Páginas

sábado, 19 de junho de 2010

O BATISMO EM ÁGUAS É CONDIÇÃO PARA SERMOS SALVOS?

Texto: Marcos 16.15-16
INTRODUÇÃO
Já ouvimos por diversas vezes a frase: “Olha venha pra minha igreja, pois lá é o lugar certo, é o caminho verdadeiro”. E quando as pessoas chegam lá, sem nenhuma instrução Bíblica-doutrinária, e até mesmo sem se converter a Cristo, são levadas a descer as águas batismais. Mas, onde existe base Bíblica para a sustentação de tais posições dessas Igrejas que se auto titulam ou acham que são donas do céu?
Pois é dentro desse contexto que queremos discorrer sobre o tema supracitado. Então, dessa forma quais são os requisitos para que alguém alcance a salvação, ou melhor, é por meio do “Batismo em águas”? Embora que devemos entender que esse faz parte das ordenanças de Cristo, mas nunca uma condição à salvação.

I-CONDIÇÕES PARA A SALVAÇÃO:
a- A Fé na Obra de Cristo, (Rom 10.17; Ef. 2.8-9). Não precisamos discurrer tanto sobre o tema, mas pra quem conhece a Bíblia não se deixa enganar com posições humanistas, pois a condição que recebemos de Deus para sermos salvos é termos fé e crermos na Obra da redenção (Gal 4.4-5).
b- O Arrependimento, (At. 3.19; 16.30-31). Existem muitos faladores por ai, ou seja, alguns gurus que se auto titulam de guia de cegos, ou seja, nem eles sabem o que estão ensinando ao povo a respeito da salvação. Pois nestes textos que citamos, são suficientes para dirimir qualquer dúvida quanto a questão. Embora que, somos salvos não porque devemos cumprir determinados ritos religiosos, mas somente pela “Infinita Graça de Deus, por meio de Seu Eterno Filho Jesus Cristo”- Tit. 2.11.
c- A Conversão a Deus, (At. 19; Lam. 5.21; At.17-30-31). Portanto, estes são os três pilares para que o homem alcance a salvação através de Cristo, e nunca por meio de sacrifícios humanos. Ou que alguém deva fazer parte de “Tal Denominação” como condição à salvação como eles assim pregam. E ainda, não consideram os demais “irmãos de outras Igrejas”, pois carregam consigo o estigma da ignorância e a falta de conhecimentos da Bíblia.
Em nenhum lugar na Bíblia encontramos afirmações de que o “Batismo” em águas é condição para se alcançar a salvação, pois se assim fosse, então, a Bíblia estaria completamente errada. Refutamos tal argumento usando a história do Calvário, pois um dos que foram crucificados com Jesus, e na hora do diálogo com Jesus ele disse: “Senhor lembra-te de mim quando entrares no teu reino”, ou seja, Jesus não retrucou dizendo que ele precisaria ser batizado para depois ser salvo. Tão somente disse ao homem arrependido: “Hoje estarás Comigo no Paraíso”.
Infelizmente são muitas as contradições que ouvimos de pessoas que se dizem que servem a Deus, mas suas atitudes são desprovidas dos conceitos cristãos. Ou seja, atrelar o “Batismo em águas” como condição da Salvação, só de pessoas que nunca aprenderam com Jesus sua verdadeira doutrina, e se caracteriza heresias.

II-O QUE É O BATISMO EM ÁGUAS?
“Quem crer e for batizado será salvo; quem não, porém, crer será condenado” (Mc. 16.16).
É aqui que alguns pegam este texto de Marcos para sustentar suas teses da condição à salvação, ou melhor, sem fazerem uma análise exegética quanto a doutrina do Batismo Bíblico.
Dentro de um contexto teológico, o significado do Batismo que vem do Gr. Baptismo – significa que a pessoa é emersa dentro da água, neste aspecto também podemos afirmar que em épocas passadas se usavam os rios de águas correntes, mas em águas paradas ou tanques batismais o sentido é único.
Ressaltamos que, mesmo Jesus na sua humanidade pela lógica não deveria ter sido batizado, ou seja, Ele nunca pecou, e nem precisava de se arrepender – Mt. 3.15. Dessa forma Ele cumpriu um ritual como uma manifestação pública de sua identificação com os homens. Alguém disse: “Assim o batismo de nosso Senhor significou sua entrada no ministério; foi o meio de sua apresentação como o Messias do seu povo – Jo 1.30-34. Assumindo assim o seu lugar com os pecadores, Ele ilustrava a doutrina da identificação (Is 53.12; II Co 5.21; Ele estava profeticamente vendo a sua própria morte e ressurreição, as únicas que poderiam “Cumprir toda a justiça”- Scofield –edição atualizada /1994.
Atentemos para a expressão “Quem crer”, que significa que a pessoa que resolve descer as águas, antes ouviu, creu, e se arrependeu, ou melhor, o batismo é uma seqüência desses três pilares. Se alguém desce as águas porque a outra o induziu a isto, simplesmente toma um banho e esse batismo não significa nada, pois a salvação implica na obediência as ordenanças de Cristo. Outra coisa que podemos afirmar é que, uma pessoa que tem um encontro com o Salvador, ela muda, ou seja, passa por uma transformação espiritual (II Co 5.17- Jo 8.30-31). E tal mudança é o diferencial que o habilita a descer as águas, ou seja, porque creu se arrependeu, e se converteu. Sem estes três requisitos o batismo não tem nenhum significado, pois é isto que a Bíblia diz.
Pertenço a Igreja (Assembleia de Deus) a qual fui doutrinado com esses conceitos Bíblicos, pois são irrevogáveis. Mas, em parte não concordo quando há a exigências para que a pessoas desçam as águas batismais, penso que isto é muito pessoal e uma questão de fé, arrependimento, e conversão a Cristo.
Portanto, a doutrina do Batismo em água é Bíblica, e tem a sua sustentação nas ordenanças de Cristo, ou seja, não se batiza para sermos salvos, e sim, porque já somos salvos por meio da fé em Cristo Jesus – (Ef.2-8-9). E o batismo se caracteriza como uma confissão pública, e dessa forma significa que morremos com Cristo na sua morte e ressuscitamos com Ele para vivermos uma vida plena em sua presença.

É proibida a reprodução desses escritos sem a devida autorização do autor, salvo pequenos trechos, e com a citação da fonte – Direitos autorais Lei 9.610/98 (Art. 184 do Código Penal).