Páginas

sábado, 20 de novembro de 2010

SETE PASSOS PARA UMA LIDERANÇA PROMISSORA

Todo líder é visto por seus liderados como alguém de referência às suas vidas, por esta razão deve ser um ponto fundamental aos conceitos de uma liderança promissora. Dessa forma alguns dizem que um líder é criado, treinado a lidar com todo o tipo de problema, mas com o decurso do tempo vai se aprimorando.

Em parte discordamos, pois um líder já trás consigo ou nasce o líder dentro de si, ou melhor, com o tempo tudo se aperfeiçoa. Porém, todo líder deve a princípio primar pelos conceitos da liderança, pois os liderados sempre querem ver nele toda qualidade de uma pessoa como um referencial a sua vida. Portanto, dentro desse aspecto, vamos frisar sete passos para uma liderança promissora:

I- SEJA UM LÍDER E NÃO UM AUTORITÁRIO
Em qualquer seguimento da vida estamos sempre nos envolvendo com pessoas, e principalmente quando se trata de relações interpessoais. Pois, as grandes empresas estão investindo neste tipo de profissional, ou melhor, em pessoas que sempre saibam se sair nos momentos mais difíceis. Ora, um líder que não tenha controle sobre seus liderados, não pode ter sucesso em seu comando. E isto, se adquire por meio da autoridade exemplar, e não pelos conceitos autoritários.

II - SEJA UM LÍDER COMUNICATIVO
Hoje é difícil não se falar de comunicação, ou seja, a mídia, o jornalismo, etc, são os meios pelos quais não podemos nos esquivar quanto suas posições num mundo globalizado. A informação é marca nos dias hodiernos, e um líder que não aceite esta realidade será taxado de retrógado, ou melhor, não terá sucesso junto aos seus liderados.

A comunicação é a base de todo o sucesso de um líder promissor, pois é a marca infalível daqueles que tiveram sucesso num mundo corporativo. Um líder não deve passar a impressão aos seus liderados que a sua forma de lidar com os subordinado é tratando-os com autoritarismo. Ou seja, uma boa conversa é o referencial de uma liderança de qualidade, e todo liderado gosta de ser respeitado dentro daquilo que lhe é por direito.

III- SEJA UM LÍDER COM VALORES ÉTICOS
A posição de qualquer líder dentro do ramo social só tem fundamento se primeiro valorizarmos a vida e o ser humano em pé de igualdade. Ou seja, a ética é a base de qualquer ser humano na vida, ou melhor, quem não dê valor a isso jamais terá sucesso em seus negócios, sejam eles sociais, ou até mesmo na vida cristã. E ser ético é ser respeitável, honesto, com dignidade ao seu próximo, talvez alguns não saibam disso, mas é o grande problema em relacionamentos, é a posição de alguns líderes, pois os mesmos não conseguem convergir com a oposição de seus liderados. Então, dessa forma, a posição de um líder ético é o que faz a diferença entre seus liderados.

IV- SEJA UM LÍDER ORGANIZADO
A organização é fundamental em qualquer lugar, e um líder desorganizado no que faz é uma lastima. Pois, queira ou não, o líder é um espelho aos seus liderados, ou melhor, se não formos capazes de administrar isso, não podemos cobrar. Portanto, um líder precisa ter consciência de que a sua postura é a marca de todos aqueles que fazem parte de sua liderança. Ora, não existiu no mundo um Líder como JESUS CRISTO, que com muita propriedade disse aos seus liderados: “Assim como vós quereis que os homens vos façam, fazeis vós também a eles”.

V- SEJA UM LÍDER HUMILDE
A maior qualidade de um líder é a sua humildade, ou melhor, os grandes nomes da história foram pessoas que souberam administrar suas posições frente à sociedade. E com isto, O próprio Jesus Cristo disse:”Aprendeis de Mim, que Sou Manso e Humilde de Coração”- Mt 11.28-29.
Ora, as pessoas são admiradoras de líderes que são exemplos de humildade, ou melhor, todos aqueles que se acham auto-suficientes em suas posições são tidas como antipáticas, arrogantes e prepotentes. Com isto, não vão longe, pois logo são reprovadas por seus liderados. Portanto, a humildade é a marca promissora de um líder que sabe administrar tal qualidade.

VI- SEJA UM LÍDER QUE TENHA SENTIMENTOS HUMANOS
É inadmissível se tolerar no campo da liderança pessoas que não são sentimentalistas, ou seja, que não sejam amáveis com aqueles que estão sob suas responsabilidades. Pois as pessoas que são lideradas por nós na maior parte sempre nos vêem com bons olhos, ou melhor, com confiança e com a certeza de serão acolhida por nós.

É triste quando a gente ver pessoas desnorteadas por todos os lugares sem apoio de seus líderes, ou melhor, sem que sejam acudidas dentro daquilo que deveriam por direito. Respeitar e administrar a liderança é a marca de qualquer líder, ou seja, é valorizando o próximo que se constrói
Uma liderança promissora.

VII- SEJA UM LÍDER QUE LIDERE A SI MESMO
O Grande Mestre disse: “Assim como vós quereis que os homens vos façam, fazeis vós também a eles”.
Ninguém não pode exige por direito aquilo que não pode passar a outros, ou aos seus liderados. Pois é de praxe alguns impor certos conceitos dentro de liderança àquilo que jamais fariam. Ora, Jesus sempre ensinou tudo sobre liderança, mas, alguns não aprenderam nada sobre o tema, e com isto perderam muito por não saberem valorizar aquilo que era muito importante.
Digo que um líder de sucesso na vida profissional ou mesmo cristã é aquele que sempre soube valorizar a vida humana, ou melhor, sempre amou a si mesmo e retribui ao próximo. Ou melhor, nunca permitir que o egocentrismo perdure em seus conceitos humanos, ou seja, que saiba valorizar por completo a sua vida sem perder o foco, que é liderar pessoas iguais a si mesmo...

É proibida a reprodução desses escritos sem a devida autorização do autor, salvo pequenos trechos, e com a citação da fonte – Direitos autorais Lei 9.610/98 (Art. 184 do Código Penal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário