Páginas

domingo, 24 de outubro de 2010

A PALAVRA DE DEUS COMO FOGO E MARTELO

Texto: Jr 23.28-29
“O profeta que tem um sonho conte o sonho; e aquele em quem está aminha Palavra, fale a minha Palavra com a verdade. Não é a minha Palavra como fogo diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a penha”
Como Israel naquela época de Jeremias, hoje também não é diferente, pois há uma crise muito grande nas Igrejas e ministérios. Ou seja, os púlpitos estão cheios de obreiros e vazios da Palavra. Há muitos pregadores, mas poucos ensinadores, e os que têm sidos impedidos de ensinarem e pregarem a Palavra do Senhor Nosso Deus, e isto é como diz Boris Cassoi: Isto é uma Vergonha...” Mas, quanto a isto, vamos analisar os pontos dessa tremanda falta de responsabilidade com as coisas de Deus, vejamos:

I-A CRISE: A NEGLIGÊNCIA A PALAVRA DE DEUS
Afirmamos que há muitos se dizendo que são obreiros e pastores etc, mas os tais não foram preparados para receberem o peso do ministério outorgado por Deus. Ou seja, são pessoas despreparadas em tudo, e principalmente leigas quanto as verdade teológicas da Bíblia. E se os tais no período em que tiveram a oportunidade de aprender, e, não o fizeram, dessa forma não aprenderam que o ministério estável começa pelos conceitos da Palavra de Deus.

A pior desgraça na vida de um obreiro é ele ser negligente quanto a Palavra de Deus, pois Jesus bem afirmou ou aprovou o pastor da Igreja de Filadelfia quando disse: “Como guardaste a Palavra da minha perseverança, Eu também te guardarei na hora da tentação (Ap 3.1-10).

Então, quando isto acontece vemos pessoas imaturas, inseguras, sem fundamentação cristã e com dúvidas quanto a sua fé em Cristo. Ou seja, a culpabilidade é de seus líderes que são negligentes quanto ao ensino e pregação da Palavra de Deus. Enquanto que, a recomendação de Paulo a Tito é: “Em tudo te dá, por exemplo, de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade e sinceridade” – Tit 2.7.

II-A CRISE: A FALTA DA PALAVRA, A IGREJA NÃO CRESCE
Uma igreja onde quem manda são grupos de profetas, ou famílias como se fossem tribos de índios, se espera tudo, menos uma Igreja que prima pelos conceitos da Palavra de Deus. Ora, isto sempre aconteceu com o povo de Deus, numa determinada época a situação fora tão tremenda que os sacerdotes até se esqueceram do Livro na casa de Deus. Ou seja, se esqueceram de ler o Livro, dessa forma também deixaram ensinarem a lei de Deus ao povo, e quando isto acontece vemos pessoas sem estrutura espiritual para suportar as adversidades da vida.
Ora, diante de fatos dessa magnitude, o cristão precisa valorizar os conceitos da Palavra de Cristo. Ou melhor, jamais perder a oportunidade que temos para ler, ouvirmos, e acima de aprender tudo o que recebemos da parte de Cristo. Uma Igreja e ministério onde são selecionadas pessoas para exercerem funções e sem ser devidamente preparadas, ou treinadas ela não atingirá seus objetivos por Deus.

Portanto, precisamos ter consciência que onde há lugar e tempo para se pregar e ensinar a Bíblia ao povo, tão somente veremos cristãos seguros e uma Igreja prospera em todo aspecto de sua vida espiritual – Jos 1.8-9; Sal 1.1-3; Jo 5.24.
Na verdade, é que precisamos rever todos os nossos conceitos como cristãos diante de Deus, e não acharmos que somos melhores ou que conhecemos mais do que o próximo. Ou seja, precisamos rever as coisas e voltarmos a praticarmos a Palavra de Cristo, pois é ela que nos trás a felicidade u e uma vida melhor diante do Senhor nosso Deus.

III-A PALAVRA DE DEUS DEVE SER PREGADA E ENSINADA
Infelizmente muitos cristãos não são constantes em sua vida diante do Senhor, porque não aprenderam ainda a por como prioridade a Palavra de Cristo em sua vida. Ou melhor, são apenas ouvintes, e não praticantes, ora, aquele que sabe diferenciar tais coisas pode fazer a diferença. Dessa forma, às vezes encontramos pessoas que expressam pouca ou nenhuma maturidade cristã, ou melhor, talvez não descobriram o maior tesouro que encontramos nas sagradas escrituras.
Neste aspecto, há coisas estranhas que ocorrem no decurso da Igreja, ou seja, quando se dão mais prioridade a outras coisas e não a Palavra de Deus, é o que vemos, ou seja, cristãos imaturos diante de um mundo relativista.
Ao invés de nos determos a busca pela Palavra do Senhor, perdemos tempo com coisas fúteis, ou seja, com politicagem, etc. Outro fato irrelevante quanto a tudo isto, é alguns fazerem grupos que tudo o que eles fazem são em torno deles, e os demais ficam de fora de seus interesses muitas vezes escusos. Ora, não é hora de bricarmos de ser crente, é preciso que líderes espirituais acordem para a realidade, ou seja, procurem a fazer o que Deus determina na sua Palavra. Portanto, a Bíblia é a marca Infalível de Deus aos que amam a sua Palavra, pois sem tal conceito não há cristãos firmados em Cristo – Ef 4.11-13. Heb 4.12; Sal 119.89; 9; 11; Deut.32.1-2. Rom 10.17.

É proibida a reprodução desses escritos sem a devida autorização do autor, salvo pequenos trechos, e com a citação da fonte – Direitos autorais Lei 9.610/98 (Art. 184 do Código Penal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário