Páginas

domingo, 23 de maio de 2010

“A EXCELÊNCIA DE QUEM PENSA...”

“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da verdade” – II Tim 2.15. Sal 1.2.
Introdução
Quando Deus criou o homem e deu lhe todas falcudades, com certeza sabia o Senhor que o homem seria um ser racional, e capaz de saber discernir os fatos da vida. Ou seja, que ele seria a sua Imagem e Semelhança, dessa forma, seria um ser pensante, ou melhor, que poderia analisar as coisas que estivessem ao seu alcance ou longe dele. Dessa forma, poderia ter a capacidade de idealizar os fatos da vida, ou melhor, como saber se comunicar, criar, para então ser uma pessoa que pudesse concretizar os seus ideais. A Excelência do pensamento seria a busca do homem pelo saber, e com isto, ele seria o que Deus determinou.

II-FATORES INCONVINIENTES DE QUEM NÃO PENSA
Imaginemos algo na vida, ou seja, de um homem que fora escolhido por Deus para fazer parte de seu ministério, e este, não ler a Bíblia, não ler um livro etc. Ou melhor, tem um mau conceito com relação à forma de como deve se manter atualizado, e não o faz porque carrega consigo o estigma da preguiça, não pensa.
No texto que ora, citamos é conhecido de todos os obreiros (pastores) em geral, mas por que será que ainda assim, vemos tantos despreparados no que tange a forma de se atualizar para então servirem melhor à causa divina? Ora, um ser que não pensa é como um rio que não produz o oxigênio, ou seja, não produz vida, algas, peixes e etc. E ainda assim, acham eles que estão por cima de tudo e todos, mas não passam de fracassados.
Há um ditado muito popular que diz: “Uma mente desocupada é oficina do Diabo”, ou melhor, será que essa mente tem capacidade de pensar algo melhor ou a favor de quem pode produzir mais ao reino de Deus? É claro que sim, pois como dizem os grandes pensadores que o homem é aquilo que ele pensa. Ora, se você pensa muito agirá da mesma forma de como se deve fazer, ou melhor, o pensar faz com que erremos menos e acertamos mais.

II-O PENSAR NO MUNDO GLOBALIZADO
Se olharmos para o passado, a humanidade teve um desenvolvimento promissor a partir do “Início do Renascimento” que por sua vez veio a revolução industrial. Foi quando houve a liberdade de se expor o pensamento, pois é fator de intimidade de cada ser humano, mas pensar e não expor os fatos pensados é como se dá tiro no escuro. Podemos dizer que com o pensamento veio a liberdade para que as pessoa pudessem desenvolver o que elas queriam expor à humanidade.
Na óptica humana ainda há alguns que retém o seu direito de expor o que pensa, ou melhor, isto não é liberdade, e sim opressão de quem não expõe aquilo que pensa. Ora, pelos fatos do pensamento o mundo anda como um automóvel que pela velocidade tende a chegar na hora certa num determinado lugar. Ora, nunca se falou tanto em descobertas cientificas, o homem aindo quer explorar as galáxias, ou seja, alguns até querem brincar de Deus. Ou seja, querem explorar o que é inexplorável, pois tudo em nome da ciência que por sua vez é a liberdade do pensamento humano na evidência da vida.
Contudo, não podemos nos esquivar quanto à realidade da vida, pois somos seres humanos e pensantes, virtude esta dado pelo Criador a todos os homens. Portanto, todavia, é preciso analisarmos tudo e por em prática aquilo que pensamos, embora que, nem tudo o que se pensa vai ser compreendido por alguns, mas é uma particularidade de cada um em sua vida. Digo que, pode haver revolução, ou desenvolvimento pelo que pensamos, ou seja, idealizamos, e tudo isto é óbvio do ponto de vista humano, e quem prima por esta virtude é pensador que só tende a crescer e cooperar para o crescimento da humanidade.

III-O QUE DIZER DE OBREIRO QUE NÃO PENSA?
“Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”...
Sal 1.2.
Pois, dessa forma é o que infelizmente há dentro do contexto ministerial, ou seja, de pessoas que se intitulam de obreiro, mas suas atitudes são de quem não pensa para agir e administrar bem a obra de Deus.
Quando dizemos que o homem é um ser pensante, estamos afirmando que temos de Deus toda a liberdade de nos inteirarmos de sua Palavra para então agirmos dentro daquilo que antes pensamos. Ou seja, pensar antes de agir é próprio de quem prima pelos conselhos da Palavra de Cristo, ou seja, não podemos esperar para dizermos que nos arrependemos daquilo que não deveríamos ter feito, ou seja, se tivéssemos pensado.
Na verdade, estamos vivendo um grande problema, ou melhor, o estigma da pressa, do afago de se ganhar dinheiro, mesmo que custe a cabeça de alguém, mas que temos que mostrar que somos superiores aos demais, isto é próprio de quem não pensa. Ou seja, o que devemos fazer é que usemos o pensamento para então usá-lo para bem da obra de Cristo, e não ao contrário. Todavia, alguns pensam para maquinar o mal ao seu semelhante, ao invés de usar os seus pensamentos para o desenvolvimento da obra de Cristo e o bem-estar dos homens que foram comprados pela ceia de seu próprio sangue (Ap 5.8-9).
Ah! Quantas tragédias não teriam sido evitadas se antes alguém tivesse pensado, ou melhor, refletido das conseqüências, mas voltar atrás é verossímil a sua busca, ou seja, ninguém não pode retroagir o passado que se foi e não volta ao presente. Mas, o pensamento é a força peculiar que cada ser humano pode usá-lo para concretizar a sua intenção, seja boa ou má. Neste aspecto, ainda há milhões de vezes para se fazer algo pro bem ou para o mal, mas o direito de escolha ainda perdura nesse espaço de tempo dado por Deus a qualquer que pense antes de agir.
Ora, como você é aquilo que pensa e age, não somos diferentes, pois dessa forma todos somos iguais, mas alguns fazem a diferença, ou seja, usa a sabedoria dada por Deus para então praticar o que é bom. E isto é uma virtude de quem pensa grande, e pensar dessa forma é usar todas as nossas faculdades de acordo com os conceitos de Cristo para então agirmos de maneira que o povo veja as virtudes de Deus em nossa vida (Mt 5.16).
Nestes pensamentos aqui citados por mim, são em suma, uma reflexão daquilo que Deus me expirou que os escrevessem a àqueles que precisam pensar e agir antes da sua ação, dessa forma será proveitoso tudo o que você fará em sua vida. Ser grande, ou ter fama, dinheiro ou posição, não são suficientes, mas a maior virtude de um homem é aquela que Deus lhe deu, a Virtude do pensamento.

Todos Direitos são reservados ao autor – ninguém pode fazer cópias desses escritos sem a devida autorização do mesmo – Direitos autorais Lei 5.988.

Nenhum comentário:

Postar um comentário