Páginas

domingo, 30 de janeiro de 2011

A REJEIÇÃO PELAS VERDADES DA PALAVRA DE CRISTO

Texto João 6.1 - 63
O evangelho de João é um dos quatro que conhecemos um pouco sobre a vida de Jesus Cristo. Ou seja, o que sabemos sobre Jesus é o que conhecemos de forma simples e objetiva da Pessoa mais Importante que o mundo pôde conhecê-LO.
Jesus é apresentado Como o Verbo de Deus, a Fonta de água que salta à vida eterna, a Porta, O Bom Pastor, O Caminho a Verdade e a Vida, A Ressurreição e a Vida, O Pão Vivo que desceu do Céu, e Como o Verbo, a Palavra. Diferentemente dos demais evangelhos, ou seja, Mateus, Marcos e Lucas, pois estes são os chamados sinóticos, pois ambos narram os fatos de forma convergentes, ou melhor, na mesma linha histórica.
Enquanto João tem uma particularidade, ou melhor, o mesmo apresenta-O como “O Deus Divino”, a Divindade de Cristo é expressa de forma particular por seu autor. Mas, você talvez esteja se perguntando sobre os fatos escritos, pois é o que gostaríamos de deixar você ávido das verdades da Palavra de Deus. E do que estamos vendo nos dia atuais e por que as pessoas como na sua época também rejeitavam seus ensinamentos por ignorância e por não conhecerem a Deus.

I-POR QUE AS PESSOAS REJEITAM A CRISTO?
“Conhecemos e prossigamos em conhecer ao Senhor” – Os 6.3.
A ignorância, ou melhor, quando escrevemos sobre a “Ignorância”, não estamos dizendo da “estupidez”, mas daquilo que o ser humano desconhece de fato a respeito do Cristo Vivo. Ou melhor, a pior coisa na vida de uma pessoa, nação, reino etc. é o desconhecimento daquilo que lhes poderia proporcionar benefícios a suas vidas.

II-FATORES DA REJEIÇÃO
a-A Verdade que incomoda (Jo 8.30-36).
O texto citado sobre o “Discurso de Cristo” era apreciável aos ouvidos de muitos enquanto era de seus interesses. Ou melhor, quando Jesus começou a apertar na palavra, logo os ouvidos ficaram incomodados. Hoje no contexto atual há um grupo que só querem ouvir o que lhe interessa, ou melhor, não querem ouvir discurso que contenha as verdades de Cristo, é o que chamamos de evangelho preferencial.

b-A Verdade só produz cristãos amadurecidos (Jo 6.63).
A Igreja de Cristo tem como fundamento pregar o evangelho de forma verdadeira. Ou melhor, um evangelho que não existe a Cruz de Cristo, ou que o cristão não tenha compromisso com as verdades de Cristo, é tudo menos a “Verdade de Deus”. Então, dessa forma existem muitos que até teem o nome de “Cristão”, mas não carregam consigo a marca de Cristo – Gal 6.17.
Destarte, as verdades de Cristo quando apreciadas de forma integra pelos cristãos salvos e convictos, só produz esperança, fé e vidas edificadas pelos oráculos do Senhor nosso Deus.

c-A Verdade é quem Liberta – Jo 8.30-36.
Ora, diante de Pilatos, Jesus ouviu quando o mesmo lhe perguntou, “O que era a Verdade”. Pois até poderíamos entender a tremenda ignorância de Pilatos, não obstante, ser o Governador, e conhecendo das filosofias gregas e Romanas, mesmo assim, não sabia nada daquilo que deveria saber sobre a “Verdade que estava diante dele”. É assim, ou melhor, ainda hoje se ouvem falar de Cristo, daquilo que Ele fez e faz pelo homem nos dias hodierno. Mas, no tocante a ignorância dos homens, mesmo assim, muitos ainda estão em busca da verdade, pois Buda nos seus dias de meditações dizia que estava em busca da verdade.
Jesus não disse que estava em busca da verdade, nem perguntou ou deixou incógnita a respeito de “SI”, mas de forma contundente afirmou “SER ELE A VERDADE” que liberta e transforma o homem diante de um Deus que é Justiça...

IV-O PERIGO DA REJEIÇÃO
No decurso quando Jesus pregava muitos ao ouvir o peso da Palavra, logo procuraram se esquivar das verdades de Cristo e do Evangelho. Pois hoje é assim, alguns querem ouvir o que lhes interessam, pois não querem ter vida de vitória diante de Deus pelo fato de rejeitaram as verdades espirituais – Jo 6.60-64.
Vendo a reação e rejeição de suas Palavras Jesus observa quais seriam os únicos a ficar até o final do seu sermão. Então, se volta aos seus discípulos dando lhes a liberdade disse: “Quereis vós também retirar-vos?- Respondeu Simão Pedro Senhor, para quem iremos nós? Tu tens a Palavra de Vida Eterna, e nós temos crido e conhecido que Tu és o Cristo O Filho de Deus – vvs. 67-69.
Infelizmente, há pessoas que têm a oportunidade de conhecer a Cristo, mas por causa dos prazeres desse mundo rejeitam a Salvação que há em Cristo Jesus. Ou melhor, não param a ouvir uma Palavra de Esperança e paz que há no Filho de Deus, pois o Mesmo disse: “As Palavras que Eu vos disse, são Espírito e Vida” – v. 63.

É proibida a reprodução desses escritos sem a devida autorização do autor, salvo pequenos trechos, e com a citação da fonte – Direitos autorais Lei 9.610/98 (Art. 184 do Código Penal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário