Páginas

domingo, 24 de outubro de 2010

A IGREJA DE CRISTO COLUNA E FIRMEZA DA VERDADE

Textos: I Tim 3.15 b.
“Como convém andar na casa de Deus, que é a Igreja do Deus Vivo, a coluna e firmeza da verdade”.

No decurso da história da Igreja de Cristo, descobrimos que mesmo diante de tantas perseguições ela não sucumbiu. Ou melhor, as forças das trevas não impediram a sua trajetória, e com isto ela pôde palmilhar dias após dias com a força do Senhor Deus.

Mas, ultimamente ou nestes dias que estamos vivendo, ao olharmos para o passado, vemos que a Igreja tem sofrido ataques de todos os lados. Mesmo assim, sabemos que ela não será atingida porque é inatingível, ou seja, tem a proteção do Senhor. Talvez devêssemos perguntar do por que a Igreja sofre tudo isto, o que devemos fazer para que isto não aconteça? Em primeiro lugar dizemos que, a Igreja não é um projeto e nem uma entidade humana, ou seja, ela não fora idealizada pelos conceitos humanos, então daí, vejamos alguns pontos relevantes quanto a Igreja do Deus Vivo:

I-ELA FOI CRIADA POR DEUS – Ef 1.4-5
“Como também nos elegeu Nele (Cristo) antes da fundação do mundo, para que fossemos santos e irrepreensíveis diante Dele em amor”.
Ora, que posição brilhante é a nossa, ou melhor, ninguém jamais tem o direito de sucumbir tais fatos da Igreja. A Igreja não foi criada por Deus para ser massa de manipulação de pastores e nem ministério, ou seja, que esses sejam homens de verdade e que saibam com cuidado administrar a “Vinha de seu Senhor” sem usurpar seus valores cristãos.

Infelizmente há alguns que infligindo os conceitos da Bíblia, usam o povo do Senhor para os seus próprios interesses eclesiásticos. E com isto, impedindo o crescimento da Obra de Deus na terra, criando pra si fortunas e enriquecimento ilícitos. Portanto, a Igreja do Deus vivo não pode fazer parte desses esquemas que são inapropriados para quem prima pelos valores éticos e cristãos dentro da história do Cristianismo.

II-ELA FOI TIRADA DO MUNDO – Tit 2.13-14; I Jo 2.15-17
“O qual se deu a si Mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras”. É não existe meio termo ou que alguém mudo tal posição da Igreja de Cristo. Embora que, ainda assim, alguns acham que podem envolver a Igreja com coisas que não têm sentido do ponto de vista cristão e espiritual. Todavia, a Igreja fora tirada de um mundo relativista, onde tudo é normal ou que todos aceitem os fatos como algo certo.
Não fomos resgatados de um mundo perverso para vivermos ou praticarmos as mesmas ações que antes fazíamos. Pois o dono da Igreja exige que vivamos segundo a sua santa vontade, fazemos assim ou não honramos o seu Nome que está cima de tudo e todos.

III-A IGREJA NÃO PODE SER VISTA COMO UM MEIO DE VIDA À ALGUNS – I PE 5.1-2-3.
“Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo o cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto. Nem como tendo domínio sobre a herança (Igreja) de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho”.

Quando leio este texto citado por Pedro, com certeza os espíritos de domínio e ganância já predominavam no contexto da Igreja cristã. E ainda hoje predominam os tais espíritos, pois eles manipulam e dominam a Igreja como uma empresa, como um clube etc. Porém, sem que os tais saibam, um dia veremos quem está certo nesta história, ou melhor, Cristo fundou a sua Igreja para que ela tão somente cumpra a sua missão aqui na terra.

Mas, alguns se achando dominadores e detentores das verdades de Deus, usam seus títulos, ou posições eclesiásticas para manipular e dominar os cristãos fiéis a Deus. Usando palavras de ameaças espirituais se os tais não os obedecerem, ou melhor, pegam aqueles textos Bíblicos e sem fazerem quaisquer análises aplicam de forma inapropriada. E mantém a Igreja (povo) sobre seus domínios de forma errada no contexto atual.
Protestamos usando a Palavra de Deus como base a nossa vida, ou seja, é só analisarmos o texto citado por Pedro, e vivermos de acordo com o que a Bíblia nos diz, ou melhor, fomos chamados à liberdade com que Cristo nos libertou.
Não estamos dizendo que o pastor (presbíteros) não possa viver do “Altar”, pois é Bíblico que eles vivam de forma integral. Mas, usando o bom senso para manipular o povo e se enriquecerem com salários pastorais é inaceitável do ponto de vista ético e moral – I Tim 5.17-18.

IV-A IGREJA DEVE PRIMAR PELA ÉTICA CRISTÃ – Mt 5.16.
“Resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”.

Se existe algo indiscutível este é um deles, pois Jesus ensinou - nos tudo sobre ética cristã, ou seja, para que os homens se comportassem de forma que suas vidas fossem um modele ético ao povo. Mas, na teoria tudo é lindo, pois falam como os fariseus da época de Cristo, e não são capazes de cumprir o que pregam e ensinam.

A Igreja como a “Coluna e Firmeza da Verdade”, deve a princípio fazer de tudo o que o seu Mestre a ordenou que fizesse do contrário jamais cumprirá o seu dever. Todavia, não estamos dizendo que não podemos obedecer aos líderes que Deus instituiu à sua Igreja, ou seja, que os tais se portem como homens de Deus e que sejam verdadeiros pastores que tenham os mesmos sentimentos cristãos que teve Cristo – Fip 2.1-10.
Que trate com respeito e dignidade o povo, que sejam éticos e tenham postura como homens de Deus, pois a Igreja que é a Noiva de Cristo merece ser respeitada em todos os sentidos, pois é assim que o Senhor da vinha exige de seus trabalhadores...

É proibida a reprodução desses escritos sem a devida autorização do autor, salvo pequenos trechos, e com a citação da fonte – Direitos autorais Lei 9.610/98 (Art. 184 do Código Penal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário