Páginas

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Ser sábio é ser culto


                                Ensina ao Sábio e se fará mais sábio ainda

  Alguém perguntou certa feita o que é uma pessoa culta? Alguns disseram que era alguém que possuía todo tipo de conhecimento. Porém, a sua definição vai além da posição definida.

  Dependendo o tipo de conhecimento que a pessoa possua, ela pode ser especialista, mas tudo vai além daquilo que é preciso para que alguém seja uma pessoa culta. Destarte, os grandes entendidos no assunto dizem que culta é uma forma de se adequar alguém a fatos de seu conhecimento. Todavia, saber ou estar informado de tudo é o que torna uma pessoa culta, ou melhor, ela precisa ser inteirada de tudo e possuir conhecimento na área humano.

 Mas, dentro desta linha lógica podemos definir que ser “Sábio” é ser culto... Se alguém sabe e conhece área humana e sabe discernir os fatos em pauta, ou dá destreza daquilo que conhece pode ser considerada culta.

  Quebrando certos preconceitos relativos de “Culto”, ou que não é a mesma coisa de cultura, ou melhor, não podemos confundir cultura com culto. Todavia, uma depende da outra dentro do contexto humano, mas são coisas diferentes. Ou melhor, a Etimologia de Cultura é:

 “(Do latim colere, que significa cultivar) é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. Wikipédia.

  Ora, toda forma de conhecimento é preciso na área humana, porém, é preciso que haja consistência quanto a tudo o que alguém possa adquirir para usufruir. Diante disso no mundo hodierno não se pode ignorar o conhecimento, portanto, uma pessoa que possua destreza tem como interagir para o crescimento em área humana. É tanto que, as grandes empresas e multinacionais estão a procura de pessoas mais preparadas, ou melhor, versadas em áreas especificas e diversas. É óbvio que alguém que tenha grau universitário poderá preencher essas prerrogativas, o que se configura exigência correta. É o que dizem alguns mestres na área que, não se pode colocar nas mãos de pessoas menos preparadas funções que exijam maior responsabilidade, e isto vem pela busca de uma pessoa apta, “Culta” naquilo que sabe e faz porque conhece.

   Ser culto é ser analista, hábil, está informado de tudo ou seja, ler jornais, revistas, livros de diversas áreas da vida, um perito, ou melhor, tem que conhecer.

   Ainda assim, não tem como não se exigir que uma pessoa culta possa externar o que conhece, e isso vem pela forma de como podemos ouvi-la. Escrevendo estas linhas, ainda assim vejo que há um preconceito relativista nas pessoas com relação ao conhecimento. Ou melhor, parece que ter ou possuir cultura no sentido intrínseco são fatos que não têm valor numa sociedade que deveria buscá-la sem que desmereça a sua impotência no contexto social.

 Dentro dessa visão, quem pode se tornar culto? Ou seja, para que saia da mesmice penso que todo aquele que queira mudar de vida. Ser culto não é privilégio dos ricos, ou de uma classe. Pois, o conhecimento está para todos aqueles que queiram adquiri-lo, e assim, tornar-nos-emos cultos. É verdade que não podemos pensar que porque alguém é culta ela está afastada do mundo e da sociedade, pelo contrário, é onde se pode coadunar os fatos da vida e extrairmos de forma que haja crescimento.

  Há uma diferença grande de quem tem cultura, seja secular ou não, ou melhor, se percebe pelo falar, e o ouvir. Não podemos ignorar os fatos, mas qualquer pessoa elevada no seu grau de conhecimento se destaca melhor, pois tudo o que faz há confiabilidade por parte de quem o admira. É tanto que, quem fala melhor, ou domina certa área da vida tem mais oportunidade. Ou seja, não estamos dizendo que só faz melhor pessoas versadas em certas áreas, mas que são diferentes naquilo que executam.
 A pessoa culta sabe discernir o que é e o que não é, ou melhor, tem consigo o poder de dominar quaisquer áreas da vida. Não obstante haver limitações, ou melhor, todos somos limitados, todavia, ninguém nunca saberá tudo. Portanto, neste aspecto é preciso que saibamos diferenciar as coisas, ou seja, fazendo com que haja uma compreensão num todo daqueles que estão em nossa volta.

  Portanto, não tenho como esgotar o tema, pois neste aspecto sou limitado, talvez os meus pensamentos também possam cooperar para a compreensão daqueles que buscam uma melhor convergência. Ou seja, há na vida coisas que aprendemos logo, porém, outras que não aprenderemos, destarte, enseja a oportunidade para que você compreenda melhor o assunto, ser culto é ser amante daquilo que aprendemos e estamos a aprender...

José Roberto de Melo

É Escritor, Bacharel em Teologia, Professor e estar se Graduando em Direito pela UNIP – Universidade Paulista.

É proibida a reprodução desses escritos sem a devida autorização do autor, salvo pequenos trechos, e com a citação da fonte – Direitos autorais Lei 9.610/98 (Art. 184 do Código Penal).




Nenhum comentário:

Postar um comentário