Páginas

domingo, 30 de maio de 2010

PREGADORES PREGUEMOS A CRISTO

Texto: I Cor. 1.17
“Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo não se faça vã”.
Introdução
Neste texto Bíblico vemos a realidade de como vivia o apóstolo São Paulo já em sua época, pois o espírito de grandeza batia em seu ministério. Mas, uma coisa é que ele expressava não o ar que vinha de si, e sim, aquilo que vinha da parte de Cristo, e isto é o que Paulo pôde dizer aos cristãos e obreiros de Corínto. Há uma inversão de valores, é o que a Igreja está vivendo no seu dia-a-dia, pois ao invés de alguns pregadores e ensinadores darem a devida glória ao Senhor, eles buscam a glória que vem dos homens. Pois é o que aflora a essa realidade na vida de pessoas, e é neste aspecto que dissertaremos este tema supracitado.

I- O QUE LEVA-NOS A VAIDADE?
O Ser humano por sua natureza é cheio de preconceitos e vaidades, ou seja, sempre quer estar por cima de tudo e ser os centros das atenções. Ah! Se você está pensando o contrário, então deve ler mais a Bíblia, pois é nela que encontramos repostas para as indagações da vida, e principalmente no que tange a este tema.
E o que leva-nos a esse estigma, talvez deva dizer lhe que somos por natureza pecadores, pois herdamos dos nossos pais o que eles plantaram, ou seja, o pecado. E que por sua vez teve a sua origem no Diabo, ou seja, algo que toda humanidade herdou como um mal implacável. Ou seja, tal fato estar explicito no Contexto Sagrado, e por suas conseqüências sofremos de forma que as vezes não aceitamos.
A origem de toda a vaidade e grandeza está no Diabo, é isso mesmo o que você está lendo, pois a Bíblia não deixa dúvida quanto a essa realidade, (Is 14.11-14-15). Ou seja, o que vemos no texto de Isaias é o que devemos acreditar do por que há tantos vaidosos e orgulhosos, e vejamos alguns pontos da queda do Diabo:
“Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, da banda dos lados do norte. Subirei acima das mais altas nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo”.
Essa foi a cartada do Diabo quando “Pensou, intentou, orgulhou-se de sua posição, e daí a sua “Queda”. Então daí injetou o seu veneno nos homens, e dessa forma muitos acham, pensam que são grandes e que podem aderir a si as glórias efêmeras. Não são poucos pregadores e pastores que, são vaidosos, arrogantes e expressam ar de grandeza, ou seja, só porque falam bem, ou são solicitados a pregarem em eventos de grandes repercussão.

II- DEUS NÃO ADMITE ALGUÉM PENSAR QUE É IGUAL A ELE
Querer ser igual a Deus foi a cartada de Satanás (Is. 14.14-15), e como ele alguns pensam que pode fazer o mesmo. Certa feita fui à uma Igreja para cultuar a Deus, e depois de algumas horas chamaram o pregador, então, aquele cidadão subiu no púlpito com aquela expressão de grandeza. E por incrível que pareça, ele nem levou a Bíblia consigo, e nem tampouco a leu, e na sua preleção falou coisas que não tinha nada haver com o contexto daquele culto a Deus.
Ora, existem pastores tão orgulhosos que se possível deixa claro que tudo o que tem ou possuem é porque são pastores, e sem contar daqueles que perseguem outros irmãos quando percebem que pregam e fazem sombra à seus ministérios.
Se existe algo tremendo quanto a esse conceito é do porque O Senhor não aceita que seus servos também ajam dessa maneira, ou seja, a “A vaidade” torna as pessoas orgulhosas de si. Ouvir de um professor a seguinte expressão: “Lamento a vocês que me arrependo por que não fui o meu professor...”.
Quanto a vaidade, existem outras pessoas que, são orgulhosas porque são crentes, outras por possuir uma posição dentro da Igreja, e outras porque possuem um carro ou mesmo um bom emprego, e porque dão dízimos com altos valores. E ainda assim, pensam que estão agradando a Deus com tais posturas, mas de acordo com a Bíblia, estão fora dos conceitos de Deus quanto a tudo isto, ou melhor, Ele não coaduna com aquilo que fere os princípios de sua Santidade.

III-DEUS NÃO DÁ A SUA GLÓRIA A NINGUÉM
O cerne da queda do Diabo foi ele pensar que Deus iria repartir consigo o seu “Trono de Glória”, ou seja, talvez pensou dessa forma e com isto se caracterizou a sua mais terrível queda – Is 14.15.
O Senhor Deus mesmo disse: “Não darei a minha Glória a homem nenhum”, e Paulo iluminado pelo Espírito Santo afirmou assim: “Quem pensa ser alguma coisa, não sendo nada se engana a si mesmo...”.
Se você está sendo promovido no ministério, ou já foi, não esqueça que tudo vem de Deus, e que tudo o que o homem recebe é porque Ele dar tudo a quem quer, e não lança em rosto. Dessa forma, resta-nos somente agradecer os benefícios que recebemos das mãos do Senhor.
Quando um pregador ou ensinador se estriba em suas posições para mostrar que só eles dominam determinada coisa, é porque esquecem que estão diante Daquele que tudo ver, e que ao culpado não tem por inocente.
Mesmo sendo humanos, não existe em nós nenhuma perfeição, ou seja, será que podemos hesitar quanto a isto? Não, pois sabendo o Senhor que o homem é obra prima de suas mãos, e que ele fora criado para o Glorificá-lO, isto significa que jamais seremos igual a Deus, mas alguns desmiolados acham que sim. Ou seja, está como Herodes que naquele discurso ouviu o povo aclamar a sua pessoa, dizendo que era voz de Deus, então, envaidecido, orgulhoso, e soberbo não Glorificou ao Deus Verdadeiro, então foi comido pelo bicho...
Há quanto que, são orgulhosos porque possuem um título eclesiástico como: pastor, evangelista, presbítero e até mesmo diácono, ou seja, fazem mais jus a seus títulos do que qualquer coisa. E os tais esquecem que a Glória sempre será de Deus, e outros são tão vaidosos que não param à ouvir outras pessoas, pois se julgam perfeitos demais.

É proibida a reprodução desses escritos sem a devida autorização do autor, salvo pequenos trechos, e com a citação da fonte – Direitos autorais Lei 9.610/98 (Art. 184 do Código Penal).