Páginas

quinta-feira, 30 de junho de 2011

COSTUMES NÃO GERAM DOUTRINAS

INTRODUÇÃO
No decurso dos tempos a Igreja tem passado por processos, podemos dizer que ela cresceu em quantidade, mas em parte abriu mão da “Qualidade”. E isto por causa da falta da sã “Doutrina”, ou melhor, quando se abre exceção no que diz respeito a doutrina vemos pessoas ávidas por movimentos, ao invés da busca pela Palavra de Deus.
Ora, dessa forma na Antiga Aliança, Israel se achou em crise devido a falta de cuidado pela “Doutrina”, ou melhor, é próprio do ser humano se esquivar daquilo que Deus exige como prática da fidelidade. É tanto que, Deus disse: “O meu povo errou porque lhe faltou o conhecimento”.

I-POR QUE O COSTUME NÃO GERA DOUTRINA
Porque o costume é passageiro, é folclórico e não podemos aferir a Igreja por meros costumes. Pois há alguns anos pastores incutiram na mente de muitos crentes essa prática desprovida de um conceito Bíblico Teológico. Ou seja, achando os tais que estavam agindo certo com o povo de Deus, e com isto se omitindo na “Doutrina”. Ou melhor, abriam a Bíblia usando textos a seu bel prazer sem nenhuma exegese Bíblica aplicavam conceitos desprovidos da sã doutrina. Embora que, podemos entender que suas intenções eram das melhores possíveis, e isto fez com que alguns cristãos perdessem seu “Alvo” principal, que é Cristo – Heb. 3.1-2.
Podemos dizer que, uma das armas de Satanás nos dias de hoje é subtrair a Palavra de Deus, ou melhor, existem algumas exceções de Igrejas e ministérios que ainda primam pela sã doutrina. Doravante seus cultos são bem administrados, e não abrem mão da ministração da “Sã Doutrina”. Ou melhor, seus pastores sabem muito bem como administram isto, sem que abram mão das verdades de Deus ao coração do povo – Jos. 1.8-9. Todavia, uma Igreja onde se ditam mais “Costumes” como regra de fé, o povo é neófito no que diz respeito ao conhecimento de Cristo. Pois em nenhum lugar da Bíblia achamos base pra tais argumentos desprovidos dos conceitos de Cristo.
Sendo-nos aferidos pela Santa e Infalível Palavra de Deus, há de se haver uma diferença de um cristão “Saturado pela sã Doutrina de um que só ouve sobre costumes”. “Ora, bem disse “O Grande Mestre Cristo Jesus:” Quem Ouve as minhas Palavras e as praticam, compara- lho – ei ao homem prudente que edificou a sua casa sobre a Rocha”. Ou seja, vieram a chuva e o vento, por estar na Rocha não foi destruída. Assim também é o cristão, se tem como conceito a Palavra de Deus em sua vida jamais irá sucumbir.
Podemos afirmar com segurança no que estamos escrevendo que, a Igreja “Neo-Testametária” é o que é hoje devido os conceitos que Cristo fundamentou na vida do apóstolo Paulo. Ou seja, ele pôde afirmar com segurança do porque anunciava a Cristo, ou melhor, que sabia muito bem em que tinha “Crido”. Não podemos concordar que pra se chegar à presença de Deus devemos praticar um amontoado de “Dogma que não tem haver com a Bíblia”. Dogmas são posições humanísticas e não geram nenhum benefício a ninguém, mas quando recorremos a Bíblia por meio dela e nela encontramos qualquer tipo de resposta as nossas indagações por parte de Deus.

II- A DOUTRINA GERA BONS COSTUMES – DEUT. 32.1-2
A Etimologia da Palavra (Do Lat. Doutrina, do Verbo Docio, ensinar, instruir, educar). Que significa conjunto de princípios que formam a base de um sistema religioso. A doutrina cristã acha-se baseada na Bíblia Sagrada- nossa regra de fé e prática – Dic. Teológico –Edição CPAD 2007-Claudionor Corrêa de Andrade.
“Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e a ciência do Santo a Prudência” – Pv 9.9-10.
Pois bem, no texto de Deuteronômio Deus Exige que o seu povo inclinasse seu ouvido pois Ele iria ditar suas Palavras, ou melhor, inclinar é o mesmo que ouvir e praticar a sua doutrina, a sua Palavra – Rom 10.17.
Uma Igreja que não tem visão de Deus e nem de sua Palavra é fadada ao fracasso espiritual, pode até possuir muitos membros e congregados. Mas, serão cristãos imaturos na fé, são pessoas instáveis na vida espiritual, não possui a âncora da Esperança Bendita, a não ser como os bravos da Fé que mesmo diante das adversidades puderam atingir o ápice espiritual e fizerem parte do exercito dos vitoriosos em Cristo Jesus – Heb 11.20-34.
Digo que, não estamos escrevendo algo que você não deva se lembrar, pois o cristão menos sensato há de se recordar daquilo que Deus espera daqueles que vivem um cristianismo transparente. Destarte, Paulo bem disse ao Jovem obreiro Timóteo o seguinte: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem” – I Tim 4.16.
Concluindo este estudo, ressalto que, felizes são aqueles que são ávidos pela Sã Doutrina. Já passamos por muitas lutas e provações, não obstantes as adversidades, mesmo assim, O Senhor nos permitiu que saíssemos vitoriosos. Então, posso dizer com toda a Convicção, “Ebenezer” – até aqui nos ajudou o Senhor.

É proibida a reprodução desses escritos sem a devida autorização do autor, salvo pequenos trechos, e com a citação da fonte – Direitos autorais Lei 9.610/98 (Art. 184 do Código Penal).