Páginas

sábado, 2 de março de 2013

POR QUE A IGREJA CATÓLICA INSISTE E GUARDAR SEGREDO




     É de se admirar que uma instituição religiosa como a Igreja Católica apostólica Romana tenha certo tipo de comportamentos avesso às verdades. Ora, se questionam que ela se omite em ser explicita em sua conduta como instituição religiosa a seus fiéis, ou melhor, por que será tal comportamento?
      Destarte, voltando um pouco na história, ou seja, denominada “Idade média ou das trevas”. A Igreja teve certo ou estranho comportamento que alguns fiéis não conhecem, é tanto que, o ex-papa XVI pediu perdão ao Povo pelos atos ilícitos que cometera a Igreja. Na Europa no ano 814, quando a língua mãe era o Latim, ou seja, que por sua vez falada pelos romanos. Porém, a “Cultura”, ou seja, a busca pelo saber fora impedida pela “Igreja Católica Apostólica Romana”. Sendo que, as mulheres foram impedidas de estudarem, algo que foi trágico para suas vidas. Sem contar os abusos praticados pelos padres, ou por aqueles que viviam nas paróquias, quando enganavam as mulheres, principalmente moças com pretextos de espiritualidade.

         Estupravam as mulheres, e ainda assim as ameaçavam se contassem as autoridades, dizendo que poderiam morrer e ainda serem excomungadas da Igreja e com isso iam para o inferno. E com relação a prática de homossexuais envolvendo seus pares, e com isso tudo ficava encoberto sem que alguém denunciasse as prática libidinosas dentro da Igreja. 

        Ora, desde aos longos anos que essa instituição está fora da direção de Cristo Jesus, ou seja, para quem não conhece a Bíblia olham-na com olhos de inocentes. Mas ao averiguar o comportamento interno eclesiástico dessa Igreja, que se diz a “mãe de todos os cristãos”. Primeiro todos os que estão no poder como líderes, deveriam rever seus conceitos para ver se realmente estão na direção do Seu Fundamento, que é Cristo Jesus e nunca Pedro (Mt 16.18-19). É tanto que, já há indícios de que o pontífice renunciou o seu cargo de chefe da Igreja por causa de escândalos envolvendo padres homossexuais. Ou seja, tudo por pressão política e religiosa em consonância ao poder da Igreja Católica Romana.

        Destarte, penso que, uns dos erros dessa instituição são justamente o que ao longo dos séculos, ela sempre se omitiu, ou seja, negando a Bíblia como sua regra de fé e práticas cristãs. É tanto que, o que perdura lá é justamente a “Tradição”, ou melhor, a Bíblia fica sempre de lado. O povo continuam sendo manipulado e impedido de ler a Bíblia como na idade média, ou seja, quem lesse poderia ser ameaçado pelos líderes religiosos dessa Igreja. E por fim, a pré-reforma aconteceu quando Deus moveu as águas, e um Monge Chamado de Matinho Lutero, um dia entrou no mosteiro para fazer suas orações, e meditação. Tinha uma velha Bíblia amarrada por correntes num cepo, e ele disse: “Ah! Se Deus me concedesse para mim esta Bíblia”, e quando começou a ler, encontrou a expressão dita por Paulo: “Mas, o justo viverá da Fé” (Rom 1.17). E com isso rompeu com a Igreja Católica Romana, e no dia 31 de outubro de 1517, afixou na porta da Catedral de Wittemberg as 95 teses, ou melhor, criando-se a Reforma Protestante. Ou seja, explicitando suas convicções de fé, afirmando não precisamos de outras formas, como indulgências, ou o purgatório, promessas a santos para alcançarmos a Salvação da alma. Se não na Única e Exclusiva Pessoa do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo ( Jo 14.6; I Tim 2.3-6; At 3.19; 4.19). 

       Portanto, pelo que estamos vendo, será que a Igreja de Roma passará por outra reforma? Ou por que será que há tantos segredos nessa Igreja? Jesus disse: “E conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará” – Jo 8.32.

Por J.Roberto de Melo
Bacharel em Teologia, Escritor e Professor