, e conseqüentemente na “Lei” divina.
3- A Igreja e a criança. A igreja também tem grande papel na formação da criança, pois cabe aos responsáveis total responsabilidade no que tange a educação das crianças. Existem igrejas que possuem uma enorme organização, e apresentam seus cultos de maneira formal que não dão a devida atenção para a educação de seus membros, e nem tão pouco a formação de suas crianças. E agindo assim, elas vão cometendo graves erros de omissão, pois deixam de fazer o que é mais importante, para criarem somatórios de regras.

Conclusão. Que Deus possa nos ajudar para que venhamos a cumprir com o nosso dever diante do Senhor, e ensinarmos bem as crianças os conselhos da palavra de Cristo em seus corações.

Biblografia:
Bíblia- FERREIRA,João de Almeida


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