Páginas

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A TEOLOGIA MAL APLICADA

Desde a história da Igreja cristã tem havidos discussões sobre o tema supracitado, ou melhor, o que realmente é o papel da Teologia.

Pois, sabemos que no período da Igreja, ou melhor, quando a doutrina cristã não era vista e nem praticada como nos dias de hoje, e ainda assim, alguns se fazem detentores dos conceitos teológicos. Ou melhor, algumas denominações se fazem donas das verdades de Cristo, e com isto procuram manipular a sociedade cristã de acordo com o que eles pensam e não como a Bíblia diz.

Analisando tais coisas, podemos dizer que tudo isto é prejudicial à saúde espiritual da Igreja, ou melhor, como nos diz a Bíblia que fomos chamados à liberdade com que Cristo nos libertou (Jo 8.32-36). E por que haveremos nos submetermos a posições de homens que não são éticos no que falam e fazem? Ou seja, a verdadeira “Teologia cristã” é aquela que é falada, escrita, e ensinada sem qualquer tipo de preconceito.

Diante de tudo o que vemos o que você pensa sobre a questão, ou melhor, será que podemos nos conscientizar dessas verdades de Deus a nossa vida? Ou será que não é hora do povo de Deus se conscientizar desses conceitos da Bíblia e viver uma vida plena na presença de Cristo?

Destarte, queremos explicar lhes alguns pontos do que realmente gostaríamos que você analisasse e recorresse a Bíblia, pois uma verdadeira “Teologia” é aquela que tem no seu bojo os conceitos de Cristo que foi incisivo com sua doutrina disse: “E conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará” – Jo 8.32.

I-A TEOLOGIA É MAL APLICADA QUANDO:
Alguns grupos religiosos procuram fazer dela um cavalo de passada, ou seja, quando criam sistemas doutrinários desprovidos dos verdadeiros conceitos de Cristo. Ou seja, usam a Bíblia como uma forma de manipulação, mas não existe o verdadeiro conteúdo que cada servo de Deus precisa ouvir.

II-A TEOLOGOA É MAL APLICADA QUANDO:
Há pessoas se dizendo os detentores das verdades de Deus, ou seja, nada dos outros tem valor, ou melhor, com isto criam suas próprias teologias. Até gritam como se fossem os donos das verdades da Bíblia, se orgulham de suas denominações, discriminam qualquer tipo de irmãos de outras Igrejas, ou seja, passam a impressão que somente eles vão entrar no céu. E ainda bem que isto não é verdade, mas é ruim para uma Igreja que professa o nome de Cristo que tanto nos ensinou a amarmos uns aos outros.

III-A TEOLOGIA É MAL APLICADA QUANDO:
Alguns pastores devido ao crescimento de seus rebanhos têm ficados orgulhosos e soberbos. Ou seja, sem contar com aqueles que não estão mais ensinando a Bíblia ou os pensamentos de Deus de forma que o povo possa crescer na Graça e no Conhecimento de Cristo – Ef. 4.11-12.
Ressaltamos que, a Igreja não pode ser administrada eclesiasticamente como se fosse uma empresa, ou melhor, o povo de Deus não é mercadoria e coisa, e nem pode ser tratado como produto descatável.
Portanto, é inadmissível que no pleno século XXI ainda vivamos como se estivéssemos numa ditadura cristã. Onde alguns pastores ou líderes religiosos tratam a Igreja como produtos ou mercadorias, dessa forma usando a “Teologia cristã” de forma errada.

IV- A TEOLOGIA BEM APLICADA GERA:
Um caráter cristão formado em Cristo, ou seja, com cristãos bem formados e com maturidade espiritual – Ef. 4.11-13.14.

Não podemos admitir que cristãos ainda possam viver como se não houvesse a liberdade com que Cristo nos libertou. E sim, andando e fazendo tão somente a obra do Senhor pelos conceitos divinos de sua Palavra. Um verdadeiro pastor de ovelha sabe muito bem o que deve fazer para então conduzir o rebanho que Deus confiou em suas mãos, mas isto acontecerá se usar o bom senso de uma “Teologia cristã pastoral” – Jr 3.15; II Pe 5.1.2-3.
Portanto, são pelos conceitos de Cristo que formamos pessoas com um novo caráter em Jesus, ou seja, usando a Bíblia como o agricultou usa suas ferramentas para lavrar a boa terra. E que terra somos nós!!

É proibida a reprodução desses escritos sem a devida autorização do autor, salvo pequenos trechos, e com a citação da fonte – Direitos autorais Lei 9.610/98 (Art. 184 do Código Penal).