Páginas

sábado, 11 de setembro de 2010

A ÉTICA NO MINISTÉRIO CRISTÃO

Assim como vós quereis que os homens vos façam, fazeis vós também a eles...”
Todas as vezes que nos lembramos de como devemos fazer, ou mesmo, tratarmos de assuntos relacionados com o cotidiano, vem à nossa consciência de como nos comportarmos diante dos fatos.
Deus sendo Perfeito e Sábio em suas realizações pôs no homem uma formula que jamais ele esquece, ou melhor, é o que chamamos de responsabilidade intrínseca de seus deveres diante de seu semelhante.

Mas, diante do assunto sobre a ética no ministério, o que você entende ou sabe sobre “Ética” que por sua vez tem uma abrangência muito maior do que o seu próprio conceito. Ou o que podemos dizer quando alguém não nos cumprimenta, ou ignora-nos, ou nos trata mal quando não concorda com aquilo que pensamos, ou melhor, dentro desse conceito podemos dizer que tal comportamento é apreciável do ponto de vista da ética?

Então surgem diversas dúvidas, ou melhor, mas finalmente o que significa a ética?
O Conceito de ética se resume do Gr. Etiké (ethos) que significa a ciência moral. Que por sua vez entendem-se como devemos nos comportar diante da sociedade, usando o nosso modo de vida como um modelo de deveres e obrigações, ou melhor, se estabelece o que cada um deve fazer, ou seja, o certo e o que é errado.

Nunca foi tão difícil as pessoas compreenderem o valor moral da ética, principalmente aquelas que seguem a Cristo. Ou melhor, tem em seus conceitos a presença de Cristo, o controle do Espírito Santo, andar diferentemente é como se não chegasse a nenhum lugar. Dentro dessa linha de raciocínio lógico sobre ética no ministério cristão, ainda assim, vemos que há pessoas que não sabem nada de ética, e agem mais pelo inverso de como deveriam agir sem causarem prejuízos a seus semelhantes.

No decurso da história da humanidade tal conceito de ética nunca deixou de existir na vida de pessoas, reinos e nações. Ou seja, se citam os grandes pensadores como Platão, Sócrates, e outros. Mas, antes deles existe Deus que soube dá ao homem toda a formula de como deveria fazer para externar a sua capacidade de pensar e ser um ser perfeito em seu comportamento.
Se você analisar tudo o que está lendo, ou melhor, ser cristão, ou conhecermos a Bíblia ou citarmos até mesmo os vernáculos sagrados, mas não somos capazes de agirmos pela “Ética”, dessa maneira externamos a “Ignorância” que estar dentro de nós de forma intrínseca. Portanto, o que Jesus disse a aqueles que estavam ao seu lado no dia a dia, foi de forma que eles compreendessem que não importava apenas ser ou ter o nome de cristão, mas que eles fossem capazes de fazer tudo por seu semelhante o que eles gostariam de receber em retribuição.

I-O QUE NÃO É ÉTICO DO PONTO DE VISTA CRISTÃO
1-É agirmos de forma que não nos preocupamos com o nosso semelhante. Ou melhor, é pensarmos mais em nós “Ego” (egocentrismo) ao invés de fazermos como o bom samaritano – Lc 10.33-37.

2-É ignorarmos os problemas daqueles que estão bem próximos de nós, ou seja, Jesus dessa forma agiu diferentemente, ajudando de forma que foi compreendido por muitos.

3-É olharmos para as pessoas e acharmos que elas não têm face, ou seja, significa que, só nos preocupamos conosco, com o que temos, vestimos, ou possuímos, e o nosso irmão, não somos capazes de estendermos a mão para a- Judá-lo.
4-É pensarmos que somos melhores do que as outras pessoas, ou seja, só porque possuímos algo a mais, ou melhor, uma posição eclesiástica, um emprego melhor, um carro, etc, e esquecemos-nos do que diz Deus: “Cada um considere uns aos outros superiores a si mesmo”.

5-É valorizarmos mais o “meu” do que o “teu”, ou seja, é atentarmos mais para o egocentrismo do que praticar a justiça cristã. Nunca se viu tantas injustiças sendo cometidas dentro das Igrejas cristãs como hoje em dia, ou melhor, onde se valoriza mais o “meu” do que o “teu”. Ora, tudo isto em nome de uma posição eclesiástica, o cargo, uma credencial de pastor vale mais do que o ser humano, e isto significa “Injustiça ao oposto da ética de Cristo”.

6-Jesus nos deu uma lição de moral, ou melhor, do que é vivermos de acordo com a ética divina. Que por sua vez, se estende a cada cristão que prima pelos valores de Cristo, foi quando nos deu a lição de uma boa ação face ao diferentismo, a discriminação, a acepção que se praticam a luz do dia no contexto cristão. É o caso do Levita e o Sacerdote que diante do problema, simplesmente ignoraram-no passando de lado, ou melhor, de longe. Quem sabe, dizendo: Esse problema não comigo, então, vou me esquivar de qualquer responsabilidade – Lc 10.30-31-32.

7-É não valorizarmos o nosso semelhante como se não tivesse nenhum valor, ora, todos somos iguais perante Deus, Pedro bem disse: “Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas”- At 10.34.
E o que é ético? Talvez você esteja se perguntando, a resposta diante desta pergunta é em suma; o oposto de tudo o que escrevemos acima. Pois a definição da palavra em si, significa a prática dos valores morais, e os deveres sociais que cada um deve praticá-los sem prejudicar os valores cristãos.

Não podemos como filhos de Deus agirmos como se não conhecêssemos os valores cristãos, ou seja, mostrar ou falar que temos amor, mas não praticamos aquilo que é ético somos injustos diante dos valores divinos. A prática da ética empobrece o oposto e só enriquece aquilo que Cristo frisou de forma contundente:
“Assim como vós quereis que os homens vos façam, fazeis vós também a eles...”

É proibida a reprodução desses escritos sem a devida autorização do autor, salvo pequenos trechos, e com a citação da fonte – Direitos autorais Lei 9.610/98 (Art. 184 do Código Penal).

Um comentário:

  1. Pb. José Roberto,

    meus parabéns pelos comentários postados neste blog. continuemos deixando que Deus desabroche o dom que Ele nos tem dado; permanecendo firme todos esses presente seram para alimento das nações. Um abraço de seu irmão Charles. A propósito gostou dos DVDs. Apaz do Nosso Senhor e Salvado Jesus Cristo, nosso sustentáculo.

    ResponderExcluir