Páginas

segunda-feira, 26 de julho de 2010

O SILÊNCIO DE DEUS

Texto Sal 23.1-6
“Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque Tú estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam”.
O salmo 23 é um do mais lindo citado na Bíblia, e também um dos mais recitados por cristãos devotos a Deus. Ou seja, amado por crianças e pessoas mais experientes na vida.
Mas, parece que não, sem saber do por que Davi citou ou cantou o salmo 23, pois os salmos em si eram cantados e recitados. Alguns não atentam para a sua profundidade que há neste salmo, pois se pararmos para analisar seu significado descobriremos grandes lições à nossa vida.
Embora que, o primeiro, o segundo, e o terceiro, nos dão sensações de segurança, proteção, alivio e descanso, ou seja, é o que todos nós queremos e pedimos ao Senhor. Mas, quando paramos no número 4 as coisas mudam, ou melhor, ele exterioriza todos os sentimentos de sua vida, pois estava vivendo no deserto da vida.
Davi tinha razão para expressar o seu sentimento, ou seja, de perda, de perseguições, de frustrações, e de angustia, pois mesmo assim expressava viver no deserto. Mas, a sua fé em Deus superava suas frustrações e angustias, ou seja, dizia não se abater com todos os problemas que cercavam a sua vida.
Como Davi, quem nunca passou por frustrações, angústia e perdas, pois já vivi isto, ou seja, todos vivemos na vida fatos dessa magnitude. Deserto é o mesmo que vale, pois ambos expressam tristeza e solidão, mas a confiança do Salmista era superior a tudo o que ele estava passando.
O cristão que tem fé no Deus de Jacó, não pode se abalar diante das adversidades da vida, pois Jesus também viveu no deserto ou vale, mas Ele venceu-os para então nos dizer que ainda que estejamos no vale, tem poder para nos elevar as montanhas e vales verdejantes. Talvez você esteja passando pelo deserto ou vale das enfermidades, do desemprego, das perseguições e pensas que não vai vencer, ora, Maior do que qualquer coisa é o Deus de Davi, Isaque, Abraaão e Jacó. Pois não existe nada neste mundo que nos fará perder a esperança que há Nele (Cristo), pois Ele mesmo disse: “Pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria que se não compadece dele, do filho do seu ventre? Mas, ainda que esta se esquecesse, Eu (Deus) todavia, não me esquecerei de ti – Eis que nas palmas das minhas mãos te tenho gravado; os teus muros estão continuamente perante mim” – Is 49.15 e 16.
Parece ilógico, mas às vezes Deus permite que a gente passe pelos desertos e vales, e pensamos que nunca de lá sairemos. Ou seja, clamamos, e nem sequer ouvimos um sussurro, os amigos não se portam conosco, e até achamos que Deus não nos ouve mais. Ora, diante de tudo o que escrevo às vezes o silêncio de Deus não significa que Ele não está nos ouvindo e nem vendo a situação. Talvez você esteja passando por isto, mas o silêncio de Deus são lições espirituais que Ele nos ensina.
Portanto, ainda que a sombra da morte esteja em volta de nós, é O Senhor Jesus Cristo que nos livrará dela, ou melhor, não tenhas medo, pois as promessas de Deus são grandes sobre a nossa vida. Vejamos que todo mundo passa por lutas e provações, ou seja, não somos melhores do que Cristo, pois Ele também passou tudo por nós lá na cruz do calvário, mas venceu – Ap 1.18.
O Silêncio de Deus é em suma, lições que Ele deseja que nós aprendamos, ou melhor, nada acontece em nossa vida por acaso, ou seja, Ele permite isto para nos dizer que dependemos Dele para tudo em nossa vida – Jo 15.5. E o mais importante é que, Ele (Deus) também está conosco no deserto e vale, mas de lá nos tirará e nos levará ao alto das montanhas - Glória a Deus!

É proibida a reprodução desses escritos sem a devida autorização do autor, salvo pequenos trechos, e com a citação da fonte – Direitos autorais Lei 9.610/98 (Art. 184 do Código Penal).

ESTARÁ A IGREJA PASSANDO POR CRISES DE VALORES?

Texto Malaquias 3.18...
Introdução
Num desses dias me deparei com uma pessoa que nos disse algo que é de deixar qualquer cristão triste. Pois bem, essa pessoa nos comentou de fatos verídicos do que acontece, ou melhor, daquilo que ocorre no contexto da Igreja.
Ora, curioso em saber da indagação daquela pessoa lhe perguntei do que se tratava, foi quando a mesma disse que estava decepcionado com tudo o que estava acontecendo em sua Igreja. E ainda disse que, não só lá, mas nas outras também. Ou seja, de líderes que usando seus cargos para se beneficiar de tudo o que a Igreja possa lhe dar. E se achando no ápice do poder trata os mais humildes sem nenhum respeito, ou seja, aquém lhes interessa tudo bem, mas aqueles que não têem nada a oferecer tratam como se fossem mercadorias.

Olhando a luz da Bíblia, vemos que desde as épocas passadas, há uma divergência de valores entre os homens. Ou seja, só vale nos conceitos de alguns quem tem, ou melhor, pois poderá oferecer algo a eles. E onde existem pessoas há a discórdia, a disputa pelo poder, ou seja, quem for mais forte poderá conquistar o seu espaça. Esse estigma aconteceu com a conquista de “Roma pelo Império Romano há séculos passados. Onde segundo as fontes históricas são contundentes de que o Império romano foi conquistado pela força, ou seja, onde milhares de pessoas foram mortas para que os tiranos se mantessem no poder.

Ora, quando analisamos os valores cristãos, ou seja, aqueles que nos foras outorgados por Cristo, um cristão sensato jamais vai se adequar a um sistema que está aquém dos conceitos Bíblicos e cristãos. Pois os valores de Cristo estão acima de qualquer fato humano, mas alguns não tendo isto como fator principal logo agem sem olhar as conseqüências.
“...Para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a Igreja do Deus Vivo, a coluna e firmeza da verdade” – I Tim 3.15.
Ninguém se engane, ainda veremos coisas que jamais pensaríamos, pois já os fatos nos afirmam que Jesus está voltando. Mas, a Igreja que é o fundamento de Deus ao seu povo não será abalada e nem derrotada por aqueles que não primam pelos valores cristãos. Ainda que tenha que passar por lutas e provações, ou seja, que seja como a Igreja de Filadélfia (Ap 3.8-12), mesmo assim ela tem a proteção de Deus, pois é indestrutível. Ela não está firmada nos preceitos de homens, nem depende de suas posições quanto a sua trajetória, pois Ela nasceu na sombra da Cruz, pois possui os anais da redenção em sua vida, não será abalada porque tem a proteção do Deus de Sião (Sal 46.1-11; Sal 125.1-2).

Ainda que alguns venham sofrer ou perder qualquer coisa, mesmo assim, não perderemos nossos valores, ou seja, há dentro de nós as marcas de Cristo. Ou seja, que por elas seremos um diferencial pra este mundo que não sabe diferenciar o certo do errado. O homem acha que pode viver sem os valores éticos e cristãos, mas na vida ou no transcorrer da mesma veremos a diferença, ou seja, “De quem serve a Deus, ou de quem serve ao mundo...”. Lembrando com isto que, há uma diferença, pois se assim não fosse a palavra cristão não teria sentido, pois por sua vez a palavra cristão em seu sentido etimológico significa “Seguidores de Cristo”. Aqueles que abraçaram a viver de acordo com a doutrina de Cristo, e andar como Cristo é viver de segundo os seus preceitos, do contrário, não haverá sentido termos o nome de cristão, e não fazemos jus o que professamos – Mt. 5.16.

Perdem-se os valores quando não damos a devida atenção aos mais humildes, ou quando não nos preocupamos com o nosso semelhante, e isto nos conceitos de Cristo é inadequado. Aprendemos que, Ele tanto deu atenção ao pobre, como a rico, ou seja, neste sentido aprendemos que não havia diferença de valores entre as pessoas pra Cristo – (At.10.34; Luc. 10. 25 - 37). Pensando nisto, ainda podemos indagar a questão neste aspecto, ou seja, podemos afirmar que lá no céu haverá discriminação, diferença, no trato de Deus com o seu povo? Clara que não, pois se não somos capazes de aprender a nos respeitarmos aqui, nem lá chegaremos, ou só teremos algo como escape. Uma coisa sabemos que, a melhor escolha que devemos fazer é procurar a cumprirmos com que Deus exige de cada um de nós enquanto estivermos aqui. Porque depois só Deus sabe como será, então, os valores cristãos, que são os valores de Cristo estão acima de qualquer argumento humano, portanto, que cumpramos de forma que o nome do Senhor seja glorificado em nossa vida.
A Crise sempre baterá a porta de qualquer um, mas jamais podemos nos curvar diante de seus obstáculos, pois temos a certeza que Deus nos guiará a pastos verdejantes e com a sua mão seremos guardados de tudo aquilo que não agrada ao Senhor...

É proibida a reprodução desses escritos sem a devida autorização do autor, salvo pequenos trechos, e com a citação da fonte – Direitos autorais Lei 9.610/98 (Art. 184 do Código Penal).