Páginas

segunda-feira, 11 de junho de 2012

DIA DO PASTOR


  Ao dá uma analisada no facebook, vi algumas dedicatórias ao dia do “Pastor”. Boa iniciativa por parte daqueles que reconhecem a figura do pastor como algo de grande relevância à sua vida. 

 Mas, no tocante as comemorações por esse dia que ocorreu em 10/06/2012, mesmo assim, podemos louvar a Deus porque foi o Senhor que “Deu Uns à Igreja” para serem pastores – Ef 4.11-13. Todavia, chamo a atenção daqueles que acompanham o nosso blog para uma coisa que é fato comprovado no contexto da Igreja. Ou seja, é justamente o modismo que acontece, quando muitos se fizeram de pastores quando na verdade nem sequer sabem o que significa tal função. 

 Pastor não é fabricado num seminário de Teologia, ou melhor, embora que devêssemos entender que o pastor deve sim se preparar para exercer com desenvoltura o ministério que recebeu de Deus. Todavia, hoje em dia há muitos se dizendo que são pastores, ou melhor, pessoas com vida que é um péssimo exemplo para a Igreja e a sociedade. Outros são trapaceiros no que falam e fazem, sabemos de caso de alguns que vão pregar nos grandes congressos pelo Brasil. E logo sabemos as notícias de que se comportaram de forma inadequada. A esses que têm o “Titulo” e não “A Função”, não posso lhes dá os parabéns. 

  Porém, a Bíblia nos diz tudo sobre a posição ministerial de um pastor, ou melhor, casado, marido de uma só mulher, e que seja o exemplo dos fieís – I Tim 3.1-2. Ou melhor, ser pastor não é o mesmo que “Ter” o Título e não ser – Heb 5.4. Ser pastor é receber de Deus e por Deus uma chamada especial que saiba compreender o cerne do ministério a ele confiado pelo Senhor. Pastor, não é por partidarismo, ou amizade, não, e sim por vocação e chamada de Deus – Jr 3.15.

 E o verdadeiro homem de Deus chamado e vocacionado ele tem e põe o coração na Obra da qual foi designado pelo Senhor. Infelizmente, hoje se consagram pastores por causas políticas, e não por vocação ministerial. Destarte, meus parabéns para aqueles pastores que receberam de Cristo a divina chamada, e que, carregam consigo o estigma da vocação. 

 Aos nobres pastores homens de Deus, meus parabéns porque dentre os milhares que existem, “Deus aprouve” escolhê-los para exercer uma das maiores funções ou ofícios das mãos do Senhor. Seja sempre aquilo que Deus exige aos chamados, tratem o povo como nunca sendo a vossa propriedade, nunca se embriaguem com o poder eclesiástico, sejam mestres, sabendo que por causa das ovelhas (almas) darão ou prestarão contas a Deus por todas – Heb 13.17.

José Roberto de Melo é Bacharel em Teologia, Escritor, Professor de Teologia Sistemática, e Graduando em Direito pela UNIP – Universidade Paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário