Páginas

sexta-feira, 8 de julho de 2011

VISÃO BÍBLICA PARA UM MINISTÉRIO PRÓSPERO

Esta é uma palavra fiel: Se alguém deseja o episcopado, Excelente Obra deseja” – I Tim 3.1.

Escrevo mais um estudo que penso ser de grande valia à aqueles que estão dando os primeiros passos para o ministério que Deus tem lhes chamados. Mas, em consonância com o que vamos expor neste estudo, é preciso que alguns possam compreender a devida responsabilidade que recebeu das mãos de Jesus Cristo.
Há diversos atributos que Deus requer daqueles que passam a fazer parte de seu ministério, ou melhor, não existem condições impostas pelo homem. Ou seja, se você recebeu a chamada para o ministério e quer tão somente obedecer a Voz de Cristo que assim seja. Mas, deve saber que a chamada é “Incondicional”, ou melhor, ninguém que é chamado pode se esquivar de suas obrigações que recebeu do Senhor. Todavia, vamos ver alguns dos atributos que Deus exigia na Antiga Aliança para fazer parte do ministério sacerdotal, vejamos:

I-No Ministério, Deus Exige Santidade
No ministério Cristão, Deus exige que o pastor (Presbítero) e qualquer obreiro sejam santos. Ou seja, para que haja uma comunhão impar que tenha tal condição. Então, o conceito de “Santificação” estar condicionado a chamada do Obreiro de Deus, do contrário disso o Senhor não se agrada de quem aja diferentemente. Todavia, há na Bíblia textos explícitos quanto às verdades de Deus aos obreiros e pastores, ou melhor, devem ter santidade:
a-No corpo, da alma e do espírito, I Tss 5.23;
b-No coração, Mt 5.8; Sal 24.4;
c-No pensamento, Fip 4.8; Cl 3.1-2;
d-Nos lábios, Cl 3.8,9; Sal 141.3; Ef 5.4;
e-Nos olhos, I Jo 2.15-17; Mt 5.28;
f-Nas mãos, Sal 24.4; Heb 12.12; I Tim 2.8;
g-Nos pés, Ef 6.15; Ec 5.1;
h-Nos Ouvidos, Dt 28.62; Pv 21.13; Is 50.4-5.
Ora, para que haja uma convergência Bíblica das condições que Deus exige daqueles que são seus representantes, que os mesmos possam ter uma vida exemplar, ou seja, que sejam aptos a exercerem o ministério sem a reprovação divina – I Tim 2.15.
Então, partindo dos conceitos Bíblicos, não podemos nos eximir daquilo que Deus exige daqueles que são chamados ao santo ministério – Lev 21.18-20. Destarte, vejamos as exigências que foram feitas por Deus:

1-Não poderia ser “Cego”. A cegueira diz respeito a falta de visão, ou melhor, um obreiro (pastor) que não tem visão o seu ministério é raquítico (Ap 3.18).
2-Não poderia ser “Coxo”. Ou melhor, atrofiados, pois fala de obreiros que não possuem andar firme e que por isto não transmitem segurança – Heb 12.12.
3-Não poderia ter “Nariz” chato. São defeitos mais visíveis, ou melhor, isto fala de obreiros que se envolvem em questões alheias – I Pe 4.15.
4-Membros demasiadamente cumpridos. Isto fala daqueles que crescem inconvenientemente fora da graça e adquirem todas as deformidades – Ti 1.11; II Tim 4.14.
5-Pé quebrado. Ora, quem tem pé quebrado e não pode andar e nem trabalhar, espiritualmente, é inapto para exercer o ministério cristão.
6-Mão quebrada. Isto fala de inatividade no serviço cristão, ou melhor, não importa apenas termos o título de pastor e não formos aplicados na Obra do Mestre – “Tudo quanto te vier a mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças” – Ec 9.10.
7-Corcunda. Os que tal defeito não tem condição de olhar para cima, ou melhor, só olham para baixo, e no sentido espiritual são aqueles que não buscam as coisas de cima (céu) Col 3.1-2). E são apegados as coisa da terra – I Tim 6.9; Lc 12.17-21.
8-Anão. É próprio daqueles que não crescem, e no âmbito espiritual simbolizam os que não crescem convenientemente no conhecimente de Cristo (II Pe 3.18; Heb 5.13-14).
9-Belida no olho. É uma mancha ou nevoa esbranquecida na córnia do olho, e pouco a pouco vai enfraquecendo a visão. Isto fala do obreiro que tem visão curta, ou melhor, que só enxerga o que estar perto, não tem visão geral na Obra de Cristo – II Pe 1.4-9; Ap 3.18.
10-Sarna. Doença contagiosa, afecção cutânea contagiosa, parasitária. Isto fala naturalmente dos que contaminam os outros – Ti 1.10,15; Jd 17.19; Is 59.3.
11-Impingens. As impinges são um mal estático, imóvel, e representam a impureza de mente e de coração (Ti 1.15; Lc 11.39-41; Sal 24.3.4; Ef 5.3-3.
12-Quebradura. Isto fala de defeitos ocultos na vida da criatura, são marcas e quebraduras internas.

Aqui estão explicitas todas as marcas que não podem fazer parte do ministério do pastor (presbítero) ou qualquer obreiro. Pois, nestes últimos dias temos visto pessoas no ministério, mas suas vidas não condizem com o que eles dizem ser. Para que haja um ministério próspero, é preciso que saibamos diferenciar a vontade de Deus em nossa vida. E a vontade de Deus é que saibamos conduzir a nossa vida pelos conceitos Bíblicos. Embora que, ninguém perde por ter uma vida de acordo com a vontade do Senhor. Deus não mudou, portanto, a nossa vida ministerial depende unicamente e exclusivamente da santa vontade de Deus.

Bibligrafia: KESSLER, Nemuel – Ética Pastoral –Edição CPAD 1990 – pgs. 27 a 29.

É proibida a reprodução desses escritos sem a devida autorização do autor, salvo pequenos trechos, e com a citação da fonte – Direitos autorais Lei 9.610/98 (Art. 184 do Código Penal).