Páginas

terça-feira, 13 de abril de 2010

MODISMO ENTRE OS CANTORES GOSPEL

Ultimamente há um modismo entre o povo evangélico, pois pessoas que sem noção cantam músicas gospel sem saber discernir entre o certo e errado. Cantores que fazem músicas evangélicas que em alguns casos são desprovidos de qualquer conceito cristão.

Uns que nem sequer vão às igrejas para receber instruções de seus pastores, compõem músicas só com a intenção de vender CDS e não estão comprometidos com a causa de Deus. Todavia, é preciso que tenhamos cuidado com esse modismo no meio do povo do Senhor, ou seja, devemos fazer uma análise pra ver se o que estamos cantando e ouvindo realmente seja correto do ponto de vista cristão e teológico.
Pois bem, o que queremos dizer é que nunca se cometeu tantas aberrações como nesses dias, são modismo sem precedentes, ou melhor, pessoas que vão à mídia e dão entrevistas que cantam por gostar de cantar, mas não são cristãs e nem fazem parte de nenhuma denominação evangélica. Outros dizem que cantam porque algum amigo lhe convidou para gravar gênero semelhante.

Na verdade, estamos ouvindo alguns cantores famosos como: Nani Azevedo, Ludmila e outros cantando “Os Sonhos de Deus...”. Mas, será que Deus sonha como esses cantores gospel cantam, e que a maioria dos crentes e igrejas estão cantando? Ou se eles estão corretos quando cantam que Deus “Sonha...”? Ora, pelos conceitos Bíblicos e Teológicos jamais podemos dizer que Deus sonha, pois isto é coisa de quem não tem o que fazer. É claro que existem muitos pastores dentro de suas Igrejas que até cantam assim, pois as músicas em si são lindas com suas melodias. Vejamos por que não concordamos com esse modismo.
Primeiro, quando nos referimos a Deus, jamais podemos pensar Nele como pensamos nos humanos, ou seja, Deus é Espírito Auto-Existente, é Eterno e é Perfeitamente Sábio em tudo porque conhece todas as coisas. Vemos isto nos seus atributos como: Onisciência, Onipresença e Onipotência, ou seja, nestes não há dúvidas quanto a Deus e suas realizações entre os humanos. Portanto, atribuir a Deus qualidades humanas, ou melhor, que Ele sonha é um disparate, pois jamais podemos atribuir a Deus qualidades que não se encontram na Bíblia – Is 40.27,28.
Embora que, há na Bíblia alguns termos Bíblicos que por sua vez definem Deus com sentimentos humanos, ou seja, Antropormofismo e Antropopatismo, o primeiro mostra Deus com qualidades humanas, ou seja, com anatomia humana, semelhante ao homem, como os olhos, mãos, os pés, os braços; e o segundo, aponta Deus agindo com sentimentos humanos como: sente, se ira, se entristece etc.

Então, esses são alguns dos exemplos que podemos citar, todavia, um cristão sensato jamais vai sair dizendo que Deus sonha. Ora, sendo conhecedor de tudo, ou mesmo conhecendo as coisas antes do começo e o final delas, e que o passado pra Ele é como o presente e o futuro de amanhã como haverá de Deus sonhar. Na verdade é que alguns pra satisfazer o ego de algumas pessoas usam a Bíblia com tradução aos seus caprichos sem conhecerem os originais como no caso da passagem de Jó 42.1-2. Pegam esse texto e aplicam como defesa para cantar “os sonhos de Deus”, mas no original grego “Pensamentos, são projetos ou planos”, e não sonhos. Há aqueles que defendem tal comportamento, pois tem interesse de que seus desejos sejam realizados.
Todavia, prefiro ficar com o que aprendi, pois a Palavra de Deus está acima de tudo e todos, e não proferi-la incorremos em erros. Portanto, Deus é na sua Essência Divina Espiritual Conhecedor de tudo, pois uma de suas virtudes que coaduna com a sua “Onisciência é a Presciência que por vez significa saber antecipado”. Então, cai em contradição qualquer que diz que Deus sonha, ou melhor, é heresia entre o povo do Senhor.
O grande problema é que não paramos para ouvir algumas dessas músicas e pormos para serem cantadas dentro de nossas Igrejas, ou seja, não existe critério quanto a isto. Sem contar que, cantamos sem saber significado de tais músicas. Ora, conheço alguns cantores mundanos que faziam maior sucesso em décadas passadas, e hoje não fazem sucesso, então, acharam um modo fácil de se ganhar dinheiro cantando músicas evangélicas. Mas, alguns nem são convertidos a Cristo, é o caso do cantor que faz maior sucesso no Brasil com a música “Como Zaqueu”.
O mesmo fora no programa do Ratinho exibido no SBT cantou e ainda criticou os evangélicos com relação a sua postura, ou seja, que canta só por cantar e não é convertido a Cristo. Mas, hoje qual a Igreja e grupos que não canta essa música, pois a letra é bonita, só que não tem como não cantar. Se o cidadão não é convertido a Cristo problema dele, pois cada um viva a sua vida como quiser e não cabe a nós julgar as pessoas. Mas, do ponto de vista cristão não há consistência espiritual, pois Jesus Cristo disse pra mulher de Samaria que “Deus é Espírito” e importa que os que o adore, adore em espírito e verdade”.

E isto significa que, não podemos misturar as coisas, ou seja, o que é profano é profano, o que é muito diferente com aquilo que é sumamente santo. Não podemos como verdadeiros adoradores misturar a nossa forma de adoração, ou melhor, cantamos hoje adorando a Cristo, e depois nos misturamos com os profanos e ainda dizemos que adoramos ao Senhor.
Cantores gospel se dizendo que são servos de Cristo, mas suas vidas não são verdadeiras diante do Senhor por suas atitudes. Ou seja, hoje estão cantando nas Igrejas, logo recebe uma proposta de grupos profanos e ainda têm coragem de dizer que estão lá somente cantando, e que estão ganhando o seu dinheiro, é um absurdo tais coisas.
Portanto, ter o senso de saber escolher o que ouvir ou cantar também é coisa de quem expressa um sentimento sábio. Não podemos como servos de Cristo aceitar tudo como se não tivéssemos o direito de escolha, pois qualquer um pode escolher o que cantar ou até mesmo ouvir, mas será que não podemos ter as mesmas virtudes dos cristãos de Bereia? Nada é contra a verdade se não pela verdade, então assim, somos sábios, pois possuímos o Espírito de Cristo, todavia, saibamos discernir tudo.

É proibida a reprodução desses escritos sem a devida autorização do autor, salvo pequenos trechos, e com a citação da fonte – Direitos autorais Lei 9.610/98 (Art. 184 do Código Penal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário