Páginas

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O HOMEM CULTUANDO A SI MESMO

Neste tema quero expressar um sentimento de angústia e revolta no que diz respeito aos fatos atuais. Pois há coisas que não podemos ficar omissos por que haveremos de prestar contas a Deus por tudo.

Pois bem, quem nunca ouviu um discurso ou pregação em sua Igreja e talvez pensasse que era Deus falando, ou usando o homem? Ora, ultimamente quem estar falando é o homem, e Deus não tem mais a oportunidade de falar o que precisamos ouvir. Mas, você talvez esteja se perguntando do por que tal questionamento de nossa parte, pois é isto que gostaríamos de deixar os leitores cônscios de tudo o que acontece.

A Bíblia é a Infalível Palavra de Deus, e o Senhor nos afirmou que “haveriam dias trabalhosos”... (expressão da Bíblia), pois onde já se viu que dentro da Igreja se dá mais prioridade ao humano do que ao Divino (Deus). Pois, se edifica suntuosos templos, se arrecada dinheiro, se luxa, se compra carros de últimas gerações, e o homem é o centro de todas as atenções no contexto da Igreja de Jesus Cristo. Eles passam por cima de qualquer que queiram impedir seus interesses, ou melhor, menos os de Cristo por sua Igreja.

I-CULTO AO HUMANO AO INVÉS DE SER A DEUS
No decurso da história da humanidade, sempre houve pessoas que eram ávidas por posições e poderes, e isto foi ruim para a humanidade. Pois, se matou em nome da religião, ou em nome da Igreja simplesmente porque os seus mandantes não queriam ser questionados por aqueles que não aceitassem suas posturas diante da Igreja e sociedade. Todavia, aqueles que jamais abriram mão de seus valores por Cristo, mesmo assim, deram suas vidas e não negaram a sua fé e convicção diante de seus algozes.

Os reis oprimiam seus súditos, ou melhor, para se manter no trono tirava a vida de todos os que não aceitassem seus caprichos. E com isto, levavam uma vida de admiração, ou melhor, exigiam que as pessoas cultuassem seus personagens, cometendo aberrações.

Digo com toda convicção que hoje não é diferente, pois há pastores que perderam seus valores por Cristo e a Igreja. São petulantes e arrogantes em seus discursos, pois quando sobem em seus púlpitos pensam os tais que são deuses, ou melhor, o egocentrismo é o estigma de seus caráters. E que ninguém se atreva a desafiá-los que logo são tidos como rebeldes, e ainda assim, usam os textos Bíblicos de praxes como: “Não toqueis em meus ungidos...” para coibir os humildes servos. Ora, os tais usando a Bíblia de forma pretensiosa procuram usar textos de suas conveniências simplesmente para se impor sobre seus liderados e com isto criar uma barreira entre eles, ou melhor, se blindam para que os mais simples não se aproximem dos mesmos. Ou melhor, quando estão no púlpito se mostram o que no dia a dia não são, mas quando chegam à Igreja querem a atenção de todos para suas figuras, ou seja, são homens “amantes de si mesmos como disse Paulo”.

Por incrível que pareça, certa feita participei de um determinado culto numa Igreja, e pasmem os senhores que, se aquilo for culto então a Bíblia estar errada. Pois, por mais de três horas não se ouviu nada de “Culto a Deus”, pois os louvores, os cânticos, as poesias, as dedicações, as falácias foram voltados para o humano (Homem), menos para o Divino (Deus). Ora, o mesmo sentimento maligno que houve no Diabo com relação a Deus, pois o mesmo queria ser igual ao Criador, por isto é que expressou o seu sentimento perverso dizendo que iriam fazer um “trono igual e acima do de Deus se exaltaria”. São muitos sem se dá conta, estão cometendo pecado dentro de seus templos, pois ao invés de adorar a Deus usam de suas posições para impor ao povo que eles são importantes. Ou melhor, expressam ar de humildade no púlpito e quando se vêem pós púlpitos as coisas são totalmente diferentes, isso é lamentável.

II- A NOSSA SUBMISSÃO A DEUS E NÃO AO HOMEM
“Toda pessoa esteja sujeita as autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há fora ordenadas por Deus” – Rom 13.1.
Este texto de Romanos é de praxe daqueles pastores autoritários e manipuladores dos irmãos mais simples, pois eles usando o tal impõem suas posições como se fosse aplicado a eles. Ou seja, são analfabetos teológicos no que diz respeito a uma exegese do texto, pois se conhecessem seus significados jamais usariam textos da Bíblia para impor seus abusos.

Pois bem, conhecendo as leis “Civis” Paulo dá uma lição de moral aos cristãos de Roma, ou melhor, conscientizando-os de seus direitos e deveres como cristãos. Vejamos a nota explicativa da Bíblia de Estudo de Genebra: “O Governo civil é um meio ordenado por Deus para reger e manter a ordem nas comunidades. É um dentre vários desses meios, inclusive ministros na Igreja e pais no lar. Isso significa que cada um deles tem a sua própria esfera de autoridade sob Cristo, que agora governa e sustenta a criação, e os limites de cada esfera são estabelecidos mediante referência a outras esferas. A autoridade do estado visa ao benefício da sociedade, esse é a sua função normal, e Paulo pressupõe que isso pode ter lugar em termos práticos, mesmo quando as autoridades do governo sejam reconhecidas não cristãs”.
Ou melhor, dessa forma temos que obedecer a qualquer autoridade, desde que, essas não firam o princípio da isonomia do nosso direito como cristão, então, neste aspecto podemos sim ser submisso e não manipulados por pessoas que para se manter no poder impõe seus conceitos de forma arbitrária. E infelizmente é o que vem acontecendo ultimamente em todas as esferas humanas, pois o ditador Hitler levou o terror no mundo porque não cortaram o seu mal pela raiz. Portanto, se Deus é Soberano e está acima de qualquer poder e principalmente humano, jamais podemos considerar outro poder paralelo, pois disse Davi: “Uma coisa disse Deus, e duas vezes a ouvir que o poder pertence a Deus....”
O homem só pode receber a autoridade de Deus se esse se submeter ao Senhorio do Senhor, ou melhor, se disser que tem autoridade e fizer disso uma forma de manipular a massa é um disparate. Seja Deus Verdadeiro e todo mortal mentiroso, pois sem o Senhor em nossa vida não somos nada, pois é isto que muitos autoritários precisam saber, e tão somente glorificar o nome do Deus Vivo...


É proibida a reprodução desses escritos sem a devida autorização do autor, salvo pequenos trechos, e com a citação da fonte – Direitos autorais Lei 9.610/98 (Art. 184 do Código Penal).