Páginas

sábado, 22 de setembro de 2012

A BÍBLIA E O RELATIVISMO TEOLÓGICO


  “Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo” – II Pe 1.20-21.
   No decurso dos tempos têm havidos alguns pensamentos contrários ao que diz a Palavra de Deus, ou seja, alguns querendo impor aos cristãos conservadores que a visão de que a Bíblia é Palavra de Deus é retrógada. E são por meio desses pensamentos que existem pessoas com opinião contrária ao que antes acreditavam. Mas será que há consenso nisso, ou haveremos de nos curvar diante de fatos que não têm consistência.

 Então, diante disso como averiguar cada fato sem nos comprometermos com aquilo que aparentemente pode ser falso antes a uma teologia ortodoxa. Ora, podemos pesquisar que logo chegaremos a conclusões precisas de pensamentos contrários a credibilidade da Bíblia como a Inerrante Palavra de Deus. Destarte, há alguns que estão tão embriagados com o conhecimento que revelam ar de sabedores dos fatos e mais ninguém, ou melhor, são os chamados “Judeus” radicais ou legalistas das verdades de Deus.

 Todavia, diante de tudo isso, mesmo assim, haveremos de nos portar dignos de que acreditamos que Bíblia é a Palavra de Deus, mas que ela também contém a Palavra de Deus sem qualquer discriminação. Tais pensamentos são justamente contrários ao que afirmam os teólogos avessos, ou comprometidos com aquilo que não provém de uma teologia ortodoxa.

 Sendo que tudo o que conhecemos da Bíblia e pela Bíblia, tudo provém de si mesma. Ou melhor, já escrevemos que a Bíblia não precisa de que façamos sua defesa, pelo contrário, ela mesma se defende por si só. Todavia, é óbvio que haja uma averiguação dos fatos Bíblicos com uma análise sem comprometer os fatos, pois na Bíblia não encontramos “Suposições e nem Achismo”.  A grande questão é, se a Bíblia é a Inerrante Palavra de Deus, porque encontramos alguns erros de concordância, e relatos históricos? 

   Mesmo que haja erros humanos como alguns já disseram, então, está provado que o homem realmente é falho, mas a “Essência da Palavra de Deus” como verdadeira e Inerrante estar na intenção Divina, ou melhor, de expressar suas verdades aos homens. Destarte, eis a questão discutida pelos teólogos liberais, ou seja, em fazer com que a Bíblia perca a sua credibilidade.

  Ora, é natural que haja fatos semelhantes no contexto da Bíblia, pois ela fora escrita por homens, ou seja, pessoas que eram cheias de defeitos e falhas. Se disséssemos que não poderia haver erro neste aspecto, então, a Bíblia não foi escrita por homens e sim por seres espirituais. É bem verdade que ela foi escrita pelos homens, mas todos estavam sob o comando do Espírito Santo, portanto, ela não somente contém, mas é verdadeiramente a Palavra verbalizada por Deus aos homens.

   Teólogos há que já estão falando e escrevendo de que a Bíblia não é a Palavra de Deus, mas tais argumentos não estão acima do que realmente é próprio de quem preserva os conceitos favoráveis a afirmação. Penso que, qual o sentido da religião cristã, senão preservar os conceitos relativos a tudo o que concerne de que a Bíblia é a Palavra de Deus. E isto é o que faz com que milhões de pessoas acreditem que realmente há expressos os pensamentos de Deus através da palavra verbalizada por esses longos anos de sua existência. E quem afirma o contrário perdeu simplesmente o alvo que é a própria Palavra de Deus.

  Às vezes fico a pensar, e procuro respostas convincentes à questão, ou seja, do porque há tantas mentes contrárias a Bíblia, ou melhor, se a Bíblia fosse uma pessoa com certeza já haveria morrido há muito tempo. Com isto, se acreditam em tudo como ETs, bruxarias, feitiçarias, contos de fadas, espiritismo, em jornais e revistas, livros de superstição e etc. Mas, quando o assunto é a Bíblia logo há um desprezo por parte daqueles que são avessos as verdades de Deus. Porém, como todos iriam acreditar num livro que denuncia seus pecados, e que mostra o remédio para suas mazelas? É óbvio que ninguém quer ou aceita um documento que denuncia seus erros, e que mostra o remédio para a solução.

    Incorrem em erros todos aqueles que a longos anos tentaram desacreditar a Bíblia, ou mesmo que já escreveram e persegue-a mesmo assim ela não perdeu e nem perderá a sua força, essência e espiritualidade – “Para sempre oh! Senhor a tua Palavra permanece no céu”. Desde o princípio a Palavra de Deus está em movimento, o mundo, as estrelas, os astros, o céu e tudo o que há foram criados pela “Palavra – do Verbo Hebraico Barah”, ou seja, Deus usou a força de sua Palavra para trazer à existência aquilo que não existia sendo que tudo o que existe veio pela força de sua Palavra.
   Pessoas há que estão embriagadas por conceitos humanos, ou melhor, sem que revejam seus conceitos relativistas sobre a Bíblia. Todavia, nada perdurará para sempre como fundamento proposto pelos relativistas, ao contrário disso, a Bíblia permanece face as tempestades, aos ventos de doutrinas contrários a sua veracidade e tudo mais, mas permanece para sempre a Palavra de Deus.

I-A BÍBLIA E O RELATIVISMO

  “O relativismo é uma doutrina que prega que algo é relativo, contrário de uma ideia absoluta, categórica. Atitude ou doutrina que afirma que as verdades (morais, religiosas, políticas, científicas, etc.) variam conforme a época, o lugar, o grupo social e os indivíduos de cada lugar”- Wikipédia.
   Quem nunca ouviu ou não leu algo que afirma o relativismo, seja no âmbito da literatura secular ou mesmo cristã. Todavia, há inúmeros conceitos no mundo literário cristão fatos preponderantes do relativismo. Porém, uma doutrina que sempre teve a sua vigência no mundo e aceitação pelo avesso as verdades de Deus foi mais adepto dessa filosofia. E são justamente com tais conceitos que há teólogos liberais que aderem às ideias do relativismo religioso. Ou melhor, negam a “Inspiração da Bíblia, e a sua essência espiritual”. Ou seja, pelo fato de existir alguns erros de convergência entre os escritos, como narrações desencontradas é o que faz com que a Bíblia não seja de forma abrangente a Palavra de Deus.

  Relativismo é sumamente indivudualista, é tanto que, rege seus pensamentos simplesmente pelos conceitos preconceituosos do ponto de vista cético, ou melhor, não crendo nas verdades absolutas de Deus não são dignos de confiança. Sendo que, tudo isso é favorável dependendo de quem aceita a sua posição teológica, ou melhor, pelos conceitos individualistas tudo é possível. Não se configura algo de confiança por quem prima pelos conceitos aceitáveis, ou melhor, se você acredita naquilo que está expresso na Bíblia, porque haveria de fazermos o contrário disso. Ora, a Bíblia não deixará de ser a Palavra de Deus porque um grupo de teólogos com posições relativistas impõem como se a eles fossem dados autoridades para isso. Todavia, ela sempre foi e permanece sem que sofra qualquer intervenção humana, pois é a Palavra de Deus.

    Portanto, não existem conceitos acima das verdades absolutas de Deus, ou melhor, Deus não nos expressou a sua vontade para que os homens pudessem manipulá-las, e sim, com intuito de fazer com que eles tenham o conhecimento do plano de salvação. Ou melhor, a intenção dos inimigos de Deus é justamente fazer com que haja descrédito de sua Palavra, sendo que, alguns até perderam seu alvo. Essa é a intenção do relativismo, quando estamos vivendo dias difíceis, onde alguns estão confusos, outros em busca de algo que satisfaça suas intenções. Destarte, o verdadeiro cristão não aceito e nem permite que fatos inadequados venham lhe tirar a sua direção do céu, ou melhor, ele vive como disse o salmista: “Guardei a tua Palavra no meu coração para não pecar contra ti...”.

   É necessário que o espírito do erro se manifeste, pois a Bíblia fala disso de forma contundente, ou melhor, que nos últimos dias viriam dias trabalhosos, onde o espírito do anticristo se manifestaria sem precedente. E não existe outra coisa que nos faça saber o contrário disso, ou melhor, pessoas que antes eram ávidas pelos conceitos ortodoxos da Palavra de Deus. E hoje estão achando que podem manipular as verdades da Bíblia com conceitos relativistas, e pensam os tais que estão certos, porém, deliram em suas afirmações vivendo uma falsidade teológica.

  A Bíblia é para o crível o que é a água à sua existência, destarte, Deus ainda permite que usemo-na de forma que ela tenha o poder de transformar milhares e milhares de vidas. Ou melhor, a sua essência é o que faz a diferença, o contrário disso não seria a Palavra de Deus. Então, vivamos o que acreditamos, não permitamos que o espírito do erro penetre nos nossos corações, ou seja, com crendices que parecem mais doutrinas de demônios. Portanto, a Essência da Palavra de Deus está na sua forma de fazer com haja transformações nas pessoas, ou melhor, naqueles que se deixam acreditar naquilo que  é ontologicamente espiritual – Deus é Espírito Auto-Existente, só uma mente transformada poderá compreender o espiritual, ora, bem disse Paulo: “Ora o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parece loucura; e não pode compreendê-las, porque as se discernem espiritual. Mas o que espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido” – I Co 2.14-15.

Por José Roberto de Melo – Bacharel em Teologia, Professor, Escritor, e Graduando em Direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário