Páginas

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

ELES NÃO PREGAM O VERDADEIRO EVANGELHO

Texto: Rom 1.16
A maior coisa que Deus fez pelo homem foi enviar Seu Filho em prol da salvação de todos. E isto é o que a Bíblia nos diz, ou melhor, todos aqueles que crerem nas verdades do Evangelho serão agraciados pelo amor imensurável de Deus – Jo 3.16; Rom 5.8; Tit 2.11.
Mas, a grande pergunta no contexto cristão é, por que se falam tanto em milagres e prosperidades e quase não se falam sobre a Salvação. Ou melhor, que o homem precisa ter um encontro especial com Deus e assim resolver seu problema diante do Senhor? Ou seja, que tipo de evangelho as Igrejas estão pregando a seus membros e congregados, e quais são os comprometimentos que essas Igrejas têm com seus freqüentadores?
Afirmamos que quase nenhum, ou quase nada de responsabilidade esses pseudos pastores, bispos e apóstolos (como queiram ser chamados) têm com aqueles que lotam seus megas templos. Ora, um cristão mais esperto e inteligente, não vai nestes lugares para ser mero espectador ao invés de ser adorador de Jesus Cristo (Jo 4.24).
Ora, o mesmo grupo que seguiam a Jesus quando Ele exercia o seu ministério aqui por pouco tempo, é o mesmo, ou seja, alguns daqueles foram até repreendidos porque não seguiam a Cristo com sinceridade, e sim, por interesses escusos, ou melhor, pessoais. Não queriam ser verdadeiros seguidores do Mestre, mas apenas ouvintes e não praticantes das verdades do Evangelho. Destarte, hoje não é diferente, pois muitos vão nesses lugares por simples interesses pessoais, outros vão porque já estão idolatrando o pastor, o bispo, etc. E sem contar que estão interessados em ouvir aquelas mensagens sem uma análise Bíblica e teológica, ou seja, cheia de refrão como: “Se você der R$ 1000,00 (Mil Reais) você vai alcançar tudo, e assim por diante.
Mas, o que nos deixa indignado é a falta de conhecimento e estrutura espiritual que esses adeptos não têm com relação a esses pseudos pastores, que passam a maior parte de seu tempo maquinando o que vão dizer à multidão para arrecadar os milhãos de reais do bolso desses pobres incautos da fé. Que durante o tempo todo não pregam nada de Evangelho, e nem levam o povo a se encontrar com o Salvador (Deus). Digo o que Jesus deixou nos como exemplo: “São ladrões e salteadores”.
Eles, ou seja, os mercenários da fé (pois não existem outros adjetivos) se não estes para os tais, pois a cada dia que passa vão se enchendo de dinheiro e bens materiais e o Evangelho de Cristo jamais é anunciado como a Bíblia diz.
Jesus não veio aqui dizendo que era o Filho de Deus e Salvador, e, andou fazendo outra coisa, ou melhor, mentido e anunciando inverdades. Não Ele não se comportou dessa forma, porém, repreendeu com veemência todos aqueles que se fingiam ser e na verdade não eram. Porém, JESUS se destacou entre os homens porque Ele mesmo disse que “Era a Luz do Mundo”, e que os homens deveriam negar-se a si mesmos e segui-lO sem fingimento e falsidade.
Diante de tudo o que estamos vendo, não há verdades Bíblicas nestas falácias desses falsos pastores e mercenários. Ou melhor, um dia os tais prestarão contas de seus atos diante Daquele que é o Justo Juiz, então, se verá quem é quem.
O cerne do Evangelho é que os homens encontrem a salvação em Cristo, e que cada um se reconcilie com Deus – Jo 3.16; Luc 19.10; I Tim 2.3-6. Ora, um evangelho que alguém diga que prega sem que haja a convergência da “Cruz de Cristo” é tudo, menos o verdadeiro evangelho de Deus. Pois milagres Jesus operou nas pessoas, Paulo por meio de Cristo também realizou, e outros, mas fazer disso uma formula para se intitular ou até mesmo ser endeusado é uma afronta as coisas de Deus. Dessa forma, o maior milagre que recebemos de Deus foi a salvação de nossas almas, o perdão de nossos pecados por Jesus Cristo – I Jo 1.7; II Co 5.11 a 20; Rom 5.1-2.
Portanto, se você está lendo este artigo, creio que poderás meditar na Palavra de Cristo, ou melhor, façamos como os crentes de Bereia que enquanto os apóstolos pregavam e ensinavam, eles examinavam para ver se era assim mesmo. Não se deixe enganar por esses falsos pastores e apóstolos como se intitulam, e siga o exemplo de Cristo Jesus. Pois Paulo disse: “Se alguém anunciar um outro evangelho que não seja como o que nos foi anunciado, consideremos como anátema ( maldição).

É proibida a reprodução desses escritos sem a devida autorização do autor, salvo pequenos trechos, e com a citação da fonte – Direitos autorais Lei 9.610/98 (Art. 184 do Código Penal).

ÉTICA PASTORAL E A INVERSÃO DE VALORES

Já são passados anos a fios e ainda há pessoas que se acham acima de qualquer coisa. Ou melhor, será que podemos olhar com bons olhos o que está acontecendo dentro das Igrejas e ministérios? Ou não podemos ter um senso crítico no que diz respeito a ética no âmbito cristão? Ou aqueles que estão sobre os seus liderados não estão vendo que às vezes há atitudes que na verdade são inversões de valores.

Às vezes olhando à luz da Bíblia não podemos aferir as coisas simplesmente ou concordar com aqueles que se auto-titulam pastores, ou melhor, homens que na prática devem primar pelo bom senso aos seus membros. Mas, por que será que não existe um senso comum na vida desses homens que estão no poder eclesiástico, e às vezes se transformam em semideuses, ou seja, são intocáveis e não aceitam que pessoas questionem seus comportamentos diante de seus membros.

Mas, ai vem a grande questão, ou melhor, o que seria desses pastores mandões e autoritários dentro das Igreja se Jesus estive pessoalmente entre eles? Pois numa inversão a de Cristo, é o que se ver atualmente, ou melhor, nada do que eles falam em cima de seus púlpitos se cumprem em suas vidas. Pois falam em amor, que se devem respeitar uns aos outros, considerar, etc. mas na prática eles estão pior do aqueles fariseus que foram censurados por Jesus Cristo.
Um pastor como homem de Deus, e que, sabe e conhece os valores da interação humana, jamais se comporta dessa forma, ou melhor, procura pelo menos viver o que prega e ensina à Igreja. Não estamos julgando quem quer que for, mas apenas dizendo que alguns pastores nada sabem sobre ética pastoral. Talvez se soubessem as coisas seriam melhores em seus ministérios juntamente com aqueles que estão cooperando com eles.

Destarte, o pastor não foi chamado por Deus para ser tido ou rotulado como chefe de tribo indígena, ou melhor, onde ninguém pode falar e nem opinar algo, pois se isto acontecer já é tido como “Rebelde”. Ora, todos aqueles que acham que o pastor é um semideus nada conhecem sobre ética pastoral ou cristã. Pois o Sumo Pastor, O perfeito e o Grande Pastor (JESUS CRISTO), com certeza está reprovando até agora a atitude de muitos pastores mandões e autoritários em sua Igreja. Pois foi Ele (Cristo) quem ordenou que jamais poderíamos “pastorear o seu rebanho” de forma autoritária, Ele disse: “Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa de glória” – I Pe 5.2-4.

Infelizmente, e com muita tristeza dizemos que alguns pastores só não falam, mas demonstram que possuem domínio sobre a Igreja de Cristo. Ou seja, são excessivos com relação ao zelo pastoral, ou melhor, confundem zelo e cuidado com o “espírito de domínio”.

Então, partem para o contra ataque quando se vêem numa situação adversa, perdem o controle da situação e demonstram fraqueza ministerial. E daí os conceitos ou códigos de “Ética pastoral” caem por terra. Infelizmente alguns não tem auto controle sobre determinada situação, digo que ser pastor não é portar uma credencial no bolso, ou fazer parte de uma convenção, ou tá diante de um grupo de pessoas. Mas, quando se sabe que recebeu de Deus ministério e que o mesmo faz jus a função designada por Deus (Jr. 3.15; Ef 4.11-12).
São muitos homens de Deus que sabem muito bem disso, e que fazem jus a função ministerial que receberem do Senhor. Ora, a função pastoral é muito desgastante, mas é dessa forma que por Deus e com a ajudo de Cristo que ele cumpre de forma cabal o ministério que recebeu das mãos do Sumo Pastor (Jesus Cristo).
O pastor para que cumpra o Código de ética pastoral, ou seja, aquilo que estar explicito na Bíblia, deve a princípio:
a- Não ter grupo seleto no seu ministério;
b- Não ser politiqueiro com as coisas de Deus;
c- Não se portar de forma que o povo veja que sua posição é autoritária;
d- Não fazer acepção de pessoas, pois Cristo não o fez;
e- Não tratar as pessoas como se tivesse domínio sobre elas;
f- Não se achar que é superior a todos, mas sempre ser servo;
g- Não ser orgulhoso, ou melhor, demonstrar que Cristo está em sua vida;
h- Não ser desleixado com a sã doutrina; ou melhor, negligenciar as verdades de Deus ao Povo – Tit 2.7; II Tim 3.10-17.
i- Não ser soberbo, ou orgulhoso, pois esta marca foi a desgraça do Diabo quando “Quis ser igual ou superior a Deus” – Is 14.13-15.
j- E ter muito cuidado com a sua vida pessoal, pois infelizmente muito por não darem a atenção sobre tais fatos tem perdido aquilo que receberam de Deus.
Portanto, nestes pontos de vista sobre a ética pastoral, não obstante ser muito extenso o assunto, talvez o que escrevi aqui já são o suficiente para que você tenha a idéia quanto às verdades da Bíblia. Digo que, se tão somente cumprirmos o que Deus determinou em sua Palavra, com certeza erraremos menos, e que tudo isto sirvam como exemplos crassos a Ética pastoral.

É proibida a reprodução desses escritos sem a devida autorização do autor, salvo pequenos trechos, e com a citação da fonte – Direitos autorais Lei 9.610/98 (Art. 184 do Código Penal).