Páginas

segunda-feira, 9 de julho de 2012

A BIBLIA DAKE E HERESIAS PELA CPAD


   A Bíblia DAKE lançada pela CPAD realmente trouxe uma tremenda confusão entre os cristãos. E o pior de tudo isso com a anuência da CPAD, ou melhor, alguém esqueceu se de primar pelos valores doutrinários.
  Estou me manifestando aqui mais uma vez porque assumir compromisso com Deus, ou seja, de expressar suas verdades sem omissão e na íntegra obedecendo ao meu chamado. Pois alguns já não podem falar o mesmo, pois se assim fosse, não teriam feito o que fizeram, lançando no meio Evangélico uma Bíblia cheia de “heresias” das mais absurdas. Talvez os responsáveis da CPAD, que antes tínhamos confiança por seus artigos lançados, mas resolveram tirar o “Veneno da Panela” e colocar na mesa dos nossos irmãos sem olhar as consequências.
   Já vi por diversas vezes alguns irmãos portarem a Bíblia DAKE, uns até por “Inocência” tem-na como qualquer Bíblia. Ou melhor, se soubessem do que contém em seus comentários já teriam repudiado o seu uso.
I-NOTA EXPLICATIVA REFERENTE A BÍBLIA DAKE
  Deixo aqui uma nota explicativa de que a “Bíblia” (Gr. Biblion) é um conjunto de Livros. Ou melhor, cada livro por divina inspiração faz parte do Canon Sagrada, ou melhor, é a inerrante Palavra de Deus revelada a cada ser humano que crer em sua autenticidade. Escrito por aproximadamente 40 autores que, inspirados por Deus receberam a divinação revelação, ou melhor, expressaram os pensamentos do Senhor. E pela fé cremos, e não há nela (Bíblia) quaisquer contradições, pois é o único Livro que tem autoridade de fé e esperança para aqueles que esperam nas benévolas promessas de Deus.
   Ora, dizemos assim da Bíblia porque ela é o único Livro no mundo que possui autoridade de Fé entre os cristãos. Ou melhor, a Bíblia é para o cristão como o (Torá – Pentateuco é para os judeus). Mas, concernente a DAKE é que, como ela também há outras com muitas linhas contraditórias, ou melhor, seus comentaristas embriagados pela arrogância e vaidade ministerial se acham que estão acima das verdades de Cristo. E criam fatos sem lógicas e fundamentos teológicos e terminam confundindo a mente de pessoas que precisam ter um fundamento ortodoxo.
     A Bíblia em si é a Palavra de Deus, ou seja, tudo o que foram escritos do “Genesis ao Apocalipse” não existem contradições, ou melhor, infelizmente já existem alguns dizendo o contrário, mas são pessoas egoístas e prepotentes. É justamente o que queremos lhes explicar que nenhum comentário no rodapé de Bíblias são inspirados, ou que todos merecem credibilidades. Digo que, quando estava me formando em Teologia, aprendi que livro é igual receita médica porque tem que ser indicada pelo profissional.
    O grande problema hoje em dia é que, pelo fato da Bíblia ser um livro de domínio público, algumas editoras se acham no direito de “Publicar Bíblias” dando nomes comerciais para chamar a atenção dos leitores e que por sua vez vem o que chamamos de “Venenos na Panela”. E na verdade é que há excelentes obras no mercado, mas a maioria é de origem duvidosa, portanto, não deve ser compradas antes de se averiguar sua autenticidade.
     A CPAD pecou quando teve a maior oportunidade de não publicar a referida Bíblia DAKE, e com isso trouxe grande confusão entre os cristãos e até mesmo perdeu uma parte de sua credibilidade no mercado. É tanto que, hoje não me interessa comprar seus artigos de publicações, com algumas exceções, pois há grandes autores Brasileiros que ainda têm compromissos com as verdades de Cristo. A minha crítica com relação a CPAD é que, seus diretores e CGADB, foram omissos na questão, ou seja, autores Brasileiros quase não têm valor para publicar excelentes Obras escritas. Mas, vindo coisa lá de fora logo são apreciados como se fossem obras de grandes credibilidades, é tanto verdade que, há um livro publicado pela CPAD que denuncia as “Heresias da Bíblia DAKE”.
     Destarte, a nossa posição aqui não é atacar a pessoa Jurídica (Empresa – CPAD), pois sabemos que é uma editora que faz parte da história das Assembleias de Deus no Brasil. Mas, não podemos coadunar com aquilo que de acordo com os conceitos cristãos está fora da lógica defendida pela “Instituição Assembleia de Deus”. Quem defende o contrário disso, me prove o contrário, vejamos abaixo alguns pontos heréticos da Bíblia DAKE:

Assim Escreveu o Pastor Carlos Roberto (COMADESP):
"As citações a seguir sobre a Bíblia Dake foram retiradas deste livro conforme indicam as páginas onde elas aparecem.
Página 128:
“Devemos observar, nessa conjuntura, que o livro de Gênesis nunca retrata o homem como alguma espécie de soberano autônomo, e, sim, como um mordomo encarregado de cuidar da criação de Deus. A delegação, tal como a entendemos em nossa cultura, deixa inequivocamente claro que apesar de Deus ter conferido à humanidade um domínio relativo sobre a criação terrestre (cf. Gn 1.26.28), os seres humanos continuam sendo meros mortais, responsáveis pelo cuidado de tudo quanto Deus lhes confiou.
Mas os mestres da Fé substituem o ponto de vista bíblico do domínio, onde o homem assume a posição de autoridade delegada, pelo conceito antibíblico de deificação. Benny Hinn torna-se particularmente absurdo nesse aspecto, chegando a assumir ares de especialista quanto ao sentido hebraico da palavra domínio. De acordo com Hinn:
Adão era um superser quando Deus o criou. Não sei se as pessoas sabem, mas ele foi o primeiro super-homem que realmente viveu. Em primeiro lugar, as Escrituras declaram nitidamente que ele deveria ter domínio sobre as aves do ar, sobre os peixes do mar – o que significa que costumava voar. Naturalmente, como poderia ter domínio sobre as aves, sem ser capaz de fazer o que elas fazem? A palavra “domínio”, no hebraico, declara nitidamente que se você tem domínio sobre um sujeito, pode fazer tudo que ele faz. Em outras palavras, se esse sujeito fizer algo que você não pode fazer, então você não terá domínio sobre ele. E estenderei essa prova ainda mais além. Adão não somente voava, mas alcançava o espaço. Bastava-lhe um pensamento para chegar à lua.
Página 278:
Finis Dake, que exerceu profunda influência sobre muitos curandeiros da Fé, chegou mesmo a dizer:
Germes patogênicos, que são rigorosamente aliados da obra dos demônios… são, na realidade, agentes materiais de Satanás, que corrompem os corpos de suas vítimas. Nenhum remédio já foi encontrado que possa curar as enfermidades fora do sangue de Jesus Cristo. Nenhuma droga pode curar uma única enfermidade. Qualquer médico honesto admitirá que não há poder curativo nos medicamentos.
É tudo tão fácil como um, dois, três. Primeiro, se você está enfermo, a falta é toda sua. Segundo, a solução não é algum medicamento. Até mesmo mestres da Fé mais circunspectos do que Finis Dake continuam dizendo, basicamente, a mesma coisa: “Os medicamentos não são o que Deus tem de melhor ou de mais alto. Use sua fé e não precisará de medicação”, afirma Frederick Price. E acrescenta: “Os médicos estão combatendo os mesmos inimigos que nós; a única diferença é que eles estão usando palitos de dentes e nós bombas atômicas!”. Em terceiro lugar, se você acha que não tem fé suficiente, Deus levantou uma classe especial de curandeiros da Fé, ungidos, que podem fazer o trabalho por você.
Páginas 326-327:
1. Bíblias de Estudo
Existem no mercado, hoje em dia, algumas excelentes Bíblias de estudo, incluindo a Student Bible, a NIV Study Bible e The International Inductive Study Bible. (Em português temos, entre outras, A Bíblia Explicada, Bíblia de Estudo Vida Nova, a Bíblia com anotações de Scofield e a recém-lançada Bíblia Pentecostal). Também existem algumas Bíblias de estudo de qualidade questionável, que não recomendamos como a Word Study Bible: Kenneth Copeland Reference Edition Bible e a Dake’s Annotated Reference Bible
Talvez a pior coletânea de falsos ensinos seja a popular Dake’s Annotated Reference Bible. “Deus… vai dum lugar para outro num corpo com o de todas as outras pessoas”, diz Dake. Ainda sobre Deus, Dake afirma que Ele é apenas um “ser de tamanho ordinário. Ele usa roupas… come… descansa… habita numa mansão, numa cidade localizada num planeta material chamado Céu”.
Logo na primeira página do Novo Testamento, Dake escreveu que Jesus “tornou-se Cristo, ou seja, o ‘Ungido’, 30 anos depois de ter nascido de Maria”. Ora, qualquer pessoa que tenha cantado ou ouvido algum hino de Natal com fundamento bíblico está familiarizada com o trecho de Lucas 2.11, que diz: “Pois na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor”.
José Roberto de Melo – É Bacharel em Teologia, Professor de Teologia Sistemática, é Escritor e estar se Graduando em Direito pela Unip Universidade Paulista  – 2012.






6 comentários:

  1. O que você acha da enciclopédia de teologia e filosofia R.N.Champlin?ninguém foi contra quando foi publicado pela CPAD como foi com a Dake.

    ResponderExcluir
  2. A Enciclopédia que é formada por um conjunto até o momento, pois é de grande valor para pesquisas e consultas. Não tenho conhecimento apronfundados da mesma, mas conheço alguns pastores que tem-na. Ressalto que, todos materiais de consultas são importantes, desde que, não tragam "heresias", ou melhor, pontos controversos ou que se chocam com a própria Bíblia.

    ResponderExcluir
  3. Nao encontrei esse texto na pag 128 na Dake e exodo antes de sairmos queimando biblias preciso comprovar a heresia e a introducao e outra tambem

    ResponderExcluir
  4. Quem quiser uma boa Bíblia aqui no Brasil, a melhor seria: Almeida Corrigida e FIEL. Usem Bíblias da reforma ao invés de Bíblias Alexandrinas que são usadas a partir de 1800 e são as preferidas das seitas por serem traduzidas a partir de textos heréticos modernos.

    ResponderExcluir
  5. Bíblia sem anotações, esta é a melhor!

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o irmão Valber Carvalho...Enquanto os cristãos não tiverem maturidade e compromisso com a Bíblia e o Deus que nos entregou-a, só teremos heresias e cristianismo homeopático, sem força pra libertar do o homem pecado e nutri-lo espiritualmente. Bíblias de estudo enganam pela 'facilidade de entendimento' e ferramentas diversas, mas sem o devido conhecimento e exposição da sã doutrina, levam a perdição.

    ResponderExcluir