Páginas

domingo, 12 de agosto de 2012

POR QUE NÃO PODEMOS ACEITAR “HERESIAS” NA IGREJA


Introdução. Há uma discrepância muito grande com relação aos conceitos doutrinários dentro de Igrejas que são tidas como as mais conservadoras da ortodoxia. Ou melhor, não importa apenas se dizer que segue a Cristo em tal Igreja ou denominação, e não existe a princípio o que é correto do ponto de vista doutrinário. 

     Digo que para algumas pessoas  a “Bíblia” foi escrita para grupos seletos, o que não é verdade tal posição. Ou melhor, quando começamos a analisar esses grupos vemos que eles fazem de tudo para se isolar de qualquer Igreja porque se julgam detentores desses conceitos equivocados. Destarte, Deus não nos permite que nos comportemos dessa forma, e nem que somos donos das verdades de sua Palavra, mas que ao examinarmos as sagradas escrituras, tenhamos uma visão central, e que na sua posição seja em relação a todos aqueles que queiram absolver a sua mensagem. 

I-O QUE TEM LEVADO IGREJAS A SE POSICIONAR CONTRA ELAS MESMAS?
     É justamente pelo espírito “egoísta” ou pelos chamados grupos heréticos, ou melhor, quando se isolam ou conceituam a Palavra de Deus como se fossem detentores de suas verdades. Ora, dizemos que precisamos manter a “Koinonia” (comunhão) entre os irmãos, mas se fazemos parte da Igreja de Cristo, porque haverá de ficarmos pensando que a “Denominação Tal é a correta ou a que irá entrar no céu” e as demais não? 

      Pois é, isso acontece em todas as Igrejas, ou melhor, não vamos citá-las aqui por questão de “Decoro” (ética). Ou seja, falamos  coisas e não conseguimos vivê-las, ou melhor, o que se configura um disparate religioso. Voltando ao primeiro parágrafo, logo podemos extrair alguns pontos relevantes quanto a tudo o que temos presenciado, e vejamos do por que disso. Ou melhor, tudo por puro egoísmo que há dentro de grupos religiosos, ou seja, se temos a mesma Bíblia, ou seguimos a  Cristo, porque não conseguimos sermos irmãos em Cristo Jesus, é um pouco desconforme.  

     As coisas estão inversas do ponto de vista da Bíblia, repito que, nunca a Bíblia foi escrita a grupos seletos. Ou melhor, se alguém diz que professa a sua fé em Jesus, mas pertence à determinada Igreja, e para outro grupo está fora de sua denominação, portanto, não serve para ter comunhão – é isso que se configura “Heresias”. Ou melhor, se achar que podemos fazer isso ou praticamos, estamos fora daquilo que Deus determina em sua Palavra (“Se andarmos na Luz, como na Luz Ele (Cristo está) temos comunhão (Koinonia) uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo seu Filho, nos purificará – I Jo 1.7). Então, surgem as heresias e contravenções Bíblicas porque se pegam textos fora de seu contexto formando com isso uma doutrina fora da ortodoxia, o que se configura as chamadas “Desculpas teológicas”. 

     Então, queira ou não, todas as Igrejas e denominações, praticam suas “heresias caseiras”. Porque digo assim, porque a Igreja de Cristo não é formada de uma “Denominação” religiosa, ou um grupo religioso, mas de todos aqueles que foram e são comprados e lavados no sangue de Jesus Cristo. Ou melhor, o conceito de Igreja é muito diferente do que pensam muitos, ora, quando falamos em Igreja de Cristo, externamos o conceito religioso. Porém, rotulamos a “Denominação”, separamos o místico pelo conceito denominacional formando com isto o grupo religioso – e se criam suas “Heresias” sem olhar as consequências propostas pelos tais. Destarte, vejamos realmente o conceito de “Heresia” - Heresia (do latim haerĕsis, por sua vez do grego αρεσις, "escolha" ou "opção") é a doutrina ou linha de pensamento contrária ou diferente de um credo ou sistema de um ou mais credos religiosos que pressuponha(m) um sistema doutrinal organizado ou ortodoxo. Fonte (Wikipédia).

     De acordo o conceito de “Heresia”, se configura a sua posição quando “Determinados Grupos” de forma isolada “Criam conceitos Doutrinários” fora de uma contextualização Teológica Ortodoxa Cristã. E quais são as consequências desses grupos? É Justamente perder seus objetivos propostos por Cristo Jesus que veio trazer a paz e a comunhão (Koinonia) entre os irmãos. Ora, afirmo que o maior problema no mundo dos homens são justamente as “Religiões”, porque elas perderam a “Essência do que é o Cristianismo”. Ou melhor, não iremos para um céu onde haverá separação, porque não existe o tal. Porém, um céu onde habita a paz e a comunhão plena entre Deus, Jesus Cristo, e O Espírito Santo, quem pensa o contrário disso me prove na Bíblia se estamos equivocados. 

     Mas, vou mais longe, pois estamos vivendo dias onde há uma separação entre os cristãos, ou melhor, quando alguns empolam o peito e o nariz se achando melhor do que os demais. Tudo isso porque dentro de seus grupos há conceitos maus interpretados com relação ao que Cristo Jesus nos ensinou. E vai indo, e não conseguem interagir com as demais Igrejas ou irmãos porque pensam que são superiores aos demais. Porém, há ressalvas nestes aspectos, ou melhor, não estamos discutindo “Costumes ou conceitos doutrinários de Igrejas”, pois sabemos que cada denominação têm seus “usos e costumes”, mas não são consistentes a ponto de sobrepor-se aos conceitos de Cristo em sua Palavra. 

    Diante desses escritos, talvez você nunca pensasse nisto, porém, como podemos identificar “Grupos Religiosos” que não praticam a “Koinonia” simplesmente porque são heréticos.
      1-Primeiro, todo grupo que se “Isola” são tidos como heréticos, e com isso praticam as mais absurdas aberrações quanto ao que Cristo nos ordenou.
    2-Segundo todo grupo isolado, não tem seu credo religioso definido, ou melhor, o que prevalece é justamente suas posições fora da contextualização Bíblica.
    3-Terceiro atacam as demais Igrejas e denominações, ou melhor, disseminam a contenda teológica no seu contexto para simplesmente manter o grupo isolado.

José Roberto de Melo – É Bacharel em Teologia, Professor de Teologia Sistemática, é Escritor e estar se Graduando em Direito pela Unip Universidade Paulista  – 2012.