Texto: Jr.3.15
Introdução. Durante esses quase trinta anos que servimos ao Senhor, somos felizes por saber que, neste período de tempo Cristo tem nos concedido dias felizes. E também, tem nos feito saber que a sua Obra não para, mas mesmo assim ainda há muitas coisas a serem feitas antes que Ele venha buscar a sua noiva (Igreja).
Ainda escrevendo sobre o tema supracitado por mim, quero aqui expressar algo sobre o ministério “Constituído por Deus aos homens que ele escolheu de forma particular”. Nestes anos de ministério, o Senhor me fez saber que somente Ele é quem Chama e Vocaciona aqueles que Ele quis...
I- O QUE É O MINISTÉRIO?
Olhando na óptica humana é fácil se compreender o seu significado, ou seja, é um grupo de homens que de forma sociável se comunicam e trocam informações em prol de algum objetivo. Mas, o ministério cristão, é além daquilo que pensamos, pois dessa forma a sua instituição fora criada por Deus. Daí por que a sua existência não terá fim, ou melhor, nada destruirá a sua força, seus objetivos, pois tem em si os fundamentos de Cristo – Mt 16.18-19.
Dessa forma, também podemos explicar-lhes o que não é ministério, pois desde os primórdios vemos que somente Deus é quem escolhe e estabelece homens com dons e habilidades para estarem à frente de seu povo – Êx. 3.1-15. Ou melhor, antes mesmo que o ministério se exteriorize há dentro de cada homem chamado “O ministério de Deus”, ou melhor, independentemente que alguém o reconheça, pois isto é uma peculiaridade do Senhor – Ef 4.11-13. E sendo de Deus ao homem, dessa forma, é algo que jamais alguém poderá conter, ou seja, as verdades estão explicitas a aqueles que sentem em seus corações a chama ardendo dentro de cada um.
II-O QUE NÃO É MINISTÉRIO?
“E subindo ao monte, e chamou para Si os que Ele quis; e vieram a Ele (Cristo) – E Ele mesmo (Cristo) deu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e doutores” – Mc. 3.13; Ef 4.11.
Digo que, quando o Senhor Jesus Instituiu a sua Igreja, sabia Ele que sem o ministério ela não teria seus ideais concretizados. Portanto, chamou homens, ou seja, numa particularidade sem qualquer questionamento. E daí escolheu aqueles que dariam prosseguimento a sua Obra na terra, ou melhor, cuidando de sua Igreja. Sendo assim, Ele (Cristo) escolhe homens somente aptos a receberem toda instrução de sua parte para então ser o que realmente a Bíblia nos afirma.
Dentro de uma contextualização, hoje é muito diferente daqueles dias quando o Senhor Jesus chamou os seus discípulos a serem vocacionados e ordenados apóstolos. O ministério de Deus dado aos homens, não se resume num sistema humano, ou melhor, onde quem pode fazer parte dele é um grupo de privilegiados. Infelizmente, hoje em dia virou modo todo mundo ser “chamados de pastores”, mas será que realmente o são? Em minha vida tive o privilégio ainda sendo cooperador na Obra de Cristo no setor da Lapa, ter o saudoso Pastor Valdir Nunes Bícego como um dos mestres que já ouvir e aprendi muito sobre o ministério. Dizia ele: “que há obreiros chamados, ou seja, aqueles que Cristo chamou-os, e os que são chamados obreiros, ou seja, se intitulam, ou são apadrinhados...” Neste aspecto, pude compreender durante esses longos anos que realmente o pastor Valdir de saudosa memória tinha a razão.
Os chamados por Deus, eles não se deterioram com os problemas que os cercam, mas procuram ser fiéis ao chamado do Senhor em sua vida, ou seja, fazem o que Paulo Disse: “irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim. Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” – Fip. 3.13-14.
Na verdade, hoje em dia as coisas estão mudando, pois estão separando pessoas ao ministério sem que elas tenham em sua vida a vocação e o chamado de Deus. Ou seja, o homem separa, mas Deus não aprova, todavia, somente os que Ele (Cristo) escolhe e vocaciona é que estão aptos a exercerem o ministério cristão – Mc. 3.13.
Certa feita um determinado obreiro me falou que outro obreiro lhe falou que nunca sentiu a chamada ou mesmo a vocação, pois fora separado para o ministério pela amizade. É lamentável a gente saber de tal informação, pois somente os que Deus chama e vocaciona é que estão aptos a compreenderem suas devidas responsabilidades. Digo que, o ministério é pra todos, mas nem todos são para o ministério de Deus, pois é Ele (Deus) quem escolhe e separa os que são chamados a exercerem o ministério constituído pelo Senhor da seara.
É proibida a reprodução desses escritos sem a devida autorização do autor, salvo pequenos trechos, e com a citação da fonte – Direitos autorais Lei 9.610/98 (Art. 184 do Código Penal).