Páginas

domingo, 15 de agosto de 2010

A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE É O FALSO EVANGELHO

Me reservo a escrever este artigo no sentido de trazer informações sobre o tema citado por mim. Dizendo que, é incrível como as pessoas são enganadas no que diz respeito a “Doutrina da Prosperidade”, ou a chamada Teologia da Prosperidade.
E o pior ainda é esses falsos pregadores usarem a Bíblia como uma ferramenta de manipulação, ou seja, onde levam as pessoas a acreditarem em suas falácias da prosperidade. Dessa forma, na primeira parte reescrevo o que o autor João Rodrigues Weronka citou no seu blog com muita precisão sobre o artigo “Teologia da Prosperidade”.

I-INÍCIO DA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE
“Poucos dos crentes que abraçam a Teologia da Prosperidade sabem que a ideologia desta remonta a um homem chamado Essek Willian Kenyon (1867-1948). A conversão de Kenyon ocorreu em sua adolescência. Posteriormente ele se envolveu com movimentos metafísicos e recebeu forte influência de Mary Baker Eddy, fundadora da herética Ciência Cristã.Kenyon é o pai de uma expressão que se desdobrou com o tempo. É dele a frase “o que eu confesso, eu possuo”. É o embrião da Confissão Positiva. Como sempre existe alguém disposto a levar adiante uma distorção feita por um falso mestre, coube a Kenneth Hagin divulgar o pensamento de Kenyon.
Oproclamador:KennethErwinHagin
Muitos acreditam que as origens da Teologia da Prosperidade estavam em Hagin (1917-2003). Fato este devido ao nível de divulgação e influência que Hagin conseguiu, através do vasto material por ele publicado. Após passar por uma experiência miraculosa relacionada à cura de sérios problemas de saúde na infância e adolescência, Hagin passa a militar em favor da filosofia que hoje influencia a vida de muitos crentes. Hagin acreditava que era necessário seguir passos para a vitória. Era necessário crer, declarar verbalmente a fé e então agir como se já tivesse recebido a benção.
Sua vida foi um apanhado de inúmeras experiências pessoais que, ao serem registradas em livros, folhetos e áudio, viraram regra de fé e prática para milhares de incautos seguidores. Como é de se supor, suas vastas experiências carecem de suporte bíblico, como por exemplo, viagens até o inferno para “provar” da realidade daquele lugar”.
João Rodrigues Weronka

II-DOUTRINA FALSA NAS IGREJAS ATUAIS
Quem nunca ouviu a frase “Determine” ou vou dá tudo porque estou debaixo da promessa”.
É uma vergonha o povo de Deus ter que ouvir essas falácias de pregadores que se dizem serem homens de Deus, ou seja, são os mercenários da fé. Ora, qual é a exigência de Deus a quem dá ou deixa de dá ofertas ou dízimos para enriquecerem esses mercenários? Na verdade, muitos irmãos que, não conhecem a Bíblia, são ludibriados ou constrangidos a doarem o que não têm e outros até vão em bancos fazerem empréstimos financeiros para encherem os bolsos desses falsos pregadores que aparecem na TV. Por outro lado, infelizmente tudo o que aparece na TV, o povo acha que é verdadeiro, ora, o que tem as pessoas com os compromissos desses pastores mercenários, ou seja, que criam programas denominados evangélicos, mas suas intenções são de ganharem muito dinheiro, ou seja, fazendo fortunas.
Sou a favor sim de que haja pela parte da Igreja a colaboração voluntária de quem quer doar qualquer quantia à obra de Deus, ou melhor, neste sentido a Igreja deve administrar e prestar contas de tudo o que arrecada. Dessa forma, as coisas tendem a ser transparentes e expressam fidelidade ao povo do Senhor. Ressalto que, é hora da Igreja Brasileira acordar para a realidade que estamos vivendo, ou seja, é preciso que os pastores que estão à frente de seus rebanhos orientem-os quanto a tudo isto que acontece.
Não precisamos de que americanos venham aqui no nosso País nos ensinar uma doutrina descabida, ou seja, achando os tais que nada sabemos sobre riquezas ou pobrezas. Ou que, você só tem a bênção de Deus se doar R$ 1000,00 (Hum Mil Reais) isso é um absurdo e coisa de mercenários da fé. Basta, pois há no Brasil Igrejas que há anos se instalaram e pregam doutrinas falsas da prosperidade, e só servem para os escárnios daqueles que não conhecem a Palavra de Deus. Digo que, onde está escrito na Bíblia que só tem a bênção de Deus que dá altas quantias em dinheiro, ou seja, como se quem der vai poupar no céu.
Ressalto que, o próprio Jesus ensinou sobre os tais mercenários, então, não é surpresa a gente ficar sabendo disso, mas depois daquilo que Ele (Jesus) fez por todos os homens, é o suficiente para termos a certeza de que a nossa salvação já está garantida pelo sacrifício do calvário (Jo 3.16; Rom 5.8; I Tim 2.3-6; Ef 1.3-4). Digo que, a salvação não é “Condicional” a dízimos e nem a ofertas, pois pregar e ensinar tal doutrina é induzir o povo a heresias das falácias da teologia da prosperidade.

III-POR QUE A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE É FALSA?
1-Porque não tem base Bíblica, pois a sua intenção é fazer com que os seus seguidores tenham consciência que eles são super-homens no sentido genérico, e que eles podem alcançar riquezas.
2-Porque conscientiza as pessoas a pensar que só tem a bênção de Deus quem tem riquezas materiais, ou seja, ser rico é a marca de quem é prospero.

3-Porque centraliza o homem, e faz com que ele pense que tudo o que possui são méritos dele, ou seja, pensando que está por cima de tudo e todos.

4-Porque não apresenta a verdadeira conversão a Cristo, ou a Salvação de Deus aos homens, e que os homens precisam se converter a Cristo de seus pecados, pois dessa forma é um falso evangelho.

5-Porque ensina que quem não for rico estar debaixo da maldição, ou seja, não possui as bênçãos de Abraão, dessa forma podemos dizer que esta falácia é refutada pelos conceitos de Paulo aos cristãos de éfeso (Ef. 1.3-4).

6-Porque vai de contra a Bíblia, pois nesta aprendemos que Deus é o Dono do Ouro e da prata, e Ele mesmo disse: “Que tanto dá riqueza como empobrece”, ou seja, tudo o que o homem possa possuir vem das mãos de Deus, ou melhor, no mundo sempre existiu ricos e pobres, e que por sua vez não é pecado nem ser rico e nem ser pobre. Imaginemos se todo mundo fosse rico, quem iria trabalhar para produzir economia, ou se todos fossem pobres, como haveria economia?
7-Porque eles contradizem a Bíblia, ou seja, atrelam as doenças e enfermidades a maldição hereditária, ou seja, dizendo que as enfermidades que estão sobre a vida das pessoas é por causa de maldições que as pessoas herdam de seus antepassados. Ora, todos herdamos o pecado de nossos pais, e em conseqüências disso veio as doenças no corpo físico, ou seja, as pessoas são vulneráveis a qualquer tipo de doença que é um fato comprovado pela Bíblia (Rom 3.23; Sal 51.5). Mas, isto não significa que alguns estão isento de qualquer tipo de doença só por que seguem a Teologia da Prosperidade, ou seja, se der muito dinheiro como dízimos e ofertas vão espantar as doenças e enfermidades é uma falácia dos enganadores. Doenças não são expulsas por fatos humanos, e sim pela fé em Deus, e se Ele quiser curá-la, fará porque possui Todo o poder. Dizer que quem der muito dinheiro aos mercenários da fé, não vai ficar doente, é uma falsa afirmação, pois o dinheiro não tem poder para sanar doenças, ou quem acredita nestas falácias são pessoas imaturas e estão confusas com relação a sua vida diante de Deus.

8-Porque é anti-Bíblica, ou seja, um líder desses movimentos religiosos teve a coragem, ou seja, ele disse que, se “Deus é o dono de tudo, ou seja, rico e infinitamente inteligente, porque os seus filhos não poderiam ser também?”. Ora, esses falsos pregadores pregam tais conceitos porque não têm compromisso com as verdades do evangelho, gostaríamos que os tais tivessem fundamentos. Não existe base Bíblica para esses conceitos desprovidos da verdadeira Teologia Ortodoxa, Deus não nos mandou Jesus aqui pra dizer aos homens que eles deveriam ser ricos. E sim, no plano espiritual qualquer pessoa é rica e prospera quando tão somente se submete ao senhorio do Senhor. Portanto, a Teologia da prosperidade é falsa e maligna, pois leva as pessoas a acharem que se derem o que tem e o que não tem vão ou são mais importantes do que os outros. E não se preocupam em viver uma vida santa e reta diante de Deus, ou seja, são auto-suficientes em suas práticas e comportamentos, pois desprezam a cruz que é o elo entre o homem e Deus.
Conheço algumas pessoas que praticam a Teologia da Prosperidade, ou melhor, trabalham o mês inteiro e levam o seu dinheiro e dão aquela Igreja, e com isto achando que vão receber o dobro. E com tal postura você não ver nenhuma conversão de vida a Cristo, ou seja, continuam bebendo, fumando, se prostituindo etc. Porque tal coisa pra os tais nas suas denominações que pregam a teologia da prosperidade os obreiros são proibidos de falar de “Salvação, pecado, e qualquer coisa que desvirtuem as pessoas de seus focos, ou melhor, o que lhes interessam é o dinheiro daqueles que vão lá encher os bolsos dos espertos e falsários mercenários.
É lamentável que, alguns pastores que antes pregavam contra a teologia da prosperidade, hoje, abraçaram-na de formas incontestáveis. Digo que, a Bíblia é cheia de promessas, ou melhor, qualquer pessoa pode ser rica independentemente se for cristã ou não, neste aspecto olhamos no mundo, há diversas pessoas que possuem riquezas e não servem a Deus. Então dessa forma, é uma inverdade o que a teologia da prosperidade ensina através de seus seguidores. E outra coisa também, qual é o interesse de Deus em fazer seus filhos ricos, ou melhor, se a sua intenção foi outra que por sua vez se concretizou em Cristo (Gal 4.4-5). Podemos ser ricos, ou pobres e termos as bênçãos de Senhor em nossa vida (Rom 8.1-2; II Co 5.17). Pois a Palavra de Deus é “Irrevogável” – Vejamos o que escreveu Paulo: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo Jesus”.
Digo que os seguidores da Teologia da Prosperidade estão inseridos no contexto de Judas, que disse: “Estes são manchas em vossas festas de caridade, banqueteando se as si mesmo sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte, são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas – Jd 1.12.
Infelizmente, são muitos que estão indo pra o inferno sem Deus e sem salvação atrelados pela teologia da prosperidade, digo assim, não julgando, mas ser ou dizer que é cristão e não viver o que diz é o mesmo que não ser nada. Portanto, ainda é hora de que haja a oportunidade pra se mudar, ou seja, o teu dinheiro pode comprar tudo e você pode possuir o que quiser, mas ele não te levará a presença de Deus. Ou seja, somente através das asas da humildade e conversão a Cristo, você pode ter tudo como riqueza e bens materiais, mas não são prerrogativas ou privilégios pra se alcançar ou acharmos que somos mais abençoados do que os outros. E na verdade, é o que a teologia da prosperidade está fazendo com muitas pessoas, ou seja, pessoas simples e incautas que são ludibriadas por seus engodos.
Esperamos que você reflita que lá do céu nunca cairá dinheiro porque alguém trouxe ou levou a tal denominação, ou melhor, conquistamos o nosso dinheiro, o nosso imóvel, o nosso carro e qualquer coisa com o esforço do trabalho que executamos.Ou seja, sempre dependendo de Deus, pois sem a sua ajuda não seremos nada e nem conquistaremos nosso objetivo (Jo 15.5).

É proibida a reprodução desses escritos sem a devida autorização do autor, salvo pequenos trechos, e com a citação da fonte – Direitos autorais Lei 9.610/98 (Art. 184 do Código Penal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário