Páginas

sábado, 24 de julho de 2010

A TEOLOGIA E A SUA IMPORTÂNCIA NO CONTEXTO CRISTÃO

Introdução
Dentro de um contexto moderno, é de suma importância atentar para todas as formas de conhecimentos que existem, ou melhor, desde que, esses venham nos trazer resultados fecundos.
Olhando à Luz da Bíblia, desde épocas passadas que o homem sempre esteve à procura de conhecimento, ou seja, para realizar os seus ideais. Dessa forma, vieram as descobertas dos símbolos, da escrita, e outros códigos que por sua vez estão na vida das pessoas há muitos anos. E com isto, também se descobriu que o pensamento humano tinha a sua desenvoltura por meio da “Filosofia”, ou seja, foi pelos meios filosóficos que a humanidade aprendeu a pensar e descobrir uma imensidão de conhecimento que gira no mundo moderno.
Então, o que podemos saber dessas descobertas e por que elas foram e são importantes a todos nós, ou seja, será que por meio da “Teologia” podemos afirmar que esta teve a sua parcela de contribuição para humanidade?

I-O QUE É A FILOSOFIA?
A definição é: Gr. SOPHIA, que significa “Sabedoria” + FHILO que significa “Amor filial” ou amizade.
Em outras palavras, é a busca da Sabedoria, ou melhor, quem ama é apaixonado pela sabedoria.
Destarte, a “Teologia” por conseqüência também prima pela busco do conhecimento, tal qual é a sua importância no contexto cristão. Ou seja, não se pode desassociar a Teologia da Filosofia, pois ambos coadunam juntos.

II-THEOLOGIA E SUA DEFINIÇÃO ETIMOLÓGICA
Vêm de dois termos gregos os quais são: Theós (logos) (Deus; deuses) +Logia (que significa estudo), ou seja, Estudo de Deus. Embora que, não encontramos esta definição explicita na Bíblia, ou seja, da mesma forma como não se encontra a palavra “Trindade”. Porém, estão presentes por suas definições implícitas segundo o que encontramos na Bíblia a Palavra de Deus. Portanto, embora que o homem adquiri conhecimentos de forma cognitiva, e dessa forma com o meio em que vive. Neste aspecto, podemos afirmar que, a Teologia desde épocas passadas tem tido uma parcela de contribuição, já que o homem é um ser social que sempre estar em busca do conhecimento.
Então, conhecer ou estudar a Teologia em si, é ir à busca do conhecimento sobre “Deus”, O Ser Supremo e Infinitamente Eterno, ou seja, quem quer conhecer a Deus não O conhece de forma plena, e sim racional. Que então deve buscar pelos conceitos da Bíblia o seu conhecimento, pois é por meio desse que Ele se  Revela de forma sobrenatural a aqueles que crerem em sua Existência (Heb. 11.1-6).

III-POR QUE CONHECER A TEOLOGIA?
Toda a forma de conhecimento é primordial na vida de cada cristão, mas conhecer de forma profunda a ciência que nos ensina tudo sobre “Deus, O Criador”, Onisciente, Onipresente, e Onipotente é uma sensação incrível. Ou seja, dessa maneira a nossa fé não é simplesmente uma fé imatura, neofita, ou sem significado. Mas, nos torna cristãos firmados nos fundamentos de uma fé inabalável no Cristo Vivo.
Infelizmente, estamos vendo cristãos que são fabricados por conceitos humanos, mas não tem consistência espiritual, ou melhor, não são firmes naquilo que ouvem ou falam. Contra isto, o conceito de Paulo aos cristãos de Êfeso foi conciso quando disse: “Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudolosamente” – Ef. 4.14.
Portanto, a busca do saber teológico é primordial a todos aqueles que amam a Deus acima de qualquer coisa. E com isto, ter uma vida firmada na Rocha (Cristo) de forma que nenhum vento ou tempestade possam derribar.

IV-O DEUS DA REVELAÇÃO
Penso que, pelo pouco de experiência que temos com Deus durante esses quase 30 anos que O Servimos, mesmo assim, sempre estamos em busca de Conhecê-LO – Os 6.3.
Mas, para que isto aconteça, é preciso que haja uma dedicação com amor e sabedoria, pois assim como Deus se Revelou a Israel, ou melhor, pra o seu povo. Assim também, Ele Se Revelará aquém o Busca de todo o coração – Jo 4.24. Na verdade, você talvez já tenha pensado que sabes ou não sabes nada a respeito de Deus e de suas ações aos seremos humanos, pois há nas Igrejas poucas ou quase nenhuma dedicação para que se chegue a buscá-LO de forma que tenhamos uma experiência especial com o Senhor Nosso Salvador. E isto tem feito com que haja cristãos imaturos, insatisfeitos com a sua fé em Deus, outros chegam até duvidarem de sua fé Nele diante das adversidades da vida.
E diante de tudo isto, só nos resta atentarmos para a Palavra de Deus, pois é nela que encontramos respostas a qualquer indagação humana, ou seja, é por meio dela que o Senhor se revela – II Cr 7.14-16.

Não existe nenhum sábio no mundo que consiga exaurir o conhecimento, ou seja, a ponto de dizer que sabe tudo e não precise explorar o conhecimento. Infelizmente vejo alguns desses que se auto-intitulam de teólogos dos últimos dias, ou seja, pessoas que os têm como os gurus da Bíblia. E simplesmente não passam de manipuladores de pessoas incautas, ou seja, que não têm base e nem fundamento para contestá-los com suas falácias. Mas, quem Ama a Deus, a Fonte Infinita de toda a Sabedoria, além de serem felizes porque amam ao Senhor, são examinadores dos conceitos divinos e Teológicos. Jamais serão levados como meninos que pelos ventos de doutrinas, são enganados por aqueles que infringem os conceitos de Cristo. Digo que, Conhecer Teologia é ser amante da Sabedoria Divina, e Estudá-la é um privilégio porque a fé se torna culta, ou seja, fundamentada nos Oráculos divinos...

É proibida a reprodução desses escritos sem a devida autorização do autor, salvo pequenos trechos, e com a citação da fonte – Direitos autorais Lei 9.610/98 (Art. 184do Código Penal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário