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domingo, 10 de julho de 2011

A FAMÍLIA E A CRIANÇA NA IGREJA

Texto Bíblico
Deut. 11.18-21
Introdução
A criança deve ser educada dentro dos moldes da palavra de Deus, e para isto, é preciso que tenhamos uma visão que abrange todas áreas para o bom andamento educativo.
Uma criança para ser educada precisa de sérios cuidados, todavia, são necessários certos princípios que venham trazer um bom desenvolvimento à criança. Inúmeros fatores são importantes, mas tudo isto se faz pelas diretrizes educacional, e para tanto, os pais devem primar por tudo o que seus filhos devam aprender. De princípios os pais são os primeiros educadores, pois é dentro do lar que a visão educacional chega como fator concreto na vida da criança.

I- QUANDO DEVEMOS ENSINAR A CRIANÇA
A tarefa de educar não fácil, mas para isto é que fomos chamado por Deus para ensinarmos aos nossos filhos tudo aquilo que eles precisam aprender para a vida. Na verdade a idade certa de passarmos as devidas informações a eles é desde a tenra idade, embora que, há diversos fatores que contribuem para o bom desenvolvimento da criança. Também não podemos achar que devamos ensinar tudo, só porque há conceitos errados que a criança deve desde sedo aprender para saber mais. O que devemos fazer é que eles aprendam desde logo a “amar a Deus”, trazer-lhes na consciência que eles são tanto quanto importante para Deus como nós também.

a)- Os Filhos aprendem:
1)- Motivados. É por meio da motivação que a criança se sente valorizada, uma criança que não tenha consciência disso jamais se interessará para aprender.
2)- Respeitados. Qual o animal irracional que sendo mal tratado fique no lugar, assim também é a criança, onde existem amor, carinhos, ternura, e compreensão ai é onde a criança sente segura e feliz para desenvolver o aprendizado.
3)- Quando falamos. Falar é um fator de grande relevância à educação da criança, um lar onde os pais não trocam o fator “Comunicação”, raramente existirá um vinculo conversa para a criança. E isto tem afetado o fator psicológico de certos meninos e meninas, embora que alguns já trás consigo em sua personalidade. Às vezes queremos mandar que eles parem de falar, porque estão atrapalhando, mas quando compreendemos que isto é importante para a desenvoltura da criança é que mudamos de opinião.
4)- Quando ensinamos pela ótica da visão. Hoje em dia as coisas estão um tanto quanto mais fáceis do que antigamente. As crianças amanhecem o dia vendo televisão, computador, e todos tipos de coisas que muitas vezes trazem sérios prejuízos a elas. Segundo os estudiosos, eles dizem que, se aprendem mais quando observamos, ou seja, é vendo que assimilamos. Mas, o fator visão era implementado de maneira arcaica do ponto de vista de hoje, ou melhor, era nos “portões da cidade” como um marco histórico. As leis de Deus era ensinadas em casa, e como regra e prática que devia estar em pontos estratégicos para os estrangeiros.
5)- Quando os pais sempre ensinam. O ensino nunca deve ser dado de vezes em quando, e sim todos os dias, meses e anos, pois para o saber não existe um espaço. O Lar é o lugar mais apropriado para que haja a educação, ou melhor, quando houver uma oportunidade dentro daquilo que devemos passar para nossos filhos,e que façamos com toda a dedicação.
Eu me lembro de coisas que meus pais nos ensinaram quando éramos pequenos, e que até hoje não me esqueci, todavia, foi muito bom pra que eu tivesse uma boa educação no que eles puderam nos dar.

II- PROMESSAS DE DEUS AOS PAIS
Se negligenciarmos aquilo que foi dito pelo Senhor nosso Deus no que tange a educação de nossos filhos, pagaremos muito caro diante do Senhor. E para tanto, são necessários que haja:
1)- A condição da doutrina. Ninguém vive sem a doutrina, pois ela é muito importante para o aprendizado da criança.
2)- A vida longa para todos da família. A benção de Deus não estar somente impetrada a família atual, não, e sim, a sua descendência. V 21ª , há promessa de Deus de termos vida longa, se cumprirmos com o nosso dever diante dos santos mandamentos da palavra de Cristo Jesus.
3)- A benção dos céus pela palavra – V 21b. Existem muitas bênçãos de Deus para o povo do Senhor, ou seja, não somente bênçãos terrenas, mas materiais também.

III- ENSINADO NO LAR PELA DISCIPLINA
A disciplina é algo que muitos ainda não sabem de sua importância, ou seja, pra alguns pais, a disciplina é tratar a criança com rigor, falando e impondo o que eles ainda não entendem. A disciplina deve ser dada à criança desde a sua tenra idade, ou seja, é de criança que o disciplinado é moldado para crescer sabendo entre o certo e o errado. Mas também, a disciplina só pode ter sentido na vida das crianças, se os pais for exemplos de disciplinas. Parece que não, mas os filhos se espelham muito nos pais, por exemplo: Quando os pais não permitem que peçam algo sem suas permissões; seja, presente, coisa de comer, etc.
Ensinar bem a disciplina é de suma importância aos filhos, pois fazendo assim é que estamos plantando para que eles venham colher amanhã. Ninguém pode deixar de fazer algo guando sabe que deve fazer; ou ninguém poderá fazer sem nunca ter aprendido. A disciplina não é somente tratarmos a criança como se fosse uma ditadura militar, e sim tratá-las com amor, carinho e muito respeito.

IV- O EFEITO DO ENSINO DA PALAVRA DE DEUS
A criança não tem senso de saber o que deve fazer ou deixar de fazer, ou seja, não tem poder de decisão em sua vida. Os pais devem saber que lhes cabe total controle nesse sentido, pois nas escolas seculares não sabemos na verdade o que eles estão aprendendo no sentido geral. Até porque a maior parte de nossos professores não são evangélicos, e com a ideologia cética tendem incutir nas mentes das crianças ensinos perniciosos.
Exemplos: Festas pagãs: Como festas juninas; danças de capoeira, etc.
Por esta razão, se não ensinarmos as crianças o bom desenvolvimento da palavra de Deus, elas não terão consistência para saber escolher no futuro entre o certo e o errado.
1)- V 12 = Ensinar a palavra de Deus
2)- V 12 = Ensinando pelos meios visuais
3)- V V 12,13 = Ensinado com oração e a graça de Deus
4)- V V 12,13 = Ensinando no temor e obediência a palavra de Deus

V. A CRIANÇA NO ENFOQUE GERAL
Nunca podemos perder de vista esta realidade, todavia, a criança é quem deve ter a prioridade no que tange nossos cuidados, e jamais ficar a mercê da sorte.
Exemplos: Devemos formá-las na vida:
a)- Cristã (Ef 6.4).
b)- Socialmente, ou seja, mostrar para a criança que ela é um ser social.
c)- Moralmente, ou seja, mostrar que a sua vida faz parte da ética da moral.
d)- E Intelectualmente, ou seja, que ela pode vir aprender e ter uma vida intelectual como qualquer outra criança.
1-Dentro destes enfoques. É preciso que tenhamos uma visão tão quanto importante no que diz respeito ao papel da mãe, parece que não, mas as mães devem a priori valorizar os seus filhos. Dando a princípio todo carinho, amor e ternura, pois a maior parte do tempo são as mães que cuidam delas, e é preciso que aprendam bem e se sintam amparados pela proteção materna.
2- Jesus e a criança. Quem pôde dizer que Jesus nunca deu valor tanto moral e espiritual a criança, e que sempre as tratou com muito amor e carinho, pois Ele bem sabia do que precisava a criança. Valorizar a criança é respeitar a si próprio, todavia, quem maltrata uma criança, mata, é porque não tem Deus na vida, será punido duas vezes, nas leis dos homens, e conseqüentemente na “Lei” divina.
3- A Igreja e a criança. A igreja também tem grande papel na formação da criança, pois cabe aos responsáveis total responsabilidade no que tange a educação das crianças. Existem igrejas que possuem uma enorme organização, e apresentam seus cultos de maneira formal que não dão a devida atenção para a educação de seus membros, e nem tão pouco a formação de suas crianças. E agindo assim, elas vão cometendo graves erros de omissão, pois deixam de fazer o que é mais importante, para criarem somatórios de regras.

Conclusão. Que Deus possa nos ajudar para que venhamos a cumprir com o nosso dever diante do Senhor, e ensinarmos bem as crianças os conselhos da palavra de Cristo em seus corações.

Biblografia:
Bíblia- FERREIRA,João de Almeida


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