Páginas

quarta-feira, 21 de abril de 2010

A DOUTRINA E OS PERIGOS DE SUA OMISSÃO

“Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina...” I Tim 4.16.
INTRODUÇÃO
Depois de Cristo, surgiram os apóstolos que deram prosseguimento a sua Obra, ou seja, daqueles que aceitariam a Cristo como seu salvador. Sendo que, o Próprio Cristo já havia alertado-os que surgiriam “Lobos Devoradores”, ou melhor, homens que tendo ar de santidade vestiam-se com capa de ovelhas, mas suas atitudes eram de lobos devoradores.
Então, surge no cenário cristão um dos homens mais importante na proclamação das boas novas de salvação, ou seja, o apóstolo São Paulo. Denominado apóstolo dos “Gentios”, com uma incisiva convicção de fé e obediência ao Divino Mestre, escreve ao jovem obreiro Timóteo acerca dos cuidados relevantes que deveria ter concernente a “Sã Doutrina Cristã”.

I- O CONCEITO DE DOUTRINA
Do Latim. “Doctrina, do verbo docio, ensinar, instruir, educar”. Conjunto de princípios que formam a base de um sistema religioso – Dic. Teológico (Edição CPAD – Pág. 151) Autor Claudionor Corrêa de Andrade.
Portanto, neste sentido podemos entender que de forma “Ortodoxa” o conceito de “Doutrina” é em suma, a essência daquilo que é verdadeiro. Ou seja, o que é verdadeiro não pode se misturar com o que é falso.
O incisivo conselho do apóstolo Paulo ao Jovem Timóteo, diz respeito a tudo o que um cristão deve saber para não incorrer em erros crassos de uma geração que sem analisar os fatos andam como se não tivesse a Palavra de Deus como fonte primordial às suas vidas.

II-O MAL DE UMA GERAÇÃO SEM A SÃ DOUTRINA
Quando Paulo alertou Timóteo dos cuidados que deveria ter concernente a “Doutrina”, ou melhor, a boa, e a edificante doutrina, todavia, ele sabia das razões de seus conselhos. Pois naquela época já havia o espírito do erro se disseminando dentro do contexto da Igreja, ou melhor, teólogos da inversão dos valores cristãos.
E hoje, creio que se Paulo ainda vivesse entre nós, ou melhor, no meio dentro do contexto ministerial com certeza ele daria o mesmo conselho a muitos obreiros, e principalmente os que estão dando os primeiros passos ao ministério cristão. Pois nunca se viu tantas aberrações dentro do contexto cristão como nos dias de hoje, pessoas sem nenhuma capacidade de saber discernir o que é e o que não é, se intitulam de líderes religiosos são presas fáceis daqueles que manipulam e levam a Igreja a ventos de doutrinas errôneas – Ef. 4.14.
Há fatos que são incontestáveis, pois vemos por exemplo a proclamação em cima de muitos púlpitos, de pessoas que sem nenhum preparo Bíblico ou teológico assume-os a dizerem o que Deus nunca ordenou-os que dissessem. Ou seja, são profetas fabricados, mentirosos, profanos, ingratos, orgulhosos que de forma sorrateira tendem a enganar os incautos na fé.

III- QUAL A POSIÇÃO DA IGREJA DE CRISTO?
“Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do já está posto, o qual é Jesus Cristo” – I Co 3.11.
Incorrendo num grande perigo nos conceitos doutrinários, a Igreja de Coríntios estava sendo minada por doutrinas heréticas, ou seja, onde os valores cristãos já não tinham a primazia entre alguns. Então, daí o apóstolo Paulo entra com a incisiva Palavra de Deus alertando-os daqueles falsos obreiros que nada sabiam a respeito da doutrina ortodoxa ensinada pelo próprio Cristo. E nos dia de hoje, não é diferente, pois há um espírito do erro operando dentro da Igreja, onde pessoas incautas não sabem discernir entre o certo e o errado.
Temos vistos alguns programas de televisão que se denominam como cristão no mundo, onde seus apresentadores são verdadeiros mercenários. Pois seus alvos é ganharem muito dinheiro, tudo em nome da fé, e se possível fazem até chover fogo do céu para que as pessoas acreditem que são homens de Deus.
Pregam usando textos Bíblicos sem fazerem uso de uma exegese profunda, e sem analisarem a lógica da hermenêutica cristã, aplicando-os de forma errônea e com isto enganam de forma fraudulenta aqueles que não conhecem a Palavra do Senhor Jesus Cristo. Pois são desses que devemos nos afastar, ou seja, termos como alvo absoluto a “Sâ Doutrina cristã cristocentrica”, fora disso são falácias humanas.
Então daí, a posição da Igreja dentro desse contexto é ser o que ela sempre fora, ou melhor, sal da terra, e luz do mundo... (Mt. 5.13,14 e 16). Quem serve a Deus e tem convicção de fé, ou seja, de um evangelho que mudou a sua vida e consciência da ressurreição de Cristo, não se deixa ser levado por doutrinas de conceitos humanísticos. Pois o seu alvo é o céu, pois vivendo isto, o apóstolo Paulo disse: “irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim. Prossigo para o alvo, pelo premio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” – Fip 3.13-14.
Não podemos nos calar diante desses fatos contraditórios dentro do contexto cristão, pois se assim nos comportarmos estaremos omissos de uma causa nobre, ou seja, a de Cristo. Cada cristão deve a princípio ser um apologista, ou seja, um defensor de suas convicções de fé, e jamais permitir que muitos caiam nos erros absurdos desses que andam como ovelhas, mas são lobos devorados.

É proibida a reprodução desses escritos sem a devida autorização do autor, salvo pequenos trechos, e com a citação da fonte – Direitos autorais Lei 9.610/98 (Art. 184 do Código Penal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário