Páginas

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A HERMENÊUTICA CIÊNCIA DA INTERPRETAÇÃO BÍBLICA

        
INTRODUÇÃO
   Toda ciência tem a sua definição etimológica, ou melhor, qualquer conceito de uma palavra na sua essência é de se averiguar a sua definição por um todo. Neste aspecto de definição podemos trazer seu significado no âmbito cristão, ou melhor, sendo a “Hermenêutica” uma ciência que prima pelo sentido correto de interpretar “textos”, não podemos nos esquivar quanto a sua importância no contexto evangélico. Então, neste sentido queremos nos deter trazendo a você algo não por completo, mas que venha complementar o seu conhecimento sobre essa ciência tão importante no nosso dia a dia.

I- HERMENÊUTICA E A ETIMOLOGIA

   Do Gr. Hermeneutikós – que significa interprete, ou interpretar (Ciência que tem por objetivo descobrir o sentido verdadeiro de um determinado texto, ou melhor, é a ciência de interpretar textos sagrados, e qualquer tipo de escritos, sejam jurídicos ou profanos).

a-A Estória da origem da hermenêutica
  Há àqueles que dizem que a palavra “hermenêutica” deve a sua origem ao nome de Hermes, o deuse grego que servia de mensageiro dos deuses, transmitindo e interpretando suas comunicações aos seus afortunados, ou com freqüência, desafortunados destinatários.
  Quando falamos de hermenêutica no sentido Bíblico, logo há o conceito de que se trata de uma boa forma de interpretação de alguns textos Sagradas. Sendo a hermenêutica uma ciência de interpretar textos, podemos entender que nos meios de comunicação que há, ela tem uma aceitação muito importante, pois, todos os jornalistas usam-na. Embora que, no conceito da Palavra de Deus há outra forma, que é terminantemente diferente dos meios jornalísticos.
 O bom hermeneuta deve a cada dia se aprimorar de toda forma nos assuntos que estão ao seu alcance, sendo assim, logo saberá interpretar de maneira correta o texto ora examinado.
 Assim sendo, a “hermenêutica é a ciência e arte da interpretação Bíblica”. Hermenêutica geral é o estudo das regras que regem a interpretação do texto Bíblico inteiro. Hermenêutica especial é o estudo das normas que regulam a interpretação de formas literárias específicas, como parábolas, tipos e profecias.
  Quando vemos algumas pessoas dizendo que não entendeu o que o pregador falou, é porque talvez ele não soubesse expor os pontos necessários de maneira que fique claro o que há no texto sagrado. A função da hermenêutica sagrada é expor aquilo que não está claro, e mediante uma análise correta chegaremos ao ponto necessário da interpretação.
  O interprete do texto sagrado não deve forçar e fazer a Bíblia dizer o que Deus não falou, porque assim, seremos tentados aceitar de maneira egoísta que ela diga algo só para satisfazer nossos intentos. Já diziam os grandes teólogos que quem dita às regras é a Bíblia, ou seja, é ela quem diz como a Igreja deve se portar, e não a Igreja a ela.  Certa feita estive participando dum culto, e foi outorgada a oportunidade ao pregador, e para minha surpresa aquele obreiro não tinha uma bagagem cultural, não quem não tem não possa ser pregador.  E ele começou a pregar, e daí fez diversos comentários que não tinham nexo com o texto que acabara de ler. E, com isso o povo ficou confuso sem saber o que ele quis dizer, e terminou não dizendo nada.  O objetivo da hermenêutica é levar o povo a entender o que estar sendo exposto no momento da preleção, se o pregador não conhece essa técnica, com certeza ficará perdido em sua pregação, e é motivo para eventuais criticas.
  A hermenêutica tanto é importante para o pregador, como é também para o professor, o estudante, o pastor, e para todos que usam de certa forma a ciência humana para entenderem os fatos lógicos.
  Ninguém estar apto a ser ou exercer uma função de mestre, se primeiro não compreender isto, pois é inadmissível que o professor ou qualquer que esteja na frente de um grupo não saiba usar bem a Palavra de Deus.

II- O PERIGO DA FALSA SENSAÇÃO DO SABER
   Por diversas vezes vi e ouvir alguém dizer que não tinha lido determinado texto, ou seja, que não se inteirou do mesmo para pregar ou ensinar. E segundo ele, mesmo assim, ia “falar”, e quando começou não disse nada, com isto cometeu graves erros teológicos porque não sabia do que se tratava o texto ora lido naquela ocasião.
  “Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo” – II Pe. 1.20-21.

    Neste texto podemos afirmar com muita precisão que jamais qualquer pessoa pode se achar no direito de afirmar ou aplicar qualquer “Texto” a seu modo de pensar. Ou seja, pensando que pode manipular as escrituras a seu bel prazer. Se fosse dessa forma, não teria sentido a Palavra de Deus, e nem seria verdadeiramente a profecia divina. Portanto, são muitos que desprovidos de qualquer conhecimento da “hermenêutica” saem pregando e ensinando o que não conhecem. Ressaltamos que, a Bíblia estar pra todos aqueles que queiram conhecer os escritos divinos, mas desde que saibamos aplicá-los de acordo com sua forma precisa e teológica.
  Podemos afirmar com todas as letras que as escrituras são revelações de Deus ao homem, ou melhor, que essas revelações sejam de forma compreensíveis ao entendimento humano. Pois Deus não teve a intenção de escrever seus pensamentos para que não pudéssemos entender o que Ele (Deus) quis nos falar. Imagine alguém pegando um jornal ou qualquer obra de literatura e ler e não sabe discernir o que estar escrito, então, dessa forma fica incompreensível o seu sentido entre os leitores.

   Ressaltamos que a Bíblia, ou melhor, o texto sagrado deve ser lido, e analisado sem pressa pelo pregador, pois dessa forma ele terá capacidade de absolver ao seu coração os pensamentos de Deus. Todavia, aplicá-lo-á de forma precisa aos ouvidos daqueles que ouvirão os conselhos divinos e serão edificados pela aplicação eficaz da Palavra – Heb. 4.12-13. Desculpas como: não tive tempo de ler, orar, ou não gosto de ler, são coisas de obreiros que não tem compromissos com as verdades de Deus. E são muitos que dessa forma têm maior apoio para serem ministrantes em nossos púlpitos, e dizem o que Deus nunca lhes autorizou que falassem. Um verdadeiro pregador da Palavra de Cristo, se inteira das verdades dos céus, ou seja, se enche, se alimenta daquilo que Deus dá aquém o busca de todo o coração assim disse o mestre Paulo ao Jovem Obreiro Timóteo:
   “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro (ministro) que não tem de que se envergonhar, que maneje bem a Palavra da verdade” – II Tim. 2.15.

  Manejar bem é usar a Palavra de Deus de forma correta, ou seja, usando a Hermenêutica e aplicando-a de forma que o texto ganhe o sentido correto de sua interpretação. Nunca se deve pegar um texto isolado sem antes se fazer uma análise, ou melhor, para se ter uma visão ampla do que estar dizendo o autor, e aquém é direcionado. Ora, o grande problema das seitas e heresias é que, pegam um “Texto Isolado”, ou melhor, aplicam-no como sendo correto, então, daí vira um “Pretexto” (desculpa). Neste caso, podemos pegar aquela passagam quando Judas Iscariotes estava para trair o Mestre. Jesus disse a ele: “o que tem para fazer, faze-o agora”, então, Judas foi e se precipitou num árvore (morrendo enforcado). Então, imagine alguém pegando este texto isolado, ou melhor, sem olhar o seu contexto?

III-QUANDO É QUE O TEXTO ESTÁ SENDO APLICADO CORRETAMENTE
  Dentro as técnicas que podemos aplicar para entendermos os textos sagrados, é preciso conhecer o seu conteúdo num todo. Ou melhor, como  é  importante se entender que há regras.
  Todavia, na gramática da Língua Portuguesa aqueles regras que não podem ser eximidas desse contexto, ou melhor, que cada estudante e profissionais saibam dessas regras. No Entanto, procurar aplicá-las de forma que haja uma consonância para o entendimento do texto ora, interpretado. Não podemos jamais pensar que um pouco de leitura vai nos proporcionar uma compreensão aprofundada da Bíblia, ou melhor, quem pensa assim, pensa pouco. Pois, não estamos lidando com palavras humanas, e sim, a Infalível Palavra de Deus. Destarte, deve ser lida, e examinada de acordo com a Teologia Ortodoxa, ou melhor, tais argumentos humanos preconceituosos da Bíblia é meramente especulação da mente humana. Pois, a Bíblia não é palavra do homem, e sim a de Deus, portanto, deve ser lida e meditada por uma mente espiritual – Sal 1.1-2.

  Entretanto, há regras simples, porém objetivas que vão à altura de nossa compreensão de um texto sagrado, ou melhor, são por eles que podemos compreender determinados fatos que tenham cunho histórico, ou de caráter doutrinário. Ou melhor, não podemos entender que a Bíblia num todo é história, ou que só tenha caráter doutrinário, ou seja, isto não é de procedência teológica. Doravante, aplicam-se como regra aqueles princípios que são importantes para o Estudando de Teologia e Obreiros no geral, vejamos abaixo:
a)-Onde; b)quando; c)-A quem; d)-Por que; e) para quem. Usando-se tais regras com certeza podemos descobrir cada coisa e para cada lugar. Ora, embora que temos como princípio de interpretação aqueles argumentos que vejo que são de suma importância, como “Tudo quanto foi escrito, foi-o para  nosso ensino e para que tenhamos esperança”. – Paulo. Ou seja, o que Paulo quis dizer com tais palavras, ou melhor, ele estava dizendo que “Tudo” o que Deus deixou escrito, são fundamentos de como podemos tirar lições à nossa edificação. Ou melhor, não podemos confundir com “Fatos históricos” que estão registrados como sendo primáveis a nossa vida, ou seja, há coisas que foram e são para Israel. E daí, o que podemos entender de quando Deus está falando para um “Individuo” e não para uma coletividade, pois diante do exposto podemos encontrar diversos exemplos quanto a tudo isto, desde que não façamos confusão. Todavia, há fatos que são escatológicos, tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento, ora diante disso podemos aplicar em parte à Igreja, mas nunca fazendo distinção específica a uma determinada coletividade. Destarte, no contexto cristão geral, ou melhor, no novo testamento, ou a chamada “Nova Aliança”, podemos afirmar com segurança que são importantes a contextualização da Igreja.

  Então, diante disso caem por terra aqueles argumentos que são em parte falácias de quem não entende bem da regra de “Interpretação” Bíblica. Ou melhor, se ler um texto que não tem nada haver com a realidade, ou seja, algo que fala de ocasião passada e não à contextualização hodierna.  Como professor às vezes ficamos estarrecidos, e não podemos dá gloria a Deus, pois vemos que há incoerências por parte de quem pega um texto e aplica-o fora de sua realidade interpretativa. E ainda a maioria julga que Deus está falando, mas em parte entendemos que alguns não compreendem de forma fundamentada aquilo que é ortodoxo. 

  Portanto, como regra primária aplica-se o texto corretamente quando se sabe fazer uma interpretação correta e ortodoxa. Ou melhor, numa pregação (Gr. Kerigma), não podemos expressar o que pensamos do texto, ou melhor, dando-se a entender que vamos falar o que de antemão pensamos sobre o mesmo. E sim, devemos aplicar o texto usando o seu contexto de imediato, e por regra fazendo uma analogia lógica dos fatos, podem ser doutrinários ou históricos. Então daí, saberemos o que estamos pregando, ou ensinando, ou melhor, aplicando a Palavra de Deus de forma correta a mente daqueles que estão a nos ouvir. Destarte, é preciso saber que a pregação da Palavra de Deus não é falação, e sim, que cada cristão, servos de Cristo saibam que as verdades de Deus não e nem serão ditas de uma vez por todas, portanto, elas são Sagradas Escrituras. 

IV-A BÍBLIA E A HERMENÊUTICA
     Antes de tudo é preciso se ter uma visão do que significa a Bíblia para o Cristão, o Professor, o Pastor e Obreiros. Pois é através desse conceito que todos se sentirão do que realmente significa a Palavra de Deus à suas vidas. Ou melhor, tenho observado no decurso do tempo que as pessoas creem na Bíblia, mas não a conhecem profundamente. Ou melhor, são pessoas que pensam pouco sobre a Bíblia, e alguns não têm consciência de que a Bíblia não é um “Livro” como outro.
 Ora, diante disso há cristãos que nada sabem sobre Deus e Cristo, e nem tampouco conhecem os conceitos do Senhor à suas vidas. Mas, de acordo com tudo isto, o que tem contribuído para tais fatos propostos aqui? Na verdade, é porque as pessoas se conformam com tudo o que elas ouvem ou leem sem antes fazer uma análise lógica dos fatos estudados. É óbvio que não são todos que terão a oportunidade de ser um exímio estudioso dos fatos e histórias da Bíblia, mas aqueles que querem conhecer as verdades de Deus precisam conhecer mais a Infalível Palavra do Senhor.
   Portanto, ao olhar nesta visão contextualizada, é preciso que se pense bem sobre a “Hermenêutica Sagrada”. Ou melhor, uma leitura feita com base e conhecimento e entendimento são fatos incontestáveis nos estudos daqueles que querem se aprofundar nos conceitos divinos. Destarte, sempre, ou melhor, quando iniciei a vida de cristão, logo tive como prioridade a Bíblia. E de como fazer para entendê-la de forma que tivesse a consciência que aquelas palavras não seriam apenas palavras, mas a Infalível e Inerrante Palavra de Deus – Heb 4.12; Sal 119.19.
  E o cristão tendo certeza das verdades de Cristo em sua vida, e tendo a capacidade de compreendê-la, será sempre como aquele que Jesus Disse: “Quem ouve as minhas Palavras, e as praticam, será comparado ao homem que edificou a sua casa na “Rocha”. Ou melhor, o que podemos entender desse texto, é que, Jesus disse que não importa apenas crer e ouvir, mas obedecer e ser praticante. E ninguém consegue interagir de forma absoluta a Bíblia se não tem consciência daquilo que ler ou acredita, neste sentido é onde entra o conceito do conhecimento da “Hermenêutica Sagrada”. Ou melhor, a posição da Hermenêutica neste aspecto é importante porque ela consegue fazer com que o cristão se intere daquilo que Deus fala em seu coração.
   É pobre e inadmissível quando vemos alguns manipulando a Bíblia a seu bel prazer, ou melhor, dando a Bíblia algo que jamais tem a aprovação de Deus. Ou seja, a Bíblia não precisa de defensores, ou melhor, deixemos que a próprio Bíblia se defende pelos conceito divinos porque ela é a Palavra de Deus. Portanto, a aplicabilidade da “Hermenêutica”, é a base fundamental para que você compreenda qual é a vontade de Deus, ou melhor, do por que Deus agiu e ou age assim com determinadas pessoas ou situações no mundo.
  Destarte, o hermeneuta jamais deve olhar a Bíblia com expressão de preconceitos, se agir assim não saberá extrair as pepitas profundas que há por trás das sagradas letras. Ou melhor, foi da santa vontade de Deus em nos revelar a sua Palavra aos homens, mas para que ela seja ou chegue de forma compreensível ao nosso coração, devemos ter consciência as Palavras são de Deus e não humanas e que devem ser compreendidas pelo espírito manso e humilde.
      Portanto, não seriam tão importantes tais linhas se deixasse de mencionar aqui neste estudo a “Inegável História dos Cristãos Bereanos”. Porque foi da vontade de Deus que o Espírito Santo inspirasse Dr. Lucas a registrar no livro Histórico de Atos a atitude daqueles primitivos cristãos. Ou seja, algo que nas minhas preleções quando tenho a oportunidade de mencioná-los, pois vejo que não foi por acaso. Ou melhor, assim registrou Dr. Lucas por Ordem de Deus, “Os cristãos de Bereia eram tidos como os mais nobres”. Ou seja, eram cristãos fervorosos e aplicados a ouvir a “Palavra de Deus” – Dessa forma, analisavam pelos conceitos da hermenêutica se realmente era como os apóstolos pregavam ou ensinavam. E hoje, será que podemos fazer o mesmo, ou vamos ficar como se não tivéssemos a capacidade de discernirmos o que é e o que não é. Deus nos guarde da preguiça e presunção, e que sejamos consciente daquilo que o Senhor quer nos revelar, ou seja, a sua santa e Infalível Palavra.
  
José Roberto de Melo – É Bacharel em Teologia, Professor de Teologia Sistemática, é Escritor e estar se Graduando em Direito pela Unip Universidade Paulista.

É proibida a reprodução desses escritos sem a devida autorização do autor, salvo pequenos trechos, e com a citação da fonte – Direitos autorais Lei 9.610/98 (Art. 184 do Código Penal).
           
           
           
           
        

domingo, 19 de fevereiro de 2012

DIOS - NO LA CAUSA POR

DIOS - NO LA CAUSA POR
 "Los cielos cuentan la gloria del Señor, y el firmamento anuncia la obra de sus manos" - Sal 19,1-12.Allí, en la revelación del Dios de la Biblia es tanto que comienza diciendo: "En el principio creó Dios el cielo y la tierra, la tierra estaba desordenada y vacía, y el Espíritu de Dios se movía sobre la faz de las aguas" - Génesis 1:1-2 .Este principio es inalcanzable comprensión humana, es decir, no estar en esta tierra que tiene el poder para determinar el concepto de este principio. Debido a que el principio es con Dios y por él, o mejor, más sabio que el hombre al que nunca volverá a ser respuestas concluyentes sobre el misterio de la eternidad.Todo lo que sabemos acerca de Dios no hay una fuente que no sea el de su Palabra Infalible más precisa, es decir, lo describen como Él es, es ontológicamente imposible. Así, algunos se arrogan el derecho a querer estorbar el concepto de Dios en forma humana y egoísta. O, mejor dicho, con sus argumentos filosóficos y humanísticos, pensando de tal manera que el tubo de escape la voluntad de Dios.Algunos tontos, porque han decretado la muerte de Dios, o más bien tratando de transmitir al mundo que el concepto de un Dios "Soberano Eterno" son cosas de los cristianos conservadores. Y con ello, hacer creer sus mentiras sobre la muerte de Dios, o mejor, si fuera cierto que la posición de lo que sería el hombre que durante más frágil es, por ejemplo, que poner la fe y la esperanza.Dado que sabemos que por encima de nosotros hay un solo y Eterno Auto-existente, y esto no es otro si el Señor Dios, el Creador, inmutable, perfecta, todo lo sabe soberano, infinito de todo, el Padre de las luces, hombre de guerra, Jehová Rafhar, Omnisciente, Omnipresente y Omnipotente, o más bien uno que lo sabe todo, y al final antes del inicio. Él es el que sostiene al planeta por la acción Terran soberano de su fuerza creativa, o más bien entre los miles de millones de galaxias que existen, él sabe y tiene el poder de llamar a las estrellas por sus nombres.Ahora bien, Dios es infinito, lo finito siempre de la demanda, o más bien el hombre que es finito no puede agotar el Señor. Y todo lo que sabemos de él es tan humano, o más bien, él mismo nos ha enviado su Palabra para que mediante la fe, podamos conocerlo. Es obvio que este tipo de conocimiento es provisional, o más bien no ser completa, es decir, un día tal vez tendrán la oportunidad de conocerlo y verlo cara a cara. Aunque, siendo un Dios "Misterio en el Universo", es mucho más que hace algunos años es la demanda de Dios, y otros quieren demostrar que Él existe. Pero mientras que algunos están pensando en esas tonterías, cada día que pasa sigue siendo el que es y que ser, tanto que Moisés dijo: "YO SOY EL QUE SOY" - Éxodo 3:14.La ignorancia del hombre acerca de Dios y no de ayer ni hoy, porque desde el principio por ser infinito de Dios, y las obras de su creación manifestar algo de gran magnitud, el hombre que se limita a lo anterior tiende a desacreditarlo para un Ser Superior a todas las cosas. Así nació el pecado (la desobediencia a Dios) la incredulidad sobre el Señor de todas las cosas. Es mucho más que desacredita el hombre de su propio origen, o más bien creer en una teoría creada por Darwin, y con él, pensando que su origen provenía de un primate. Y después de que fue evolucionando, y llegamos a un punto más evolucionado y más tarde llegó a la estructura que ahora es el hombre.Sin embargo, dada la tesis de la teoría de la evolución, desde su creación por Darwin, la ciencia materialista no ha demostrado que el hombre en realidad vino del mono. Porque antes que la teoría era que el mono fue mono, y el hombre sigue el hombre que nació en la actualidad. O más bien, la teoría de la evolución es una decepción para sus creadores y seguidores, o más bien los que piensan que pueden cambiar lo que Dios creó a morir y no ver lo contrario. O mejor, más sabio que el hombre puede ser, su sabiduría es humano, y no más allá de lo metafísico. Por lo tanto, no puede ser finito y se preguntan qué está a nuestro alcance, porque en Dios todo se reduce por la fuerza de su grandeza.¿Qué pasa con el conocimiento de Dios, o podemos tener, aun así, nuestra estructura es muy humano, y no puede exceder lo que es más allá de nosotros. Es así que el profeta Oseas dijo: "Vamos a saber si seguimos a conocer al Señor" - El 6.3.Por lo tanto, afirmamos que hay riqueza tan preciosa cuando nos presentemos ante los escritos de su palabra, o mejor dicho, no son todos los escritos que conocemos. Es decir, no sabremos ni desvendaremos un misterio ontológico es supremamente mente humana. Y es imposible de describir. Ahora, queremos lograr es algo que es inalcanzable para aquellos que no pensar en ello, por lo que es el Dios que es creador y sustentador del universo.Sin duda, algunas tintas y los papeles ya han gastado tratando de demostrar, o más bien, que el universo es producto de la casualidad. ¿Qué pasa con esta posición podemos pensar más allá, y decir, y la oportunidad de dónde vino? Ahora, para aquellos que son creíbles, todo es posible, o mejor dicho, habla de la fe. En otras palabras, creer y confiar en los misterios del universo es creíble a lo que Dios ha dejado registrado en su Palabra.Sin embargo, como nos aseguramos de que estos hechos incontrovertibles, por supuesto, a través de su Palabra. O más bien, el Señor reveló de una manera brillante que sólo alguien que es tonto corazón puede desterrar el concepto de Dios en su vida. Y lo interesante es que, tanto para el hombre y afirmar que Dios existe, es evidente que su existencia es innegable en el Universo. Tal vez el mayor triunfo de "ateo" es que no se puede resolver como un concepto, o incluso podría decir podría, pero sus decepciones son absurdas porque el Señor del Universo existe, y no ser para toda la eternidad. Por lo tanto, seamos conscientes de que Dios no tiene necesidad de demostrar nada al hombre, y no le preocupa si millones de personas creen o dejan de creer en su existencia. Para Él (Dios) existe incluso antes de que el hombre, o más bien, que es el hombre para decirle al Creador y dudar de su poder?Sin embargo, el universo que Dios ha dado a conocer. Y a través de su Palabra se revela al hombre, tanto que respetar la posición del hombre, porque inculcó en él el poder de decir sí a lo que usted cree, y no si no es creíble. Tal vez usted se está preguntando, y esto es lo que muchos se preguntan hoy, ¿cómo es que hay millones de personas en el mundo que creen en cualquier cosa menos a Dios. Y cuando los demás se sienten ofendidos por un gesto de respeto y el amor que dicen "Dios te bendiga" ... Pronto nos dimos cuenta de que hay una reacción negativa por algunos. Es decir, el relativismo es el espíritu en un mundo que todo lo cree, es decir, los elfos, la brujería, la religión falsa, sino en saber la verdad eterna exentos muchos ellos y Dios. Sin embargo, para este estigma está prohibida en los corazones de los hombres, sólo a través del conocimiento de Cristo en la vida, o mejor, para esto es que Él vino a este mundo y revelada de Dios (el Padre), vamos a ver lo que Dios dijo a través de Juan:"En el principio era el Verbo y el Verbo era con Dios y el Verbo era Dios. Él estaba en el principio con Dios. Todas las cosas fueron hechas por Él y sin Él nada fue hecho, fue hecho "- Juan 1:1-3.Considere la posibilidad de que Juan presenta la "Palabra (de Dios) de los recursos genéticos" logos ", que a su vez significa la palabra o expresión, el Verbo que se encarnó preexistentes entre los hombres. Es mucho más que Juan no utilizar una expresión por supuesto, y sí, con la garantía de la condena y lleno de fe "en el que siempre ha existido desde el principio." Aunque no se sabe cuándo este "principio", o sabe, porque como he dicho nunca alcanzaría la cumbre de "La Divina" porque somos humanos. O más bien, en principio, Dios no tiene principio ni al principio va a terminar, como él se presenta como referencia en este texto que no se irá jamás. Así es el Alfa y la Omega, o más bien como él es el principio Alpha de todos, de todas las cosas, y como el Omega, Él sigue siendo, después de todo, y todas las cosas. Y el texto nos dice que en él fueron creadas todas las cosas, o más bien, todo lo que no existía a la existencia por la acción de Su Palabra (Logos gr.) verbo, la palabra. O más bien, Él (Dios) dijo, habló de la palabra, y lo que no se llegó a existir. Él (Dios) que se utiliza el verbo griego "bara" o mejor, lo que significa "crear de la nada" - sin embargo, lo que no se llegó a existir por la acción, el poder creativo de Dios, que es supremamente Eterna.Luego, después de que usted puede creer en una teoría humanista, o mejor, que no va a durar con sus argumentos materialistas? Es decir, en el principio era Dios, y Él creó todas las cosas, e incluso el hombre que nunca fue del mono, ni lo será. O más bien, lo que el Señor sigue siendo, aunque somos conscientes de que en el concepto biológico que haya cambios, pero no se hará sin el permiso de Aquel que creó todas las cosas, como en el caso de los seres vivos pequeños (los animales), y nunca para la salud humana . Es mucho más que, a partir de una suposición, la "Biología" la ciencia materialista de usar sus poderes para demostrar científicamente que todos los seres vivos fue por casualidad. Sin embargo, sólo una mente escéptica es creer en tales conceptos. O que nunca se puede medir la ciencia como una forma primaria de lo que creemos en su razonamiento, o mejor dicho, que supuestamente llegó a existir por casualidad.Estos conceptos son, en parte o si las suposiciones son impuestas por mentes escépticas y carente de un concepto relativamente ortodoxa de Dios. Así, los conceptos escépticos acerca de Dios son hechos reales que suceden en el mundo durante años, y de hecho algunos piensan que sus ideas sobre tales absurdos son irreductibles, y por lo tanto niegan la existencia de una mente superior, en este caso (DIOS). Es tanto que hasta los ateos pueden inculcar en las mentes de millones de personas que el "concepto de un Dios Creador" es algo de lo que tiene que hacer. O más bien, tratando de explicar lo que no puede, es decir, la posición es tan absurdo que un ateo que se atreva a querer probar algo improbable? O más bien, para todos los ateos y sus seguidores, si quieren, Dios existe y si no es, sin embargo, incluso los ateos pueden creer que la práctica en el universo hay una mente superior, y tal es el Dios Creador. O más bien, dentro de este concepto escéptico, hay algunos que dicen, como alguien que lucha contra algo que no está seguro de su existencia. O más bien, en otras palabras, sólo el ateo quiere o refutar la existencia de Dios, es evidente que nunca el "Concepto de Dios" salió de su mente escéptica.

I-una manifestación de Dios es invisible 

Desde el pasado que los hombres siempre han tenido el deseo de adorar a una deidad, por lo que es que nos encontramos con algo similar en Atenas. Pero incluso antes de que los atenienses, ya que no había otra, o más bien, desde el principio que al crear al hombre, Dios infundió en su corazón para adorarle y darle culto. Por lo tanto, el hombre que está distorsionado concepto relativo de Dios, o más bien, perdido el rumbo y debe pagar su culto y adorar a Dios con sinceridad. Y con el tiempo, el hombre de tanto ir en busca de su concepto de la adoración, la pérdida de la verdadera esencia de la adoración divina de Dios. Luego vinieron otras formas de culto, o más bien, se implantó en el corazón del hombre lo que llamamos "vacío" o mejor, tanto a los vivos en busca de Dios, se las arregló para perder la esencia de la adoración.Luego vinieron las "religiones y filosofías," o mejor dicho, en el que buscan la verdadera esencia de la adoración a la divinidad, sin embargo, con el pluralismo religioso llamado. Y esto significaba que el hombre perdió el verdadero significado del encuentro con el Dios Vivo y Verdadero. Es obvio que la ignorancia que existía incluso entonces, el hombre ha sido siempre en busca de ese "eslabón perdido" es que cuando Pablo llegó a Atenas, encontró que los hombres expuestos a diversos sistemas religiosos y filosofar sobre lo que ellos mismos no lo sabía. O más bien, cómo hablar o discutir algo que es muy indiscutible, o más bien no hablar de lo que no sabemos. Pero Pablo a ver a aquellos hombres expuestos se trata de inculcar el concepto de mayor credibilidad en sus corazones, o de que ellos sabían y discutido, incluso todo tipo de conocimientos. Pero no sabía nada de verdadero conocimiento, o mejor, o mejor dicho, que ellos mismos desconocían.En sus mentes religiosa, supuestamente tenía el concepto de muchos dioses, pero fueron incapaces de discernir el "verdadero Dios" porque Él no habita en el templo hecho de manos, y no es servido por los hombres. Sin embargo, da a todos el aliento, la vida y los lleva a creer que Él (Dios) es Aquel que habita en un corazón contrito y verdadera - Hechos 17,1-31.La conclusión de este estudio, puede haber contribuido al esclarecimiento de muchos, sin embargo, como nada se dice de una vez por todas, sin embargo, tienen mucho de qué hablar y escribir sobre el misterio más grande y Dios innegable. Un poderoso Dios eterno e inmutable, y que siempre está buscando a aquellos que son fieles y verdaderas, o mejor, algunos han descendido a la tumba sin esperanza real, o un día verlo cara a cara. Sin embargo, otros son simplistas, puedo mantener la esperanza de que no se marchitan, y son los hechos más difíciles de la vida son tales que el patriarca Job dijo: "Aunque él me matare, voy a confiar en él ..." o más bien, Dios es el único que no fue causado o creado, y no puede ser agotada por los conceptos humanos. Es eterno, omnisciente, omnipresente y omnipotente, perfecto en sus obras, verdadera, justa, que justifica, infalible, autor de la vida, la esperanza, el Todopoderoso, el Alfa y la Omega. ÉL ES DIOS.

La reproducción de estos escritos, sin el permiso del autor, a excepción de pequeñas porciones, y el reconocimiento de la fuente - Derechos de Autor Ley 9.610/98 (Art. 184 del Código Penal).

GOD - THE CAUSE NOT DUE

GOD - THE CAUSE NOT DUE
"The heavens declare the glory of the Lord, and the firmament shows His handiwork" - Ps 19.1-12.
There in the Bible God's revelation is so much that she begins by saying: "In the beginning God created heaven and earth, the earth was without form and void, and the Spirit of God moved upon the face of the waters" - Gen 1:1-2 .
This principle is unattainable human understanding, that is, there be on this earth that has the power to determine the concept of this principle. Because the principle is with God and by him, or better, wiser than the man he will never be conclusive answers about the mystery of Eternity.
All we know about God there is no other source than the more accurate your Infallible Word, that is, describe Him as He is, is ontologically impossible. Thus, some assume the right to want to clutter the concept of God in human form and selfish. Or rather, with its philosophical and humanistic arguments, thinking such that the exhaust will of God.
Some fools because they have decreed the death of God, or rather trying to convey to the world that the concept of a God "Eternal Sovereign" are things of conservative Christians. And with that, making people believe their falsehoods about the death of God, or better, if that position were true what would be the man who for more fragile it is, say, who to put faith and hope.
Given that we know that above us There is One and Eternal Self-existent, and this is not another If the Lord God, the Creator, immutable, perfect, Sovereign, Infinite Knower of all, the Father of lights, Man of War, Jehovah Rafhar, Omniscient, Omnipresent, and Omnipotent, or rather one who knows everything, and end before the start. It is He who sustains the planet by Terran sovereign action of his creative force, or rather among the billions of galaxies out there, He knows and has the power to call the stars by their names.
Now, God being infinite, the finite always be in demand, or rather the man that is finite can never exhaust the Lord. And everything we know about him is so human, or rather, he himself sent us his Word so that through faith we might know Him. It is obvious that this kind of knowledge is tentative, or rather never be full, ie, one day maybe we will have the opportunity to know him and see him face to face. Although, being a God "Mystery in the Universe," is so much that some years ago is the demand of God, and others want to prove that He exists. But while some are thinking about such nonsense, with each passing day he remains the What Is and What's Being, so much that Moses said: "I AM WHO I AM" - Exodus 3:14.
The ignorance of man about God and not of yesterday or today, because from the beginning because God's Infinite Being, and the Works of his Creation manifest something of great magnitude, the man who is limited to the above tends to discredit him for a Higher Being to all things. Thus was born the sin (disobedience to God) the disbelief about the Lord of all things. It's so much that discredits the man of their own origin, or rather believing in a theory created by Darwin, and with it thinking that its origin came from a primate. And after it was evolving, and we arrived at a point more evolved and later reached the structure which is now man.
However, given the thesis of the theory of evolution, since its inception by Darwin, materialistic science has never proven that the man actually came from the ape. For before the theory was that the monkey went ape, and man continues man who was born today. Or rather, the theory of evolution is a disappointment for its creators and supporters, or rather those who think they can change what God created will die and never see the opposite. Or better, wiser than man can be, their wisdom is human, and not exceed what is metaphysical. Therefore, we can not be finite as well wonder what is within our reach, for in God all comes down by the force of his greatness.
What about the knowledge of God, or we can have Him, even so, our structure is extremely human, and can not exceed what is beyond us. It is well that the prophet Hosea said, "Let us know if we follow on to know the Lord" - The 6.3.
Thus, we affirm that there is wealth so precious when we report to the writings of his word, or rather, there are writings all that we know. That is, we will not know and neither desvendaremos an ontological mystery is supremely human mind. And IT is impossible to describe. Now, want to achieve is something that is unattainable for those who do not think about it, so is the God who is creator and sustainer of the universe.
To be sure, some inks and papers have already spent trying to prove, or rather, that the universe is a product of chance. What about this position we can think further, and say, and chance where it came from? Now, for those who are believable, everything is possible, nay, faith talks. In other words, believe and trust in the mysteries of the universe is believable to what God has left recorded in his Word.
However, as we make sure these incontrovertible facts, of course, through his Word. Or rather, the Lord revealed in a brilliant way that only someone who is foolish heart can banish the concept of God in your life. And the interesting thing is that, as much for the man and affirm that He exists, it is clear that their existence is undeniable in the Universe. Perhaps the biggest trump card of "Atheist" is that it can not resolve such a concept, or could even could say, but their disappointments are absurd because he Lord of the Universe exists, and there be for all eternity. Thus, let us be aware that God does not need to prove anything to the man, and not worried if millions of people believe or stop believing in their existence. For He (God) exists even before the man, or rather, who is the man to tell the Creator and doubting its power?
However, the universe God has made himself known. And through his Word is revealed to man, Thus he respect the position of man, for instilled within him the power to say yes to what you believe, and not if it is not credible. Maybe you're wondering, and this is what many question today, why is it that there are millions of people worldwide who believe in anything but God. And when others are offended by a gesture of respect and love we say "God bless you" ... We soon realized that there is a negative reaction by some. That is, relativism is the spirit in a world that believes everything, ie, elves, witchcraft, false religion, but in knowing the Truth Eternal many exempt themselves and God. But for this stigma is banned from men's hearts, only through the knowledge of Christ in life, or better, for this is that He came to this world and revealed God (The Father), let's see what God said through John:
"In the beginning was the Word and the Word was with God and the Word was God. He was in the beginning with God. All things were made by Him and without Him nothing was made that was made "- John 1:1-3.
Consider that John presents the "Word (God) of Gr" Logos "which in turn means the word or expression, the Word who became incarnate preexisting among men. It's so much that John does not use an expression by assumption, and yes, with conviction and full assurance of faith "in him who always existed from the Beginning." Although they do not know when this "Principle", or know, because as I said would never attain the summit "Divine" because we are human. Or rather, in principle God has no beginning nor at the beginning will end, as He is presented by reference in this text that will never go away. So is The Alpha and Omega, or rather as He is the Alpha Principle of all, of all things, and as The Omega, He remains, after all, and all things. And the text tells us that by Him were all things created, or rather, all that did not exist into existence by the action of His Word (Gr. Logos) verb, the word. Or rather, He (God) said, spoke the word, and what there was came into existence. He (God) used the Greek verb "barah" or better, which means "create out of nothing" - however, what there was came into existence by the action, creative power of a God who is supremely Eternal.
Then after that you can believe in a humanistic theory, or better, that will not last with its materialist arguments? That is, in the beginning was God, and He created all things, and even the man who was never monkey, nor will be. Or rather, what the Lord remains, although we are aware that within the biological concept there are changes, but none will be made without the permission of Him who created all things, as in the case of small living things (animals), and never to human . It's so much that, from an assumption, the "Biology" materialistic science of using their powers to prove scientifically that all living things came by chance. However, only a skeptical mind is to believe in such concepts. Or we can never measure science as a primary form of what we believe in their reasoning, or rather that it supposedly came into existence by chance.
These concepts are partly or assumptions are imposed by skeptical minds and lacking a relatively orthodox concept of God. Thus, the concepts skeptical about God are true events that happen in the world for years, and in fact some think that his ideas on such absurdities are irreducible, and thus deny the existence of a Superior Mind, in this case (GOD). It's so much that even atheists can instill in the minds of millions of people that the "concept of a Creator God" is something of who has what to do. Or rather, trying to explain what it can never, ie, the position is so absurd that an atheist who would dare to want to prove something improbable? Or rather, for all atheists and their followers, if they want, God exists and if there be not, however, even the atheist can believe that practicing in the universe there is a superior mind, and such is the Creator God. Or rather, within this concept skeptical, there are some who say, as someone fighting something that you are not sure of its existence. Or rather, in other words only the atheist want or disprove the existence of God, it is clear that the "Concept of God" never left his mind skeptical.

I-A MANIFESTATION OF GOD'S INVISIBLE
Since the past that men always had the desire to worship a deity, so it is that we find something similar in Athens. But even before the Athenians, since there were other, or rather, from the beginning that when creating man, God instilled in your heart to worship him and give him worship. Thus, the man who is distorted relative concept of God, or rather, lost direction and should pay your worship and worship God truthfully. And over time, the man both go searching for their concept of worship, lost the true essence of the Divine worship God. Then there came other forms of worship, or rather, was implanted in the heart of man what we call "empty" or better, both living in search of God, he managed to lose the essence of worship.
Then came the "Religions and Philosophies," or rather, where we seek the true essence of worship to the Divine, however, with the so-called religious pluralism. And this meant that the man lost the true meaning of meeting the True and Living God. It is obvious that as ignorance that existed even then, man has always been in search of that "missing link" is that when Paul arrived in Athens found men exposed to various religious systems and philosophizing about what they themselves did not know. Or rather, how to talk or discuss something that is highly indisputable, or rather not talk about what we do not know. But Paul to see those men exposed there tries to instill the most credible concept in their hearts, or stating that they knew and even discussed all kinds of knowledge. But they did not know anything about True Knowledge, or better, or better, that they themselves were unaware.
In their minds religious, supposedly had the concept of many gods, but were unable to discern the "true God" because He does not dwell in the temple made with hands, and neither is he served by men. However, gives all the breath, life and leads them to believe that He (God) is One who dwells in a contrite heart and true - Acts 17.1-31.
Concluding this study, may have contributed to the elucidation of many, however, as nothing is said once and for all, yet they have much to discuss and write about the Greatest Mystery and undeniable God. A mighty God eternal and immutable, and that is always looking for those who are faithful and true, or better, some have descended to the grave without real hope, or one day see him face to face. Others however simplistic they are, I can keep the hope that can not wither, and they are more difficult facts of life are such that the Patriarch Job said, "Though He slay me, yet I will trust in Him ..." or rather, God is the one that was not caused or created, and can not be exhausted by human concepts. It is eternal, omniscient, omnipresent and omnipotent, perfect in his Works, True, Fair, Justifier, Infallible, Author of Life, Hope, Almighty, Alpha and Omega. HE IS GOD.

Reproduction of these writings without permission of the author, except small portions, and the acknowledgment of the source - Copyright Law 9.610/98 (Art. 184 of the Penal Code).

DEUS - A CAUSA NÃO CAUSADA

“Os céus manifestam as a Glória do Senhor, e o firmamento anuncia a Obra das suas Mãos”- Sal 19.1-12.
       Há na Bíblia a revelação de Deus, é tanto que ela começa dizendo: “No princípio criou Deus o céu e a terra, e a terra era sem forma e vazia, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas” – Gen 1.1-2.
        Esse principio é inatingível a compreensão humana, ou seja, não existe ser nesta terra que tenha o poder de determinar o conceito desse princípio. Porque o princípio está com Deus e por Ele, ou melhor, por mais sábio que o homem seja ele jamais terá respostas contundentes sobre o mistério da Eternidade.
       Tudo o que sabemos sobre Deus não existe outra fonte mais precisa do que a sua Infalível Palavra, ou seja, descrevê-Lo como Ele é, é ontologicamente impossível. Destarte, alguns se acham no direito de querer entulhar o conceito de Deus de forma humana e egoística. Ou melhor, com seus argumentos filosóficos e humanísticos, pensando os tais que irão exaurir a Deus.
       Alguns por serem néscios já decretaram a morte de Deus, ou melhor, tentando passar para o mundo que o conceito de um Deus “Eterno e Soberano” são coisas dos cristãos conservadores. E com isto, fazendo com que o povo acredite em suas falácias sobre a morte de Deus, ou melhor, se tal posição fosse verdadeira o que seria do homem que por mais frágeis que seja, diria, em quem depositar a fé e esperança.
      Diante disso sabemos que acima de nós Existe Um Ser Eterno e Auto-Existente, e Esse não é outro Se não o Senhor Deus, o Criador, Imutável, Perfeito, Soberano, Infinito, Sabedor de tudo, Pai das luzes, Varão de Guerra, Jeová Rafhar, Onisciente, Onipresente, e Onipotente, ou melhor, Aquele que sabe de tudo, e o fim antes do começo. É Ele quem sustenta o Planeta terráqueo pela ação soberana de sua força criativa, ou melhor, dentre os bilhões de galáxias que existem, Ele as conhecem e tem o poder de chamar as estrelas por seus nomes.
     Ora, sendo Deus Infinito, o finito sempre estar em demanda, ou melhor, o homem que é finito nunca poderá exaurir o Senhor. E tudo o que podemos saber a seu respeito é de forma humana, ou melhor, Ele próprio nos enviou a sua Palavra para que por meio da fé pudéssemos conhecê-LO. É óbvio que esse tipo de conhecimento é experimental, ou melhor, nunca será pleno, ou seja, um dia quem sabe teremos a oportunidade de conhecê-LO e Vê-LO face a face. Embora que, sendo Deus um “Mistério no Universo”, é tanto que alguns está há anos a procura de Deus, e outros querem provar que Ele não Existe. Mas, enquanto alguns andam pensando tais asneiras, a cada dia que passa Ele continua sendo o Que É e o Que há de Ser, é tanto que disse a Moisés : “EU SOU o QUE SOU” – Êx 3.14.
     A ignorância do homem sobre Deus não vem de ontem e nem de hoje, pois desde o princípio pelo fato de Deus Ser Infinito, e as Obras de sua Criação manifestar algo de suma grandeza, o homem que é limitado tende a desacreditar que acima dele há um Ser Superior a todas as coisas. Portanto, nasceu pelo pecado (rebeldia a Deus) a incredulidade sobre o Senhor de todas as coisas. É tanto que, o homem desacredita de sua própria origem, ou melhor, acreditando numa teoria criada por Darwin, e com isto achando que a sua origem veio de um primata. E que depois foi se evoluindo, e que chegou num ponto mais evoluído e que mais tarde atingiu a estrutura que hoje é homem.
   Ora, diante da tese de teoria da evolução, desde a sua criação por Darwin, a ciência materialista nunca provou que o homem realmente veio do macaco. Pois antes da teoria o que era macaco, continuou macaco, e o que nasceu homem continua homem até hoje. Ou melhor, a teoria da evolução é uma decepção para seus criadores e adeptos, ou melhor, aqueles que se acham que podem mudar o que Deus criou morrerão e nunca verão o contrário disso. Ou melhor, por mais sábio que o homem possa ser, a sua sabedoria é humana, e não pode ultrapassar aquilo que é metafísico. Portanto, não podemos como ser finitos querer saber além daquilo que está ao nosso alcance, pois em Deus tudo se resume pela força de sua Grandeza.
    E sobre o conhecimento de Deus, ou que podemos tê-Lo, mesmo assim, nossa estrutura é sumamente humana, e não podemos ultrapassar o que está além de nós. É tanto que o profeta Oséias disse: “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor” – Os 6.3.
   Destarte, queremos assim afirmar que há riquezas preciosas quando reportamos aos escritos de sua Palavra, ou melhor, lá estão escritos tudo o que queremos saber. Ou seja, não saberemos e nem desvendaremos um mistério que é sumamente ontológico a mente humana. E descrevê-LO é impossível. Ora, querer atingir o que é inatingível é coisa de quem não pensa bem, assim é o Deus que é Criador e sustentador do Universo.
    É bem verdade que, alguns já gastaram tintas e papeis tentado provar, ou melhor, que o Universo é um produto do acaso. E quanto a esta posição podemos pensar mais longe, e dizemos; e o acaso de onde surgiu? Ora, para os que são críveis, tudo é possível, ou melhor, a fé fala mais alto. Ou seja, acreditar e confiar nos mistérios do universo é verossímil a aquilo que Deus deixou registrado em sua Palavra.
    Entretanto, como teremos certeza desses fatos incontestáveis, é claro, por meio de sua Palavra. Ou melhor, o Senhor se revelou de forma brilhante que só alguém que é néscio de coração pode banir o conceito de Deus de sua vida. E o interessante é que, por mais que o homem viva e afirme que Ele não Existe, é claro que a sua Existência é inegável no Universo. Talvez a grande cartada do “Ateu” é que ele não consegue dirimir tal conceito, ou se pudesse até poderia digamos assim, mas suas decepções são absurdas porque dele o Senhor do Universo Existe e Existirá por toda a Eternidade. Destarte, fiquemos conscientes que Deus não precisa provar nada para o homem, e nem está preocupado se milhões de pessoas acreditem ou deixem de acreditar na sua Existência. Pois, Ele (Deus) Existe mesmo antes do homem, ou melhor, quem é o homem para dizer ao Criador ou duvidar do seu poder?
   No entanto, pelo Universo Deus se fez conhecido. E por meio de sua Palavra se revelou ao homem, destarte Ele respeito à posição do homem, pois incutiu dentro dele o poder de dizer sim ao que acredita, e não se não for crível. Talvez você esteja se perguntando, e é o que muitos questionam nos dias de hoje, por que será que há milhões de pessoas no mundo que acreditam em tudo, menos em Deus. E outras até se ofendem quando em gesto de respeito e amor dizemos: “Deus lhe abençoe”... Logo percebemos que há uma reação negativa por alguns. Ou seja, é o espírito relativista num mundo que acredita em tudo, ou seja, em duendes, bruxarias, religiões falsas, mas em conhecer a Verdade Eterna muitos se eximem quanto a Deus. Mas, para que esse estigma seja banido dos corações dos homens, só mediante o conhecimento de Cristo na vida, ou melhor, para isto é que Ele veio a este mundo e nos revelou Deus (O Pai), vejamos o que disse Deus por meio de João:
   “No princípio Era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem ele nada do que foi feito se fez” – Jo 1.1-3.
   Vejamos que João apresenta o “Verbo (Deus) do Gr. “Logos” que por sua vez significa a Palavra, ou Expressão, o Verbo que Preexistindo se encarnou entre os homens. É tanto que João não usa uma expressão por suposição, e sim, com convicção e inteira certeza de fé “Naquele que Sempre Existiu desde o Princípio”. Embora que, não sabemos quando desse “Princípio”, nem saberemos, pois como já disse que jamais atingiremos o ápice “Divino”, pois somos humanos. Ou melhor, no Princípio Deus não teve principio e nem no começo terá fim, pois Ele é apresentado neste texto por referência que nunca deixará de existir. Portanto, é O Alfa e Ômega, ou melhor, como Alfa Ele é o Princípio de tudo, de todas as coisas, e como O Ômega, Ele Permanece depois de tudo, e de todas as coisas. E ainda nos diz o texto que por Ele foram criadas todas as coisas, ou melhor, de tudo o que não existiam veio à existência pela ação de sua Palavra (Gr. Logos) verbo, a Palavra. Ou melhor, Ele (Deus) disse, falou a palavra, e aquilo que não existia veio à existência. Ele (Deus) usou o verbo do Grego “Barah”, ou melhor, que significa “Criar do nada”- no entanto, aquilo que não existia veio à existência pela ação, poder criador de um Deus que é Sumamente Eterno.
   Então, depois disso dá para se acreditar numa teoria humanística, ou melhor, que não perdura com seus argumentos materialistas? Ou seja, no princípio era Deus, e Ele criou todas as coisas, e inclusive o homem que nunca foi macaco, e nem o será. Ou melhor, aquilo que o Senhor permanece, embora que somos conscientes que dentro do conceito biológico há mudanças, mas nenhuma será feita sem a permissão Daquele que Criou todas as coisas, como no caso dos pequenos seres vivos (animais), e nunca ao humano. É tanto que, partindo de um pressuposto, a “Biologia” ciência materialista usando de suas atribuições cientifica provar que todos os seres vivos vieram do acaso. Ora, só uma mente cética é que acredita em tais conceitos. Ou não podemos jamais aferir a ciência como forma primária do que podemos acreditar em sua fundamentação, ou melhor, de que tudo supostamente veio a existência por acaso.
    Tais conceitos são em parte, ou são suposições impostas por mentes céticas e desprovidas de um conceito ortodoxo relativamente a Deus. Destarte, os conceitos céticos sobre Deus são fatos reais que acontecem há anos no mundo, e na verdade alguns acham que seus conceitos relativos a esses absurdos são irredutíveis, e com isto negam a Existência de uma Mente Superior, neste caso (DEUS). É tanto que, os ateus até conseguem incutir na mente de milhões de pessoas que o “Conceito de um Deus Criador” é coisa de quem não tem o que fazer. Ou melhor, com isto querendo explicar o que jamais poderão, ou seja, é tão absurda a posição ateísta que quem se atreveria a querer provar algo improvável? Ou melhor, para todos ateus e seus seguidores, se eles quiserem, Deus Existe e se não Existirá, todavia, até mesmo o ateu praticante consegue acreditar que no universo existe uma mente superior, e tal é O Deus Criador. Ou melhor, dentro desse conceito cético, há alguns que afirmam, como alguém combate algo que não tenha certeza de sua existência. Ou melhor, em outras palavras só o ateu querer ou provar a não existência de Deus, é claro que o “Conceito de Deus” nunca saiu de sua mente cética.
I- A MANIFESTAÇÃO DO DEUS INVISÍVEL
   Desde o passado que homens sempre tiveram o desejo de adorar a uma divindade, é tanto isto que, em Atenas encontramos algo semelhante. Mas, antes mesmo dos atenienses, já existiram outros, ou melhor, desde o começo que ao Criar o homem, Deus incutiu no seu coração  o desejo de lhe adorar e prestar lhe culto. Destarte, o homem é quem se desvirtuou do conceito relativo a Deus, ou melhor, perdeu a direção de como deveria prestar o seu culto e adorar a Deus de forma verdadeira. E com o decurso do tempo, o homem de tanto ir a busca de seu conceito de adoração, perdeu a essência verdadeira da adoração ao Divino Deus. Então daí surgiram outras formas de adorações, ou melhor, se implantou no coração do homem o que chamamos de “Vazio”, ou melhor, de tanto viver em busca de Deus, ele conseguiu perde a essência da adoração.
   Então, surgiram as “Religiões e Filosofias”, ou melhor, onde se buscou a verdadeira essência de adoração ao Divino, porém, com o chamado pluralismo religioso. E isto fez com que o homem perdesse o verdadeiro sentido de ir ao encontro do Deus Vivo e Verdadeiro. É óbvio que por mais ignorância que existisse, mesmo assim, o homem sempre esteve em busca desse “Elo Perdido”, é o que Paulo quando chegou em Atenas encontrou diversos homens expostos a sistemas religiosos e filosofando a respeito daquilo que eles mesmos não conheciam. Ou melhor, como se falar ou discutir de algo que sumamente é indiscutível, ou melhor, não podemos falar daquilo que não conhecemos. Mas, Paulo ao ver aqueles homens expostos ali tenta incutir o maior conceito crível em seus corações, ou seja, afirmando que eles conheciam e até mesmo discutiam todo tipo de conhecimento. Mas, não conheciam nada sobre o Verdadeiro Conhecimento, ou melhor, ou melhor, aquele que eles próprios desconheciam.
  Em suas mentes religiosas, supostamente tinham o conceito de diversos deuses, mas eram incapazes de discernir o “Verdadeiro Deus”, pois Ele não habita em templo feito por mãos humanas, e nem tampouco é servido pelo homem. Porém, dá a todos a respiração, a vida e leva-os a acreditar que Ele (Deus) é o Único que habita num coração contrito e verdadeiro – At 17.1-31.
   Finalizando este estudo, talvez tenha contribuído para o esclarecimento de muitos, porém, como nada é dito de uma vez por toda, ainda assim, temos muito a que discutir e escrever sobre o Maior e Inegável Mistério, Deus. Um Deus que Sumamente Eterno e Imutável, e que sempre está à procura daqueles que são fieis e verdadeiros, ou melhor, alguns já desceram a sepultura sem a verdadeira esperança, ou seja, de um dia Vê-LO Face a Face. Outros por mais simplistas que sejam, guardam consigo a esperança que não pode murchar, e por mais que sejam difíceis os fatos da vida, estão como o Patriarca Jó que disse: “Ainda que Ele me mate, todavia, Nele Confiarei...”, ou melhor, Deus é Aquele que não foi causado, ou criado, e nem pode ser exaurido pelos conceitos humanos. É Eterno, Onisciente, Onipresente, e Onipotente, Perfeito em suas Obras, Verdadeiro, Justo, Justificador, Infalível, Autor da Vida, Esperança, Todo-Poderoso, Alfa e Ômega. ELE É DEUS.
É proibida a reprodução desses escritos sem a devida autorização do autor, salvo pequenos trechos, e com a citação da fonte – Direitos autorais Lei 9.610/98 (Art. 184 do Código Penal).