Páginas

sábado, 3 de dezembro de 2011

A TRANSFIGURAÇÃO DE CRISTO


Mateus 17.1-8
     “Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro e aos irmãos Tiago e João e os levou, em particular, a um alto monte. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.
  Então disse Pedro a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas; uma será tua, outra para Moisés, outra para Elias. Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me compra-zo; a ele ouvi. Ouvindo-a os discípulos, caíram de bruços, tomados de grande medo. Aproximando-se deles, tocou- lhes Jesus, dizendo: Erguei-vos e não temais! Então, eles, levantando os olhos, a ninguém viram, senão Jesus”.
  Em primeiro lugar queremos dissolver algumas dúvidas por parte de alguns cristãos praticantes quanto a Transfiguração de Cristo. Ou melhor, parece que não, mas há alguns que por falta de um aprofundamento teológico  da Bíblia andam com dúvidas quanto aqueles textos “Obscuros” ou não claros do ponto de vista humano.
  Em segundo lugar, analisaremos a etimologia da palavra “Transfiguração” no seu sentido original. “Que vem do Gr. Metamorfosis; do Latim transfigurationem”. Então, assim diz o Pr. Claudionor C. de Andrade que significa o Estado Glorioso em que Cristo transmudou-se diante de Pedro, João e Tiago, objetivando fortalecer-lhes a fé em sua messianidade e antecipar-lhes a glória que, apesar da expectativa da paixão e morte do Senhor, todos os santos desfrutarão nos céus” – Dic.Teológico –Edição CPAD 16ª edição 2007.
 O grande problema é que alguns grupos religiosos pegam este texto e outros para fundamentarem suas doutrinas descabidas de uma realidade Bíblica e Teológica para criar doutrinas que não existem. É caso dos espíritas, grupo esse que não merece nenhuma credibilidade, pois eles pegam textos assim para incutir na mente das pessoas desavisadas que a Bíblia apoio o espiritismo.
  Refutando tais pensamentos, dizemos que a passagem de Mateus, Marcos e Lucas que coadunam entre si, nada tem haver com a “Doutrina espírita da encarnação”. 

I- A Glória de Cristo sendo revelada
  “A Bíblia revela um Deus um único, composto de três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. João 1:1-2 diz: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus". Jesus estava com o Pai desde o princípio, compartilhando de sua natureza divina. Então, Jesus deixou o céu e veio à terra. "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai" (João 1:14). Fisicamente, Jesus tinha todas as características de um homem; espiritualmente, ele compartilhava da natureza de Deus. Na transfiguração, sua glória interna tornou-se visível externamente.
  Temos que chegar a ver em Jesus a glória de Deus. Uma razão por que Jesus se tornou um homem foi para manifestar a natureza de Deus. Jesus é "o resplendor da glória" de Deus e "a expressão exata do seu Ser" (Hebreus 1:3). Ele reflete perfeitamente a natureza e o caráter de Deus. Quando olhamos para Jesus, podemos ver "a glória do Senhor" (2 Coríntios 3:18 - 4:6). A conversa de Jesus com Filipe ilustra estes pontos: "Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto. Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras" (João 14:7-10). Jesus é a revelação, a manifestação do Pai (João 1:18). Você já pensou no que Deus faria, diria ou pensaria se fosse um homem? Olhe para Jesus. Tudo o que Jesus disse e fez foi exatamente o que o Pai diria e faria se viesse à terra como um homem. Que pensamento espantoso: Deus se revelou a nós em forma humana. O reconhecimento da glória do Pai, em Jesus, torna o estudo da vida de Cristo uma experiência profundamente comovente”. Gary Fisher.

II- A Transfiguração nos ensina algumas verdades
   (A grande pergunta é, Moisés morreu (e foi sepultado por Deus), e Elias foi arrebatado para o céu), e como haveriam de aparecer naquela hora da transfiguração? Todavia, como professor, sempre digo para alguns que existem coisas na Bíblia que é um mistério, ou melhor, onde não encontramos fatos claros é melhor deixarmos para o dia em que Deus nos revelará até mesmo o que está em oculto.
   Mas, vejamos o que diz Dr. Scofield: “De fato Elias virá e restaurará todas as cousas”. Aqui, como em Malaquias, a profecia cumprida em João Batista, e aquela ainda a ser cumprida em Elias, devem ser mantidas distintas. Mas, João Batista já tinha vindo, e num ministério tão completamente no espírito e no poder do futuro ministério de Elias (Lc 1.17) que num sentido típico, podia dizer: “Elias já veio”. Compare com Mt. 10.40 e Fm 12.17, onde a mesma ideia de identificação ocorre, embora ainda preservando a distinção pessoal”.
   Então, quanto aos fatos propostos aqui, ainda assim, queremos citar em fonte fidedigna com relação a transfiguração: “A transfiguração ofereceu aos discípulos uma antevisão da exaltação futura de Jesus e da vinda do reino. O Senhor foi visto em Sua forma glorificada; Moisés e Elias ilustravam aqueles que Cristo trará consigo, (quer por morte ou traslado, I Tess. 4.13-18). Os discípulos representavam aqueles que contemplarão a segunda vinda de Cristo em Glória – Ap 1.7; ou melhor, Moisés representava a “Lei e os mandamentos de Deus, e Elias representava a Graça de Deus revelado em Cristo – Tit 2.11”.
  E naquela ocasião os discípulos ficaram tão maravilhados com a manifestação da “Gloria da Transfiguração” – que pediram para Jesus fazer tendas, ou melhor, pensando que aquele episódio ocorreria outras vezes. Mas, aquele fato foi esporádico, e Deus tem a sua forma de revelar aquilo que aos olhos humanos é impossível se ver ou mensurar. Portanto, antes da morte e paixão de Cristo, Ele demonstrou o quanto é importante possuir a sua companhia, amizade, cuidado.
  Destarte, é maravilhoso sermos agraciados pela “Glória da Presença de Deus”, é tanto que o Senhor disse a Moisés: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar. O que lhe respondeu Moisés: Se a tua presença não for conosco, não nos faças subir daqui” – Portanto, eis a razão porque Pedro se expressou de forma alegre para que fosse feitas tendas, ou melhor, hoje não temos tendas, mas somos o “Templo do Espírito Santo” onde habita em nós a Presença Gloriosa Daquele que vive e reina para todo o sempre – Amém! E por esta razão, disse Paulo: “Mas todos nós refletimos como espelho a Glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem como pelo Espírito do Senhor – II Cor. 3.18; Êx. 33.14-15.

É proibida a reprodução desses escritos sem a devida autorização do autor, salvo pequenos trechos, e com a citação da fonte – Direitos autorais Lei 9.610/98 (Art. 184 do Código Penal).


Nenhum comentário:

Postar um comentário