Páginas

terça-feira, 2 de agosto de 2011

APOLOGÉTICA A DEFESA CRISTÃ

INTRODUÇÃO. Nunca foi tão difícil para o cristão que palmilha nesta terra, ou seja, onde perdura toda sorte de investidas contra Deus e a sua Palavra. Ou seja, neste aspecto alguns são vulneráveis no que diz respeito ao engano por pessoas que aparentemente expressam ar de cristãos diante de seus adeptos. Mas, são lobos devoradores que maquinam o engano de forma sorrateira no contexto atual.
E visando um alerta aos cristãos que acompanham o nosso blog, é que resolvemos escrever alguns pontos fundamentais sobre a apologética cristã. A definição da etimologia da palavra “Vem do Grego que segnifica dá uma defesa”, ou melhor, contrapor-se a algo que venha contra os princípios da fé cristã.
Na verdade, o objetivo da apologética é fazer com que cada cristão seja cônscio de tudo aquilo que contrarie a sua fé em Deus e na sua Palavra. Ou seja, só podemos contestar algo quando sabemos ou conhecemos os pormenores de tais questionamentos, do contrário, não poderemos nos defender contra aqueles que são céticos a respeito de Deus, Cristo e a sua Palavra.
Vejamos bem o que diz a Bíblia: “antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, fazendo-o, todavia, com mansidão e temor... (I Pe 3.15-16).
Ora, partindo de alguns pressupostos, para que sejamos sensatos em certas respostas, é preciso que o cristão tenha consciência dos fundamentos que há na Palavra de Deus. Ou melhor, se caso há dúvida quanto a sua fé, então, dessa forma não existe segurança, e é isto que acontece quando os falsos mestres põem dúvidas na mente daqueles que não tem um conhecimento profundo nos conceitos cristãos.

I- COM RELAÇÃO A DEUS E CRISTO
Os grandes questionamentos são justamente pegar os desenformados na fé sobre Deus e Cristo, ou melhor, eles negam a “Natureza de Deus, e de Cristo”, a sua Divindade, Personalidade, Santidade, Domínio etc. Principalmente aqueles que são ateus que, se acham numa posição superior a algumas pessoas porque sustentam em suas teses que não há Deus. Então, dessa forma deve o cristão estar devidamente preparado de acordo com os conceitos apologéticos para refutar os argumentos inapropriados a fé cristã.

II-NA DEFESA DA APOLOGÉTICA
Numa visão daquilo que ora, há na posição que Pedro impôs aos cristãos Judeus, ou melhor, contra aqueles que queriam se impor quanto os rudimentos, ou odre velho (Antiga aliança), também não é diferente para os que primam pelos conceitos de uma resposta justa e precisa. O que significa isto, é que devemos ser éticos e respeitosos com aqueles que venham questionar a nossa fé em Cristo, ou melhor, neste sentido é que devemos dá a nossa posição sem agredir ninguém.

III- COM RESPEITO A SALVAÇÃO
Há aqueles que nada sabe sobre a salvação, e os tais ignoram tal argumento no que diz respeito a Obra de Cristo, mas para que o cristão tenha segurança quanto a tais imposições. Tão somente precisa se inteirar das verdades da Bíblia, ou melhor, é nela e por ela que Deus nos mostra o seu plano (sacrifício, redenção, e perdão a todos os homens – I Jo 1.7; Rom 3.23; Tit 2.11; Ef 2.8-9; I Tim 3.4-6; Lc 19.9-10; Ap 5.8-9; At 17.30-31). Infelizmente há muitas pessoas que por meio do ceticismo questionam a salvação, e tais argumentos trazem dúvidas em suas mentes. Então daí, é preciso que o cristão tenha uma posição firme contra os fatos.

IV-POR QUE AS PESSOAS NOS QUESTIONAM?
Com certa razão as pessoas nos questionam porque querem saber a razão da nossa fé em Cristo, ou melhor, dessa forma é preciso que tenhamos respostas concisas. É natural que sejamos questionados naquilo que professamos, e, na maior parte as pessoas são ávidas em saber do por que há tantas dúvidas dentro de cada um, ou seja, querem saber com fundamentos tudo o que contribui para suas ansiedades. Destarte, é preciso que você como cristão saiba responder a altura tal questionamento, o que implica a defesa da fé. Por exemplo, quanto aos questionamentos como:
a- Quem é Deus?
b- Quem foi Cristo?
c- Jesus é Deus?
d- Jesus Cristo voltará?
e- Por que voltará Jesus?
f- Existe Inferno?
g- Existe o Diabo?
h- Por que Deus quer salvar o homem (Genericamente).
i- Haverá a vida após a morte?
j- Quem será condenado?
k- Haverá o milênium?
l- Quais os sinais que nos mostra o fim do mundo?
m- Haverá uma morada no céu com Deus, como provar tais fatos?
n- Por que devemos acreditar na Bíblia?
o- A Bíblia é a Inerrante Palavra de Deus?
p- Quem escreveu a Bíblia e quais seus autores?
q- O que é o pecado?
r- Por que devo me arrepender?
s- Deus Perdoa meus pecados?
t- Por que Deus quer salvar os homens?

Ora, listamos aqui alguns questionamentos que existem na vida de muitas pessoas, ou melhor, que merecem ser respondidos a altura da fé daqueles que têm convicção em Deus. É preciso que o apologista tenha como base a Palavra de Deus para responder os tais questionamentos, e com isso dando respostas contundentes.

Portanto, se num dado momento alguém questionar a sua fé em Cristo, e lhe pedir a razão de sua fé, é claro que, você terá inúmeras respostas para dar lhe. Ou seja, mostrando os vernáculos divinos, ou melhor, os escritos sagrados com base e sustentação de sua fé em Cristo por meio do evangelho. Destarte, não se explica o evangelho com posição humanística, ou filosofias e coisas parecidas, e sim, por meio daquilo que o cristão tem como base e fundamento cristão, a Palavra de Deus.

É proibida a reprodução desses escritos sem a devida autorização do autor, salvo pequenos trechos, e com a citação da fonte – Direitos autorais Lei 9.610/98 (Art. 184 do Código Penal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário