Páginas

segunda-feira, 18 de junho de 2012

PASTORES E A SINDROME DO GALO


INTRODUÇÃO. Certa feita estava fazendo uma pesquisa e para minha surpresa me deparei com um artigo que mim chamou a atenção. E comecei a analisar o ponto de vista de seu autor, ou melhor, daquela mensagem escrita, e, cheguei a conclusão de que realmente são verdades incontestáveis. No que tange a questão, “Pastores e a síndrome do Galo”, são posições que infelizmente alguns têm se colocado acima de tudo e todos. E com isso, demonstram uma arrogância sem precedente porque possuem o cargo de líderes, e por consequências de suas atitudes terminam afastando os melhores amigos e obreiros de seus convívios sociais e irmãos em Cristo Jesus.

I-O QUE SIGNIFICA A SÍNDROME DO GALO?
   A grande verdade nesta resposta é que o “Galo Pensa que o Sol só nasce porque ele canta”.
  Não são poucos pastores que infelizmente vivem a síndrome do Galo. Julgam-se autossuficientes perante a Igreja, pois acham os tais que a Igreja só é abençoada se eles estiverem na frente, seja pregando ou ensinando. Conhecemos alguns que até cancelam trabalhos na Igreja e criam outros tipos de reuniões só para pregar e ensinar.  

   Embora defendemos que pelo fato de o pastor ser o “Guia” espiritual do povo de Deus, em parte se entende que o povo precisa ouvi-lo. Desde que o mesmo tenha as prerrogativas de um mestre, ou melhor, não podemos admitir que um cidadão que se diz pastor não preencha tais prerrogativas. Ou melhor, pastor que nem sequer conhece a Bíblia é lamentável, ou seja, como terá de alimentar a Igreja.

   Precisamos de homens envolvidos com a Palavra e na Palavra de Deus e cheios do Espírito Santo, pois só dessa forma teremos como “Edificar Cristãos” para terem uma vida de vitória diante de Deus. Destarte, fomos chamados por Cristo para isso, ou seja, a Igreja não precisa de pastores que se acham autossuficientes, e sim, devidamente comprometidos com a causa do Grande Mestre, Jesus Cristo, o Filho de Deus por Excelência – Ef 4.11-13.

  Todavia, imaginemos se o “Sol” se curvasse diante do “Galo”, ou melhor, talvez nunca tivéssemos “Dia”, pois é mesmo assim que alguns vivem. Eles esquecem de que na sua frente Existe UM DEUS, que Sabe Tudo, e Pode TUDO. E que simplesmente dependemos única e exclusivamente Dele (Cristo) – Jo 15.5;  Jô 42.2. Ah! Por que ainda existem pessoas ou obreiros com tais mentalidades, pensam que são autossuficientes e que terminam externando de forma geral que não dependem de seus cooperadores e obreiros auxiliares.

   Mas, para que fiquemos conscientes dessas verdades, a Bíblia não nos deixa calados diante disso. Ora, no segundo livro da Bíblia (Torá) Êxodo, há um fato que ocorreu com Moisés, ou melhor, o Legislador do povo de Deus. Sábio, forte em Palavras, acreditado diante de Deus e de seu povo, manso, mas homem falho como os demais. A Bíblia nos afirma que certo dia Moíses reuniu a “Congregação de Israel”, e desde amanhã até a tarde falava ao povo. Ora, diante disso havia outros que pudessem auxilia-lo no que tange a administração do povo. Então, de onde ninguém esperava, Moisés fora orientado por seu “Sogro” (Jetro) o qual lhe repreendeu aconselhando-o para que constituíssem homens capazes para estarem diante do povo, ou melhor, repartindo em todas as tarefas. Se caso houvesse problemas mais difíceis, trariam as suas mãos. 

   Então, diante disso temos analisado que há uma crise de inter-relacionamento porque alguns pastores não aprenderam que eles são limitados, e que, dependem também da cooperação e ajuda dos demais. Destarte, um pastor que não para a ouvir um obreiro, como descobrirá ou conhecerá os obreiros que trabalham consigo? Certa feita estava visitando o nordeste, e fui à Igreja sede em Maceió – AL, onde tive o prazer de ministrar uma Palavra de Deus com a anuência do “Nosso Nobre Pastor José dos Santos – Presidente da Convenção Alagoana”. E naquele momento pude ouvir o pastor falar para a Igreja que “O Grande Problema de muitos Pregadoes (Pastores)” é não pararem para ouvir outros. E quando isto ocorre logo há a síndrome do “Galo” que pensa que o Sol só nasce porque ele canta. Ou melhor, existem pastores que pensam que a Igreja só anda se eles tiverem na frente, ou seja, há alguns que só falta morrer de cansados porque nunca tiram férias com a família para descansarem. Tudo porque não confiam em seus obreiros e estão convencidos que são insubstituíveis, ou melhor, estão embriagados pela “Síndrome do Galo”. 

   Destarte, existem muitos pastores com visão totalmente diferente, pelo contrário, têm visão de “Águia ou enxergam longe” e são bem sucedidos em seus ministérios porque aprenderam a depender de Deus e reconhecem os seus obreiros aptos para lhes substituírem como assim achar por bem.

  Neste ano de 2012 estive pregando no Mato Grosso do Sul, e ao chegar naquela cidade o pastor buscou - me e nos tratou de forma brilhante. Ou melhor, vi naquele homem de Deus muitas qualidades maravilhosas, ou seja, humilde, comunicativo, solidário, sua família como a esposa e filhos excelentes pessoas. Mas, o que me chamou a atenção foi a forma de como o pastor trata seus obreiros e companheiros. É tanto que, fiquei surpreso como a Rainha de Sabá quando chegou ao reinado de Salomão, quando disse ela que viu muito mais do ouviu alguém contar. O que quero dizer com isto é que, todos líderes que sabem e tratam bem o povo adquirem para si o respeito, porque o povo não o ver com a “Síndrome do Galo”. É tanto que, pregamos no domingo num culto maravilhoso, onde Deus manifestou a sua presença. E por fim, o mesmo convocou a Igreja para estar na terça-feira, pois me escalou para ministrarmos um estudo para o povo do Senhor. 

  O Mestre Paulo disse: “Quem pensa ser alguma coisa, e não sendo nada, engana-se a si mesmo”. Meu caro leitor, por mais capacidade que temos, nunca devemos nos julgar superiores aos demais, pois desta forma é preciso que saibamos que existem pessoas que conhecem mais do que nós... e Deus usa a todos, e principalmente aqueles que aprenderam a depender DELE (CRISTO). Deus nos guarde da “Síndrome do Galo”. Cristo é o que tem que aparecer, destarte é o SOL DIVINO DA JUSTIÇA!! Aleluia.

José Roberto de Melo

É Escritor, Bacharel em Teologia, Professor e estar se Graduando em Direito pela UNIP – Universidade Paulista.

É proibida a reprodução desses escritos sem a devida autorização do autor, salvo pequenos trechos, e com a citação da fonte – Direitos autorais Lei 9.610/98 (Art. 184 do Código Penal).