Páginas

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

NÃO PODEMOS APARECER ALÉM DAQUILO QUE DEUS NOS PERMITE

“Prefiro que Ele (Cristo) cresça, e que eu diminua”.

Estas são as célebres palavras de um dos homens mais importantes que encontramos na Bíblia, João Batista, o pré-cursor do Filho de Deus.

Olhando para a Bíblia e principalmente para a biografia de João Batista, ou seja, aquele que veio abrindo o caminho, preparando a chegada para que O Filho de Deus fosse aceito entre os seus irmãos. Chegou o tempo que a fama do Filho de Deus era visível aos olhos de toda a comunidade, aldeia e povoado. Ora, se João fosse como muitos hoje, ao invés de apoiar Jesus, logo iria partir para execrar a sua imagem perante aqueles que o admiravam.

Ao contrário de João Batista quantos que sempre querem estar em primeiro lugar, ou melhor, querendo aparecer como se fosse um farol. Mas, a melhor posição que Cristo tem nos colocado é a de servos, ou melhor, de filhos por seu amor.

Não adiante o homem achar que pode impressionar as pessoas, e querer o louvor pra si, ou melhor, tudo o que somos ou temos vem das mãos do Senhor. E Jesus Cristo disse: “Sem mim nada podeis fazer...” – Jo 15.5b.

A grandeza de uma pessoa é ela saber que pode contribuir muito para o bem-estar do próximo, ou melhor, o legado de Cristo foi esse. Ou seja, de sempre estar ajudando aqueles que se aproximavam dele querendo receber qualquer tipo de ajuda, consolação, etc. E diante disso, mesmo assim ele não se hesitou em socorrê-los nos momentos mais difíceis de suas vidas.

O Apóstolo São Paulo quando vivendo naquela cidade tão voltada à idolatria, promiscuidades etc. Mesmo assim, procurou demonstrar aos Cristãos de Coríntios que o seu apostolado fora outorgado pelo Senhor, ou seja, não veio de mãos humanas, e sim do Deus Eterno. Mas, o que nos deixa mais impressionado é a forma de como Paulo pode se comportar diante daqueles que o admiravam, pois ele possuía uma capacidade sem igual.

Sabia falar o grego fluente, hebraico, e o aramaico, conhecia todas as leis rabínicas da época, pois disse que era judeu de nascimento. Esteve diante dos homens mais sábios da terra, ou melhor, no Areópago (Atenas) onde discursou para aqueles que eram os pensadores como discípulos de Sócrates, Platão e outros.
Todavia, foi o homem que Cristo chamou para ser o expoente do Evangelho, ou melhor, onde pode demonstrar que a sua sabedoria não era tudo se não tivesse o respaldo Daquele que é o Sábio e Arquiteto do Universo. Podemos afirmar com todo certeza, que se Paulo não tivesse escrito suas cartas, o cristianismo não seria o que é hoje, ou melhor, ele recebeu de Deus tudo o que a sua Igreja precisava saber sobre Cristo e sua doutrina.

Mas, o grande legado de Paulo é que, ele não mostrava mais sábios do que os demais apóstolos, e nem se julgava superior aos demais irmãos, pelo contrário, nos deixou grandes ensinamentos. Ou melhor, que hoje são referências as Igrejas do Deus Vivo, quando disse com muita propriedade: “Quer comais, quer bebais, ou façais qualquer coisa, fazeis tudo para a Glória de Deus...”. E completa,“Quem pensa ser alguma coisa não sendo nada, engana-se a si mesmo...”.

I- PREGADORES QUE PRECISAM APRENDER:

a- Que não somos nada diante de um Deus Justo e Fiel. Pois alguns porque sabem alguns versículos da Bíblia e dominam a retórica, se acham que são superiores aos demais.

b- Outros porque chegaram ao ministério pastoral, evangelista, presbítero ou diaconato, pensam que são grandes, ou melhor, desprezam os irmãos, amigos, e ainda são arrogantes e prepotentes, precisam aprender com a Bíblia.

c- Não somos nada, e nem podemos fazer nada se não tivermos a ajuda do Senhor. Diz-nos uma história que um determinado obreiro fez seminário de teologia, ou melhor, aquele irmão era tido na sua comunidade evangélica como o mais sábio aos demais. Porém, o Diabo soprou isto em seus ouvidos, e aquele jovem começou a criticar as pregações e ensinamentos do pastor daquela Igreja. Pois o mesmo dizia que o pastor não sabia nada a respeito da Bíblia, porém, um diácono confidenciou ao pastor tal postura daquele jovem. Pois certa feita o pastor o escalou para pregar no culto do domingo seguinte, e ele durante a semana se ateve nos livros, na Bíblia, nos dicionários, nas pesquisas teológicas. E dizia consigo mesmo que iria mostrar ao povo como se fazia uma pregação. Pois bem, chegou o dia “D”, ou melhor, o povo estava na expectativa, queriam saber quem iria pregar naquela noite, e logo o pastor anunciou a Igreja que era o irmão fulano de tal que iria ministrar a pregação naquele culto. Então, todos louvaram ao Senhor, houve testemunhos e adoração a Cristo. Aquele jovem pregador estava inquieto esperando chegar aquele momento mais importante de sua vida, pois todos estavam querendo ouvir a pregação. Quando o pastor levantou a Igreja em oração, e pediu as bênçãos de Deus sobre o jovem pregador, então, lhe confiou púlpito. Ele subiu e chegando diante do povo do Senhor, nem abriu a Bíblia, e nem falou nada, e o povo ficou decepcionado, triste com aquela cena, ele resolveu descer, e se procedendo assim, encontrou um irmão idoso no caminho. Que lhe dirigiu a seguinte frase: “Se você tivesse subindo do jeito que desceu, Deus hoje teria te usado de forma grandiosa”.

d- Como falta hoje João Batistas, que mesmo sendo grande diante do Senhor, não se exaltou e disse: “Eu careço de ser batizado por TI, e Tú vem a mim? E disse, não sou digno de me abaixar e desatar as correlhas de suas sandálias...” Aquele que vem após mim é mais Poderoso do que eu, Ele tem em suas Mãos e Pá que Limpa toda a eira, e recolhe no celeiro o trigo, e queima a Palha com o Fogo que nunca se apagará”.

Que Deus nos abençoe em tudo e que nos faça prosperar naquilo que Ele nos chamou. E que, tudo o que vier em nossas mãos para fazermos, que cumpramos com o nosso dever diante daquele que sabe tudo, e que abate os exaltados e exalta os humildes...

É proibida a reprodução desses escritos sem a devida autorização do autor, salvo pequenos trechos, e com a citação da fonte – Direitos autorais Lei 9.610/98 (Art. 184 do Código Penal).